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Dicas Valiosas para a Organização do seu Canteiro de Obras

Neste post, você entenderá boas práticas para instalação do canteiro de obras com foco em segurança do trabalho.

1.1 ALMOXARIFADO 

Os almoxarifados correspondem às áreas que não estão ligadas diretamente a produção, mas que são de vitais importâncias para que o trabalho seja desenvolvido.

Além da função de armazenagem, o almoxarifado controla a entrada e saída de materiais e ferramentas, por todas essas funções ele deve se localizar, de preferência, próximo ao ponto de descarga de caminhões, transportes e do escritório da obra.

Inicialmente, deve-se atentar para as especificações dos materiais e o seu correto armazenamento.

A fim de facilitar a identificação de diversos tipos, é importante ter na obra:

– Catálogos, como da Amanco (www.amanco.com.br) e Tigre (www.tigre.com.br);

– Amostras dos materiais que serão utilizados (Figura 1);

Figura 1 – Amostras de aço.

No âmbito de armazenagem de materiais, temos as seguintes práticas:

  • Separação e posterior identificação dos materiais (Figura 2):

Figura 2 – Forma correta de armazenagem dos materiais no almoxarifado.

  • Armazenamento do aço sem contato direto com o solo e separado por bitolas, com as respectivas identificações (Figuras 3 e 4):
  • Armazenamento do aço sem contato direto com o solo e separado por bitolas, com as respectivas identificações (Figuras 3 e 4):

Figura 3 – Armazenamento inadequado do aço.

Figura 4 – Armazenagem do aço identificado da forma correta.

  • Armazenamento do cimento utilizando a teoria da gravidade a seu favor, economizando no despendido de energia no ato do movimento. (Figuras 5 e 6):

Figura 5 – Deslocamento do saco do cimento com o auxílio da gravidade.

Figura 6 – Armazenagem dos sacos dos cimentos.

  • Armazenamento de areia e brita (Figura 7):

Figura 7 – Areia e Brita.

  • Armazenamento de outros materiais:

Chapas de compensado

» Se não houver local coberto para armazená-las, utilizar lona ou qualquer proteção contra intempéries.

» A estocagem é horizontal, para que o produto não empene.

» A pilha não deve exceder 1 m de altura.

» As chapas devem ser suspensas por pontaletes, sem encostar diretamente no piso.

Cerâmicas de revestimento

» A armazenagem deve ser feita em local coberto e protegido.

» A altura máxima das pilhas, sobre estrado de madeira, é indicada na embalagem pelo fabricante.

» As caixas devem ser organizadas por tipo de cerâmica, tamanho, cor e modelo das peças.

Tubos e conexões

» Devem ser armazenados ao abrigo do sol e separados por tipo de junta e por diâmetro.

» A altura máxima de empilhamento não deve ultrapassar 1,80 m.

» Não se deve colocar um tubo dentro do outro para economizar espaço.

» As conexões são mantidas fechadas na embalagem para evitar extravios ou contato com intempéries.

» Se as conexões forem fornecidas soltas, devem ser guardadas em caixas separadas e etiquetadas segundo tipos de linha, junta, marca, série, diâmetro e classe.

Materiais elétricos (fios, tomadas, interruptores, disjuntores, etc.)

» São armazenados em locais fechados para evitar extravios e exposição às intempéries.

» Os produtos devem ser separados em prateleiras e identificados.

» Manter as peças dentro de suas embalagens originais até o dia da instalação.

1.1.1 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DO ALMOXARIFADO

A fim de economizar energia elétrica, os almoxarifados deverão obedecer ao exemplo a seguir (Figuras 8 a 12).

Figura 7 – Areia e Brita.

  • Armazenamento de outros materiais:

Chapas de compensado

» Se não houver local coberto para armazená-las, utilizar lona ou qualquer proteção contra intempéries.

» A estocagem é horizontal, para que o produto não empene.

» A pilha não deve exceder 1 m de altura.

» As chapas devem ser suspensas por pontaletes, sem encostar diretamente no piso.

Cerâmicas de revestimento

» A armazenagem deve ser feita em local coberto e protegido.

» A altura máxima das pilhas, sobre estrado de madeira, é indicada na embalagem pelo fabricante.

» As caixas devem ser organizadas por tipo de cerâmica, tamanho, cor e modelo das peças.

Tubos e conexões

» Devem ser armazenados ao abrigo do sol e separados por tipo de junta e por diâmetro.

» A altura máxima de empilhamento não deve ultrapassar 1,80 m.

» Não se deve colocar um tubo dentro do outro para economizar espaço.

» As conexões são mantidas fechadas na embalagem para evitar extravios ou contato com intempéries.

» Se as conexões forem fornecidas soltas, devem ser guardadas em caixas separadas e etiquetadas segundo tipos de linha, junta, marca, série, diâmetro e classe.

Materiais elétricos (fios, tomadas, interruptores, disjuntores, etc.)

» São armazenados em locais fechados para evitar extravios e exposição às intempéries.

» Os produtos devem ser separados em prateleiras e identificados.

» Manter as peças dentro de suas embalagens originais até o dia da instalação.

1.1.1 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DO ALMOXARIFADO

A fim de economizar energia elétrica, os almoxarifados deverão obedecer ao exemplo a seguir (Figuras 8 a 12).

Figura 8 – Iluminação com garrafas PETs do Almoxarifado.

Figura 9 – Garrafas PETs.

Figura 10 – Instalação da iluminação do almoxarifado.

PASSO 1 – Primeiro, marque onde serão instaladas as garrafas PET. Em seguida, utilize a própria garrafa para medir o diâmetro do furo a ser feito no telhado de fibrocimento;

PASSO 2 – Execute o furo com uma serra-copo. Para que haja o encaixe, o buraco deve ser do mesmo tamanho do diâmetro da garrafa. Recomenda-se que 40% da garrafa fiquem acima do telhado;

Figura 11 – Suporte e vedação dos espaços no entorno da garrafa com as telhas.

PASSO 3 – Após encaixar a garrafa, amarre um arame em sua tampa. Esse arame será fixado na estrutura de ferro que será presa no telhado;

PASSO 4 – A vedação da garrafa, para evitar infiltrações, deve ser feita em silicone.

Figura 12 – Suporte de ferro.

PASSO 5 – A fixação da garrafa é feita por uma espécie de gaiola, que pode ser produzida com sobras de ferro da própria obra. Essa estrutura é parafusada no telhado e, em seguida, a garrafa é presa nela com arame.

1.2 ÁREAS ADMINISTRATIVAS (SALA TÉCNICA)

O escritório da obra é um espaço isolado onde são desenvolvidos trabalhos relacionados gestão da obra. Nesse local, engenheiros, estagiários, mestres e técnicos controlam as frentes que já estão em execução e preparam as próximas.

Nesse local, devem-se controlar os documentos relativos à gestão da obra da forma exemplificada nas figuras seguintes (Figuras 13 e 14).

Figura 13 – Exemplos do correto armazenagem dos projetos e arquivos.

Figura 14 – Outro exemplo de controle dos documentos e projetos.

1.3 ÁREAS DE VIVÊNCIA

1.3.1 INSTALAÇÕES SANITÁRIAS

 Instalações destinadas aos cuidados de higiene pessoal que segundo a NR-18 deve conter um lavatório, um vaso sanitário, e um mictório para cada grupo de vinte trabalhadores ou fração e um chuveiro para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração (Figuras 15, 16 e 17).

Figura 15 – Instalações hidrossanitárias do vestiário.

Figura 16 – Importância da limpeza periódica.

Figura 17 – Banheiro Químico que poderá ser locado entre pavimentos para economizar no deslocamento dos funcionários.

A fim de embasar a decisão de colocar um banheiro químico entre pavimentos de um prédio, pode-se dizer que:

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Em um prédio padrão com 23 andares, onde cada pessoa leva em média 30 minutos para sair do local de trabalho, locomover-se em um elevador ou em escadas, esperar e utilizar o banheiro no Térreo e, finalmente, voltar ao mesmo posto de trabalho. Além disso, é possível estipular a ida 2 vezes ao dia e um contingente de 100 funcionários. Logo, a perda produtiva por dia seria de 100 horas de trabalho perdidas por dia, o que corresponde em 22 (Dias úteis) x 100 horas = 2200 horas de trabalho por mês. Por outro lado, o tempo poderá ser reduzido à metade com um banheiro químico em um pavimento intermediário.

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1.3.2 VESTIÁRIOS

Os vestiários são locais destinados à troca de roupa e estes devem conter, segundo a NR-18, armários individuais dotados de fechadura ou dispositivos com cadeado e bancos em número suficientes para atender aos funcionários.

É essencial ter um conjunto de armários para que os funcionários consigam armazenar os seus objetos pessoais (Figura 18). Salienta-se que é inadmissível a disposição de materiais tais como exemplificados a seguir. (Figuras 19 e 20).

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CONCLUSÃO

Portanto, esse documento tem como objetivo padronizar a maneira de trabalhar no âmbito de canteiro de obras e segurança do trabalho, ou seja, unificando todos os parâmetros adotados. Há ainda exemplos de boas práticas, de acordo com as normas vigentes, a serem obedecidos por todos os funcionários.

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Fonte: https://www.inovacivil.com.br/dicas-organizacao-canteiro-de-obras/