fbpx

27 DE JULHO – DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

27 de julho: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho.

Era um período de fragilidade no tocante à segurança dos trabalhadores no Brasil. O número de acidentes de trabalho era tamanho que começaram a surgir pressões exigindo políticas de prevenção, inclusive com ameaças do Banco Mundial de retirar empréstimos do país caso o quadro continuasse.

Hoje, 45 anos depois, não se pode pensar uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônimo de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infraestrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.

A segurança no ambiente de trabalho é essencial todos os dias, tomando as medidas corretas, você evita situações de risco para a sua vida.

 Conheça algumas dicas de segurança para se prevenir:

 

o    Mantenha sempre a atenção e evite se distrair durante suas atividades;

o    Sempre respeite e cumpra os regulamentos internos e as orientações para operar máquinas e equipamentos;

o    Adquira o hábito de trabalhar sempre usando os seus EPI (equipamentos de proteção individuais);

o    Siga a recomendação de não realizar uso de acessórios e adornos em suas atividades.

 

Principais ocorrências de acidentes de trabalho:

 

o    Fratura no nível do punho e da mão;

o    Fratura do antebraço;

o    Fratura do ombro e do braço;

o    Fratura da perna, incluindo tornozelo;

o    Fratura do pé (exceto tornozelo);

o    Traumatismo intracraniano;

o    Dorsalgia (dor lombar).

 

Faça sua parte e ajude a diminuir o número de acidentes de trabalho. Medidas simples podem fazer uma grande diferença.

 

Fonte: http://www.engemed.med.br/2017/07/27/27-de-julho-dia-nacional-de-prevencao-de-acidentes-de-trabalho/

A SEGVIDA ESTÁ PRONTA PARA ATENDER A DEMANDA E GESTÃO EDUCACIONAL DE SUA EMPRESA. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:Conheça mais esta SOLUÇÃO EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: WWW.SEGVIDAMG.COM.BR. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata ou (31) 3848-3127 – Timóteo – Vale do Aço.