A epilepsia é uma doença cerebral crônica e é importante compreender que a doença é causada por diversas etiologias, sendo caracterizada por episódios de crises epiléticas, com diversas consequências, alterando funções cognitiva, neurobiológica, psíquicas e sociais e a qualidade de vida. Sua prevalência é em torno de 0,5% a 1,0% da população. No entanto, não são todos os pacientes que vivenciam a doença de modo refratário, ou seja, sem remissão por causa dos diversos tratamentos existentes.
.
Podem ser geneticamente determinadas, sendo idiopáticas, ou seja, sem lesão estrutural ou sintomática com lesão estrutural, ainda pode ser criptogênica, quando há sintomas, mas não há lesão estrutural ao exame de imagem. As alterações de consciência são um problema e acontecem geralmente junto a crise de ausência, crises tônicas-musculares, entre outros sintomas.
.
Quando um paciente tem uma crise de epilepsia, é normal desmaiar e ter convulsões, que são contrações violentas e involuntárias dos músculos, o que pode levar o indivíduo a ficar se debatendo e salivando e mordendo a língua e, geralmente, as crises duram, em média, entre 2 a 3 minutos, sendo necessário:
.
⦁ Colocar a vítima de lado com a cabeça para baixo, que é conhecida por posição lateral de segurança, como mostra a imagem 1, para respirar melhor e evitar se engasgar com a saliva ou vômito;
⦁ Colocar um apoio em baixo da cabeça, como um travesseiro ou casaco dobrado, para prevenir que o indivíduo bata a cabeça no chão e cause algum traumatismo;
⦁ Desapertar roupas muito apertadas, como cintos, gravatas ou camisas, como mostra a figura 2;
⦁ Não segurar os braços ou pernas, para evitar roturas musculares ou fraturas nem se machucar devido aos movimentos descontrolados;
⦁ Retirar objetos que estejam próximos e possam cair em cima do paciente;
⦁ Não colocar as mãos nem qualquer objeto na boca do paciente, pois pode morder os dedos ou se engasgar;
⦁ Não dar de beber nem comer pois o indivíduo pode asfixiar;
⦁ Contar o tempo que dura a crise de epilepsia.
.
Além disso, quando ocorre uma crise de epilepsia é importante ligar para o 192, para ser levado ao hospital, principalmente caso dure mais do que 5 minutos ou se repita.
.
De forma geral, um epilético que já conhece a sua doença possui um cartão informando a sua condição com dados sobre o medicamento que toma habitualmente, como Diazepam, o telefone do médico ou familiar que deve ser chamado e até mesmo o que fazer em caso de crise convulsiva. Saiba mais em: Primeiros socorros para convulsão.
.
Após uma crise de epilepsia é normal que a pessoa permaneça 10 a 20 minutos num estado de apatia, permanecendo arada, com olhar vazio e com aspeto cansado, como se estivesse dormindo.
.
Além disso, nem sempre o indivíduo tem consciência do que aconteceu, por isso, é importante dispersar as pessoas para permitir a circulação de ar e a recuperação do epilético seja mais rápida e sem constrangimentos.
.
Como evitar uma crise de epilepsia
Para evitar o surgimento de crises epiléticas deve-se evitar algumas situações que podem favorecem o seu aparecimento, como por exemplo:
.
⦁ Mudanças súbitas de intensidade luminosa, como luzes piscando;
⦁ Ficar muitas horas sem dormir ou descansar;
⦁ Consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
⦁ Febre alta por longos períodos;
⦁ Ansiedade excessiva;
⦁ Cansaço excessivo;
⦁ Consumo de drogas ilícitas;
⦁ Hipoglicemia ou hiperglicemia;
⦁ Tomar somente os medicamentos receitados pelo médico.
⦁ Durante uma crise epilética o paciente perde a consciência, apresenta espasmos musculares que sacodem o corpo ou pode simplesmente tornar-se confuso e desatento. Conheça mais sintomas em: Sintomas de epilepsia.
.
A @SEGVIDAMG, unida a sua parceira em saúde a @faculdadedinamica, traz este importante tema para reflexão e assim gerar uma oportunidade pela educação de transformar comportamentos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Dissemine este vídeo e campanhas educativas sobre o tema, presente no LINKEDIN SEGVIDAMG e gere assim uma melhora na saúde ocupacional de suas equipes, com o alinhamento de processos e acolhendo os colaboradores com maior assertividade, gerando o conforto necessário do cuidado a vida, tão importante neste momento de #pandemia!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
SEGVIDA #epilepsia #saude #prevenção #primeirossocorros #vida #SST #SSO #trabalho #qualidadedevida #saudeocupacional
.
Fonte: https://www.tuasaude.com/o-que-fazer-na-crise-de-epilepsia/