Que atire a primeira pedra quem nunca se sentou na cadeira do trabalho de qualquer jeito, passou o dia preocupado em resolver problemas, cumprir prazos e atingir metas, e no fim da tarde, reclamou de uma dor incômoda nos ombros, costas, pescoço e cabeça. Essa rotina lhe parece familiar? Pois saiba que pode ser o corpo mandando recado em forma de tensão muscular para avisar que é hora de desacelerar e relaxar.
A dor tensional pode acontecer tanto em decorrência de uma postura inadequada como de uma rotina estressante, já que os músculos tendem a se retrair em reflexo do esgotamento mental ou sobrecarga física. A boa notícia é que é possível intervir, reverter o quadro e terminar o dia relaxado e sem dor.
Estresse e suas consequências
Para entender melhor as causas da dor, é preciso saber que há uma diferença entre tensão muscular provocada por estresse emocional e aquela causada por gatilhos físicos, como postura inadequada e movimentos repetitivos.
No caso do estresse mental – como a pressão de um prazo curto para entregar um trabalho -, o organismo entende que é preciso se organizar para lutar ou fugir. Essa reação libera uma série de hormônios que prepara o corpo para resistir a uma situação desafiadora, acionando vários mecanismos, entre eles os músculos. Estes, por sua vez, respondem rapidamente se contraindo.
Quando esse movimento acontece com frequência, a dor aparece principalmente nos ombros, pescoço, costas e cabeça. Aliás, o estresse emocional é uma das principais causas da cefaleia tensional, o tipo mais comum de dor de cabeça.
De intensidade leve a moderada, essa dor pode incomodar bastante quando não recebe atenção adequada, como a mudança de hábitos para gerir o estresse e relaxar os músculos. Levar a vida com mais leveza, nesse caso, é fundamental1,2,3,4.
Postura e movimentos repetitivos
Uma boa parte da população passa diariamente a maior parte do dia com a atenção voltada ao trabalho, repetindo os mesmos movimentos na frente do computador, sem tempo para caminhar, se alongar ou relaxar. Esse costume afeta negativamente os músculos, e eles protestam em forma de tensão e dor.
É fundamental, portanto, intercalar o momento de trabalho com uma pequena caminhada pelo escritório ou um alongamento rápido para aliviar a tensão muscular, além de exercícios de relaxamento para as costas, pescoço e ombros. Quem sequer tem tempo de sair da cadeira também pode separar alguns segundos durante o dia para mexer os ombros e pescoço, de modo a evitar a fadiga muscular.
Quando os exercícios laborais não são suficientes para controlar o estresse ou as consequências da negligência com a postura, o ideal é investir – já fora do expediente – em exercícios físicos e até mesmo psicoterapia para gerenciamento do estresse. É possível também considerar o uso de Dorflex, uma potente combinação com analgésico e relaxante muscular, que ajuda a aliviar as dores provenientes da tensão muscular
SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES ! Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.
Fonte: https://www.minhavida.com.br