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DIA MUNDIAL DA QUALIDADE – SEGVIDA – QUALIDADE, TECNOLOGIA E CONFIANÇA!

Desde 1990, é comemorado o Dia Mundial da Qualidade, toda segunda quinta feira de
novembro. Esta data foi instituída pela ONU, e hoje é promovida pelo Chartered Quality
Institute – CQI, com o objetivo de destacar a importância da qualidade para o resultado das
organizações, assim como na produtividade e na competitividade organizacional.

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Nesta data, as organizações realizam ações voltadas para a Gestão da Qualidade,
destacando a importância das práticas e incentivando a participação coletiva, assim como a
conscientização de que as pessoas são parte integrante do processo de qualidade e
mudança organizacional.

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No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT dispõe de uma série de
normas voltadas para a implantação e práticas da Qualidade. A própria norma ISO 9001
explica o que é a ABNT, as normas ISO e os conceitos de sistemas e gestão da Qualidade.

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A ISO 9000 é uma normal de caráter informativo, e segundo ela, a ABNT representa o Fórum
Nacional de Normalização, e as normas brasileiras estabelecidas por ela servem de
parâmetro para a padronização dos processos internos. São muitas as normas vigentes no
Brasil, mas as principais voltadas para a Qualidade são as normas ISO 9000, ISO 9001, ISO
9004 e ISO 19011. Vamos conhecer um pouco destas normas?

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A própria norma ISO 9000, traz esses conceitos de qualidade e os conteúdos das outras
normas. A ISO 9000 é a norma que descreve os fundamentos de sistemas de gestão e
descreve os principais conceitos e princípios da qualidade.

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Segundo esta norma, os princípios que regem, basicamente, a gestão da Qualidade são o
foco no cliente, liderança, o envolvimento de pessoas, abordagem de processos, abordagem
sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisão e
benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

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A norma ISO 9001 é a norma que especifica os requisitos necessários para a implantação de um
Sistema de Gestão de Qualidade, e esta norma reforça que a organização precisa demonstrar, através dos seus processos, que possui capacidade para entregar o melhor produto ou serviço,
satisfazendo assim a necessidade do cliente.

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Ora, é possível perceber a correlação entre a qualidade e a satisfação do cliente, e que as duas
normas acima estão diretamente ligadas uma à outra, onde uma demonstra os conceitos
básicos e a outra demonstra quais os princípios que irão guiar todo o processo de mudança na
qualidade.

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Aqui é importante lembrar que nem sempre a Gestão da Qualidade foi assim. Antes de Juran, a
qualidade não era relacionada ao cliente, e sim ao retrabalho e aos custos de produção.
Entretanto, com o passar do tempo, foi necessário mudar esta visão para uma visão mais
estratégica, voltando o foco para o cliente.

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A norma ISO 9004 traz as diretrizes para que a empresa estabeleça parâmetros de eficiência e
eficácia no Sistema de Gestão da Qualidade, e tem como principal objetivo melhorar o
desempenho da organização, a satisfação dos clientes e dos stakeholders.

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Aqui é possível perceber que para que a organização tenha qualidade e ofereça isso ao cliente, é necessário que todas as partes do processo participem, não somente a parte interna e os
trabalhadores, mas também os interessados, como os fornecedores. É importante para a Gestão
da Qualidade que todos compreendam como são fundamentais em toda a cadeia produtiva, e
que cada um deles é responsável também pela qualidade entregue e para o valor percebido pelo
cliente.

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A norma ISO 19001 fornece diretrizes sobre auditoria de sistemas de gestão de qualidade e
ambientais. Juntas, todas estas normas que foram citadas formam um conjunto de normas
sobre a Gestão da Qualidade, aplicadas no comércio nacional e internacional.

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Qual a importância deste dia para a Gestão da Qualidade?

O Dia Mundial da Qualidade é muito importante porque fortalece a visão e a importância das
práticas da Gestão da Qualidade aplicadas na organização. Este dia proporciona diversas
reflexões sobre os processos de mudança, gestão, qualidade e de como tudo isso é importante
não somente para o sucesso e sobrevivência da empresa, visando meramente o lucro.

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Aqui é possível demonstrar também que todo o processo leva tempo, e que só é alcançado com
a participação coletiva. Muitas empresas desenvolvem comemorações e ações coletivas, mas
não deixam claro para todos o porquê realmente são importantes e como cada ação impacta no
resultado, que é a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos. Este momento
também é importante para estimular a comunicação entre os níveis hierárquicos, assim como
proporcional o estreitamento das relações, visando sempre a melhoria contínua e a
competitividade organizacional

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O que fazer no Dia Mundial da Qualidade?

Já que o Dia Mundial da Qualidade tem um significado tão marcante para a Gestão da
Qualidade, quais as nossas sugestões para promover e fortalecer esta data comemorativa?

É possível executar as seguintes ações:

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Promover o aprendizado interno e fortalece a visão sobre a importância da Gestão da
Qualidade para todos, não somente para a empresa. Neste ponto, é importante que todos
se sintam parte do processo, não como obrigação, mas como parte importante para a
empresa;

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Realizar cursos e workshops com metodologias ativas, fazendo com que todos participem
e se sintam motivados a fazer o melhor e colaborar com as ações de qualidade. Aqui, é
possível realizar também oficinas utilizando métodos participativos como o brainstorming
e o Canva, estimulando os colaboradores e os stakeholders a participarem no processo de
melhoria, através de suas visões sobre a Gestão da Qualidade.

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Realizar palestras que mostrem o avanço da Gestão da Qualidade, fazendo um
comparativo de como era e como está atualmente, demonstrando a real importância das
ações de qualidade na prática;

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Realizar ações ativas, como prêmios e bonificações para as melhores contribuições para um
novo sistema de qualidade, por exemplo.

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Resumindo, o Dia Mundial da Qualidade possibilita diversas visões e ações sobre os métodos de
Gestão da Qualidade, além de possibilitar uma nova visão sobre a importância da qualidade para
a empresa como um todo, tanto para a alta cúpula, quanto para os clientes internos, externos,
stakeholders e todos aqueles que compõem a organização, em maior ou menor grau.

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Fonte: https://8quali.com.br/dia-mundial-da-qualidade/