fbpx

As enchentes, resultado de fortes chuvas e falta de planejamento nas cidades, ajudam a transmitir doenças pra lá de perigosas. A mais mencionada é a leptospirose, mas hepatite A, febre tifoide, diarreias bacterianas e outras infecções também se beneficiam dos alagamentos.

.

Leptospirose
Apelidada de doença do rato, é transmitida pela urina dos roedores infectados que se espalha pelas enchentes. Feridas aumentam o risco da doença, mas mesmo uma pele intacta pode ser invadida pela bactéria Leptospira — se você estiver em contato com água contaminada.

.

“A maioria dos casos tem sintomas leves, como febre e dor de cabeça”, diz Aranha. “Mas há quadros graves que podem até matar”. O tratamento envolve repouso, hidratação, uso de antibióticos e, eventualmente, internação na UTI para lidar com as complicações, a exemplo de insuficiência renal e sangramento no pulmão.

.

Hepatite A

Diferentemente da leptospirose, é causada por um vírus. Ele acessa o corpo principalmente pela ingestão de líquidos e alimentos com fezes contaminadas.

.

Ou seja, descarte comida ou líquidos que entraram em contato com a água da enchente, mesmo se estiverem embalados. É o caso dos vegetais que foram comprometidos pelo alagamento que afetou a Ceagesp, em São Paulo.
.

Também é importante verificar se a enchente afetou caixas d’água ou outros reservatórios na casa. “Nesse cenário, até tomar banho poderia disseminar a doença, porque a água encosta na boca e nas mucosas”, informa Aranha.

.

A boa nova: na maioria dos casos, o próprio corpo se livra da hepatite A após um ou dois meses. Alguns episódios se prolongam por seis meses.

.

Não há tratamento específico para o vírus, porém existe uma vacina, administrada gratuitamente a crianças menores de 5 anos e a indivíduos com alguma doença no fígado.

.

Os sintomas incluem febre, mal-estar, náusea, vômito, dor abdominal e olhos amarelados. Em situações raríssimas, o vírus ocasiona uma hepatite fulminante, em que os danos ao fígado são severos, súbitos e podem levar a óbito.

.

Por outro lado, vários indivíduos com hepatite A não manifestam sinais da enfermidade. Ainda assim, podem espalhar o vírus enquanto o organismo não se livra dele.

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #VIDA #SEGURANÇA #SAUDE #ENCHENTES #PERIGO #RESGATE #DOENÇAS #LEPTOSPIROSE

.

Fontes: https://saude.abril.com.br/medicina/agua-de-enchente-doencas/