fbpx

CORONAVIRUS: Qual é mais eficaz: álcool gel ou álcool líquido?

A maneira mais eficaz de combater o Coronavírus todos já sabem: lavar as mãos com água e sabão. Entretanto, o uso do álcool para se proteger é muito comum. Afinal, você sabe como usar o produto para evitar a contaminação por Coronavírus?

 

O álcool tem uma ação antimicrobiana, ou seja, sua composição pode matar bactérias e vírus presentes em superfícies, mas o álcool puro não é vendido. O que pode ser comprado é uma mistura de álcool, água e outras substâncias.

Os produtos mais comuns são os que contêm álcool etílico, porém, o álcool isopropílico também pode ser encontrado. Ambas as formulações têm a mesma finalidade e são eficazes, entretanto, os produtos contendo isopropílico são mais caros do que os outros.

Ao comprar a mercadoria contendo álcool, é importante ficar atento à quantidade de álcool na composição. Segundo o professor da Faculdade de Farmácia da UFMG, Márcio de Matos Coelho, o item com a porcentagem entre 60% e 70% é o mais indicado no combate ao coronavírus. Uma quantidade menor pode não ser efetiva e maior pode causar irritações na pele. “É importante que uma parte da mistura seja composta de água para que a seja facilitada a entrada do álcool nos microorganismos e a desnaturação de suas proteínas e para que a volatilização (evaporação) seja menos rápida”, afirma o professor.

As essências colocadas nos álcoois não mudam a eficácia do produto. Esses itens são, geralmente, mais caros e podem causar irritações em algumas pessoas. Além disso, os aromas não são necessários, já que o álcool não deixa cheiros desagradáveis por causa da rápida evaporação.

Apesar da ação antimicrobiana, o álcool tem efeito imediato, uma vez que ele evapora rapidamente. “Deve ser enfatizado que a melhor maneira de se proteger é lavar as mãos com água e sabão com frequência, sendo que o álcool gel ou o álcool líquido só devem representar uma opção quando água e sabão não estiverem disponíveis”, conclui farmacêutico.

É melhor usar álcool em gel ou líquido?

Segundo o professor da Faculdades de Farmácia da UFMG, não há diferença na eficácia das duas fórmulas. “O álcool em gel é mais adequado para aplicação sobre o corpo, pois apresenta uma textura mais agradável e sua aceitação pelos usuários é maior. O álcool líquido escorre mais facilmente e, na teoria, poderia induzir menor efeito antimicrobiano”, afirma o professor. O farmacêutico completa que os produtos em líquido são mais indicados para a limpeza de superfícies, já que são mais baratos que o em gel.

Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br . CONTATO:comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata ou (31) 3848-3127 – Timóteo – Vale do Aço. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA COMERCIAL:

comercial@segvidamg.com.br

WhatsApp: (31) 98473-4605.

☎ TEL; (31) 3817-4149 – BRAZIL.

 

#SEGVIDA #VIDA #SEGURANÇA #SSO #SST #Coronavirus #SAUDE #ISTS #AIDS #PREVENÇÃO #PREVINA-SE #CUIDADO #COVID19 #RH #PESSOAS #Distanciamentosocial #juntossomosmaisfortes