fbpx

“Desvendando o Triângulo do eSocial: Três Laudos Essenciais que Transformam a Gestão da sua Empresa!”

Os três laudos mais importantes na área de Saúde e Segurança do Trabalho — LTI, LTP e LTCAT — são cruciais para a conformidade das empresas com o eSocial. Neste artigo, Paulo Leal explica como cada laudo tem uma função específica: insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial. No entanto, a elaboração desses laudos exige harmonia com o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), assegurando que as avaliações ambientais atendam tanto à legislação trabalhista quanto à previdenciária. Acompanhe o artigo completo abaixo.

.

Três Laudos e o Triângulo de uma Relação com o eSocial

Os 3 Laudos possuem relações com o eSocial, mas onde tal situação nos leva e essa conexão.

O que se tem em comum entre eles?

São 3 Laudos bem conhecidos e extremamente necessários.

São eles: LTI – Laudo Técnico de Insalubridade; LTP – Laudo Técnico de Periculosidade e LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

.

Entendi, mas o que eles tem em comum?

Estes Laudos são elaborados com base nas informações do PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos – NR 1 e cada laudo transcreve uma conclusão específica, ou seja, LTI – Insalubridade; LTP – Periculosidade e LTCAT – Aposentadoria Especial.

.

Aproveitando, responda, seus laudos possuem esta harmonia com o PGR?

Vejamos outro ponto de grande interesse, as avaliações ambientais realizadas para o Laudo Técnico de Insalubridade e para o LTCAT atendem as condições especificadas pelas legislações Trabalhista e Previdenciária, respectivamente?

.

Como você trata cada Laudo de acordo com as ações que o PGR realiza em relação a um agente ocupacional?

Uma empresa acrescentou um novo Cargo, como fica o seu Laudo de Insalubridade, Laudo de Periculosidade e o LTCAT?

.

Uma empresa alterou todos os Cargos, mas as atividades e riscos continuam as mesmas, como fica o seu Laudo de Insalubridade, Laudo de Periculosidade e o LTCAT?

Não podemos esquecer do Laudo Periculosidade, onde as algumas condições do ambiente de trabalho podem sofrer alterações, o que implica consequentemente em uma revisão deste Laudo.

.

E o eSocial, onde entra nisso tudo?

Você sabe a relação da Tabela e Tabela 3 do eSocial referente a esses 3 Laudos?

  • TABELA 02 – Financiamento da Aposentadoria Especial e Redução do Tempo de Contribuição
  • TABELA 03 – Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento

Agora já fica mais fácil o entendimento?

O evento de Folha  S-1200 – Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social trás em sua estrutura exatamente a exigência de informação referente ao trabalhador quanto a essas informações que são advindas desses 3 Laudos.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Assessorar tecnicamente as Organizações no processo de Gerenciamento do ESOCIAL, que contribuirá de forma relevante com o processo de Gerenciamento em SST das Empresas! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, como sistematiza os processos de SST! CONTE COM A SEGVIDA PARA A GESTÃO DE SST EM SUA EMPRESA: (31) 98979-6148.

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98979-6146

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #eSocial #eventos #S2220 #laudos

.

Fonte: https://www.rsdata.com.br/a-conexao-entre-laudos-e-o-esocial/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site RS DATA cabendo a estes os direitos autorais.