Dica 1
Reúna diferentes especialidades técnicas, fazer esse trabalho em equipe trará mais idéias e a quantidade e qualidade de riscos listados será maior.
Dica 2
– Faça um brainstorming estruturado sempre por tipos de riscos, por exmeplo, riscos de Saúde e Segurança Ocupacional, Riscos ao Meio ambiente, riscos financeiros, etc. Se possível divida-os entre diferentes especialistas.
Dica 3
Para cada risco identifique as informações referentes a eles, como as suas fontes, áreas de impacto, eventos, suas causas e conseqüências.
Dica 4
Não deixe de identificar quais objetivos estão sendo afetados pelo risco em questão. Um deles pode ser: “Garantir a saúde e segurança de seus colaboradores (termos 0 acidentes fatais ou graves mensalmente)”. Uma mina de carvão em operação tem várias possibilidades de eventos que podem, se consumados, comprometer o atendimento a esse objetivo.
Dica 5
Considere os eventos registrados que já aconteceram em sua organização. Geralmente empresas com sistema de gestão da qualidade ISO 9001 possuem históricos de não conformidades e eles são uma fonte de informação importante.
Dica 6
Existem bases de dados de riscos na internet com exemplo preenchidos para que você possa usar na sua empresa. A Risk Spotlight por exemplo disponibiliza uma vasta base de dados com exemplos de riscos. http://www.riskspotlight.com/
Dica 7
Identifique todas as fontes, mesmo que as fontes dos riscos não estejam sob o controle da organização.
Dica 8
Levante uma ampla gama de conseqüências, mesmo que a fonte ou a causa do risco não esteja evidente. E se fôssemos processados em mais de 1 milhão? E se fôssemos multados e perdêssemos nosso contrato, como poderíamos manter a empresa operando?
Dica 9
Se um risco pode ter diferentes cenários de conseqüências, considere-os no seu levantamento.
Dica 10
Identifique os responsáveis pelos riscos, geralmente serão eles mesmos os responsáveis pelos planos de tratamento.
Fonte: Total Qualidade.
Dica 11
Alguns riscos podem ter uma única causa, por exemplo, risco de obsolescência de nossa consultoria de PBQP-h, seria a emissão de uma nova norma revisada a qual ainda não temos conhecimento com emissão aguardada para os próximos meses.
Às vezes as causas de um problema podem ter várias sub-causas, e nesses casos é fundamental que a equipe que identifica o risco realize um estudo de causas mais aprofundado. O diagrama de causa efeito é uma ferramenta apropriada conforme visto no exemplo acima.
Dica 12
Estude as ferramentas de risk assessment da IEC 31010 e expanda seus conhecimentos além da ISO 31000.
Espero que com essas dicas você comece a aplicar o processo de avaliação de riscos na sua organização.