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CULTURA ORGANIZACIONAL: O QUE É E COMO CRIAR A SUA! • Segvida

CULTURA ORGANIZACIONAL: O QUE É E COMO CRIAR A SUA!

CULTURA ORGANIZACIONAL: O QUE É?

Em sua essência, a cultura organizacional é composta por pessoas. Ela é o resultado de comportamentos e interações dessas pessoas (colaboradores) em um ambiente (a empresa) e, da relação/reflexo desse ambiente para com as pessoas.

Na prática, a cultura organizacional não é certa, nem errada, ela representa a organização de forma singular e por isso, deve ser respeitada como tal. Não existe bom ou ruim. Há casos em que a empresa percebe que sua cultura não é forte quando há um crescimento exponencial, em que as entregas, lucros e resultados se sobrepõem à cultura organizacional, ou seja, ela não é forte suficiente para acompanhar a velocidade desse crescimento e acaba se perdendo. Neste sentido, certamente, quanto maior a empresa, maiores são os desafios de construir e manter uma cultura forte.

Intrinsecamente, é a cultura organizacional que define a missão e faz surgir os objetivos da empresa. Podemos dizer, portanto, que ela é a principal fonte para o propósito da empresa. Hoje, você acredita que seus colaboradores, líderes e direção sabem, claramente, qual é o propósito da sua corporação? As ações e decisões da empresa, junto às equipes — em todos os níveis —, condizem com a cultura da sua corporação?

CULTURA ORGANIZACIONAL: COMO CRIAR E IMPLANTAR A SUA?

Não existe uma receita de bolo para criar e implantar uma cultura organizacional, contudo, há práticas que deram certo e que trazem resultados positivos à corporação. Mas, lembre-se: cada empresa é única e sua cultura organizacional também deve ser e, para ser forte, deve estar alinhada com os valores e ações de toda a empresa.

Confira os passos para criar e implantar a sua cultura organizacional:

  • Avalie o que a empresa utiliza hoje

Para iniciar, é preciso identificar se a empresa já adota algum modus operandi (modo pelo qual a empresa desenvolve ou opera suas atividades). Se houver, esses hábitos, diretrizes e processos devem ser integrados à cultura organizacional.

Normalmente, eles são estabelecidos sem uma definição prévia, isto é, mesmo sem perceber, a empresa os utiliza para manter um padrão interno. É comum também que este modus operandi tenha se instaurado a partir da mentalidade dos fundadores e lideranças, afinal, eles têm papel central nesta construção.

  • Defina os seus norteadores estratégicos

O segundo passo é definir ou rever os pilares da constituição da empresa, os norteadores estratégicos: missão, visão e valores. Eles devem compor a cultura organizacional e servir como um guia para os próximos passos.

Estes norteadores precisam estar integrados, seguindo o propósito da empresa a fim de envolver e engajar os colaboradores que nela trabalham. Para definir seus norteadores estratégicos, considere:

  • Missão: a razão pela qual a empresa existe; seu papel no mercado;
  • Visão: onde a empresa se enxerga no futuro; qual seu destino;
  • Valores: são os valores que guiam a empresa e servem como mantra.

 

                     Quais são seus diferenciais de negócio?

O terceiro passo é identificar o que faz sua empresa diferente perante os concorrentes, tanto interna quanto externamente. Afinal, sua cultura organizacional deve seguir os objetivos do mercado.

Cada ponto levantado, representa a individualidade e singularidade da sua empresa que, como já mencionamos, a torna única. São esses pontos que agregarão valor no dia a dia da corporação, maximizando as vantagens competitivas do seu negócio.

                         Dissemine a cultura organizacional pela empresa

Agora que você já tem a estrutura da sua cultura organizacional, é hora de colocar em prática. Com tudo isso disposto em um documento oficial, dissemine a cultura pela empresa, em todos os níveis. Esta etapa é fundamental para o fortalecimento e continuidade do trabalho realizado.

Não esqueça de destacar todas as regras expressas e implícitas, sempre que possível. Para que sejam lembradas, elas precisam ser vistas, até que se incorporem ao dia a dia da corporação. Caso seja pertinente, utilize recompensas e advertências.

                 Contrate pessoas que compartilhem da sua cultura

A cultura faz parte da crença coletiva e, no processo de recrutamento e seleção, é essencial que o nível de compatibilidade do profissional com os valores da empresa seja o mais próximo possível. Para isso, muitas corporações utilizam ferramentas como o fit cultural — capacidade de alguém se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos que compõem a organização — para entrevistas.

Outro ponto importante no recrutamento e seleção é identificar e avaliar se as competências comportamentais (soft skills) também se enquadram nas esperadas pela organização. Esta é uma forma de fazer uma contratação seguindo a cultura organizacional, afinal, o profissional que irá compor o quadro irá compartilhar e disseminar essa cultura.

Para isso, o recrutador pode fazer perguntas como:

  • Para você, como seria um ambiente de trabalho ideal?
  • Quais são os valores mais importantes na sua vida?
  • Por que você gostaria de trabalhar nesta empresa?
  • O que você entende como cultura organizacional e por que ela deve ser praticada?

Lembre-se: faça um processo aplicando traços da cultura organizacional. Realize onboardings que permeiem o clima organizacional e enfatize a importância de cada detalhe, afinal, tudo foi pensado para isso. Assim, o novo profissional terá uma visão mais clara dos próximos passos na empresa e trará resultados mais rapidamente.

  • Tenha promotores da cultura

A melhor forma de manter uma cultura organizacional forte é disseminá-la e mantê la presente, diariamente. Para isso, tenha sempre promotores da cultura, podendo se líderes ou colaboradores (aqueles profissionais que influenciam os demais, positivamente). Eles serão capazes de promover os valores e as crenças a fim de que sirva de exemplo para os demais.

Por fim, lembre-se de esse processo de construção e implantação da cultura organizacional não é simples e fácil, mas certamente é recompensadora.

 

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