Com a temporada de diversão no período do carnaval, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta os foliões para os perigos com o consumo de álcool e drogas, segurança e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
PREVENÇÃO DAS ISTS
Período propício também às paqueras, no carnaval é preciso ficar atento à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). De acordo com a enfermeira Marileide Mendes, do Caps AD Estadual, as ISTs são evitadas, na maioria dos casos, com o uso do preservativo e cuidados com a higienização.
“Relação sexual precisa ser feita com segurança, com uso de preservativo. Visualmente não tem como saber o que a outra pessoa tem. Muitas doenças não apresentam sintomas aparentes, então é preciso ter a proteção da camisinha. Se você for para o carnaval com a intenção de fazer sexo, leve sua camisinha ou receba em algum posto de distribuição. Isso vale para homens e mulheres”, frisa a enfermeira.
COMBATE AO ASSÉDIO
A técnica da Secretaria de Estado da Mulher, Érica Araújo, destacou a campanha do Governo do Estado de combate ao assédio sexual que tem como tema “Não tô a fim. Sem permissão, não toque em mim”. Ela lembrou que as rodinhas para beijar as mulheres forçadamente e puxões de cabelo são assédios graves. “Qualquer ato em que a mulher não consente é assédio. Só quem tem permissão para tocá-la é quem ela permitir. A mulher é dona do seu próprio corpo”.
A juíza Lucia Helena Heluy ressaltou que os homens, em especial, precisam estar atentos ao comportamento em relação às mulheres. “O fato de a mulher estar no carnaval desacompanhada, com roupa curta, não implica dizer de ela está disponível, que é permitido pegar nela. Mas no momento que ela disser não é não. Se o homem avançar, pode haver caracterização de crime ou contravenção penal”.
SEGURANÇA
O delegado Joviano Furtado disse que disse que a população deve adotar algumas medidas para poder brincar no carnaval em segurança. “Ideal é evitar levar valores grandes, cordões de ouro, relógios. Se for levar algum documento, que seja uma cópia e manter a carteira no bolso da frente”, orienta. Ele indica, também, andar em grupos maiores e evitar transitar em ruas desertas.
Quem for para os pontos de folia com veículo próprio, não estacionar em ruas desertas e escuras, tampouco deixar objetos de valor no interior do veículo. “Existe uma nova prática que é o bloqueador das travas. Ao sair do caso, se certifique que o carro realmente travou as portas”, orienta Joviano Furtado.
SAÚDE E SEGURANÇA NO CARNAVAL
– Não abuse das bebidas alcoólicas
– Não use drogas ilícitas
– Se beber, não dirija
– Beba bastante água e alimente-se bem
– Use camisinha
– Não se automedique
– Respeite as mulheres e só faça o que ela permitir
– Só leve para a folia valores que irá usar
– Não use joias, relógios ou objetos de valor
– Evite passar por ruas desertas
– Ande sempre em grupos maiores
– Leve uma cópia plastificada de um documento de identificação
– Não deixe objetos de valor dentro de veículos
– Certifique-se que as travas do veículo foram acionadas
Conheça mais esta SOLUÇÃO EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br . CONTATO: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata ou (31) 3848-3127 – Timóteo – Vale do Aço.
ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.
#SEGVIDA #VIDA #SEGURANÇA #SSO #SST #CARNAVAL #SAUDE #ISTS #AIDS #PREVENÇÃO #PREVINA-SE #CUIDADO #SEBEBERNAODIRIJA #DIGONAOAOASSEDIO
Fonte: https://www.minhavida.com.br