fbpx

Eficiência: Avaliar treinamentos é diferente de avaliar a eficácia dos treinamentos!

Avaliar treinamentos é importante e avaliar a eficácia dos treinamentos é parte do requisito de Competências da ISO 9001:2015 (mais especificamente, requisito 7.2, alínea b). Pelo volume de dúvidas que já recebemos sobre esse assunto, sabemos que é um desafio para os gestores.

Além disso, muitas pessoas se voltam a “atender a norma” e esquecem que esse processo é crítico para melhoria do processo e da empresa. Por isso, quero escrever alguns artigos dando insights sobre como fazer essa avaliação e também despertar um pouco da consciência sobre a real importância dela.

Neste texto (que será o primeiro de 3 ou 4 artigos) quero começar esclarecendo uma confusão comum:

Avaliar treinamentos é uma coisa; avaliar “a eficácia dos treinamentos” é outra!

É importante entender isso antes de pensar em qualquer outra coisa. Vejo muita gente confundindo as coisas, avaliando o treinamento ao invés de avaliar sua eficácia.

Avaliar “o treinamento”

Avaliar o treinamento corresponde a entender se ele tinha um bom material didático, se cumpriu o cronograma/conteúdos que estavam na grade, se o professor sabia explicar o assunto, se as dinâmicas eram relevantes, etc.

Aqui, a avaliação está voltada para o processo do treinamento em si, e não para a pessoa. Você vai literalmente avaliar o curso, treinamento ou workshop, e não se as pessoas desenvolveram ou não as competências.

Avaliar “a eficácia dos treinamentos”

Já avaliar a eficácia do treinamento corresponde a entender se o treinamento atingiu o objetivo esperado, por exemplo: as pessoas se aprofundaram em determinado assunto? Conseguem praticar determinada atividade? Elas são capazes de multiplicar experiências? São capazes de executar o novo processo, tratar uma NC, revisar um documento, etc?.

Qual avaliação eu devo fazer?

Antes de mais nada, é preciso entender essa distinção. Afinal, pode acontecer de um treinamento ser muito mal avaliado, mas, mesmo assim, as pessoas ainda adquirirem as novas competências. Bem como, um treinamento muito bem avaliado não trabalhar as competências necessárias nas pessoas.

De qualquer forma, os tipos de avaliação são importantes. Porém, cada uma tem um objetivo específico e pode ser utilizado para uma tomada de decisões diferente.

Por meio da avaliação do treinamento, por exemplo, você atualiza sua base de fornecedores ou avalia se a organização tem capacidade de treinar internamente seus colaboradores. Já avaliação da eficácia do treinamento vai mostrar se as capacitações estão aprimorando as competências das pessoas. É isso que traz resultados e melhorias para os processos (ou seja, se você alcançou o objetivo com aquele treinamento)!

SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES ! Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN –MG.

Fonte: https://blogdaqualidade.com.br