As chuvas provocam estragos nas cidades, nas casas e também trazem muitos prejuízos, não só financeiros, como para a saúde. A enchente traz sérios riscos à saúde por conta da contaminação de tudo que é atingido pela água. O Bem-Estar desta terça (12) conversou com a infectologista Rosana Richtmann sobre os perigos das enchentes.
Uma das doenças que aparecem em enchentes é a leptospirose. A leptospira é uma bactéria que tem muitos animais como hospedeiros. Eles eliminam a bactéria através da urina. Em enchentes, as pessoas ficam mais sujeitas ao contato com a bactéria, porque a água do esgoto se mistura com a da chuva. A contaminação acontece pelo contato com a pele.
Os sintomas são parecidos com os de outras doenças. Por isso, é importante avisar que entrou em contato com água de enchente. Na fase inicial, entre os sintomas estão febre alta, náusea e enjoo, dor muscular (principalmente na panturrilha) e icterícia. Na fase mais grave, a pessoa apresenta hemorragia, sangramento pulmonar e insuficiência renal. O tratamento é feito com antibiótico.
Outra doença que pode surgir após a enchente é a hepatite A. O vírus está presente nas fezes. A água da chuva se mistura com a água do esgoto, que está contaminada com fezes humanas e de animais. A pessoa contaminada fica com icterícia, náusea e bastante prostrada.
E COMO SE PREVENIR EM CASO DE CONTATO COM A ÁGUA DE ENCHENTES?
Veja as dicas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo:
– Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos.
– Não utilize água de poço (a não ser para lavar o quintal/calçadas).
– Beba sempre água potável, fervida ou com adição de cloro e a utilize para preparo de alimentos, principalmente de crianças menores de um ano.
– Guarde os alimentos em recipientes bem fechados.
– Utilize apenas os enlatados cujas embalagens não apresentem amassamentos, pontos de ferrugem ou sinais de danos.
– Em caso de hortas que sofreram inundação, não utilize esses produtos.
– Descarte medicamentos e alimentos que entraram em contato com lama ou água de enchente, mesmo aqueles embalados com plástico ou que não foram abertos.
– Caso seja portador de doença crônica, solicite em sua unidade de saúde novos medicamentos de uso contínuo.
– Descarte tábuas de madeira, chupetas e mamadeiras.
– Descarte alimentos (rações) de animais domésticos.
– Retire, acondicione e descarte o lixo adequadamente.
– Aloje animais domésticos em local seguro para evitar contato com águas de enchente.
LIMPEZA DE DOMICÍLIO APÓS ENCHENTE
– Limpe as áreas e materiais que entraram em contato com água de enchente. Antes de começar a limpeza, coloque calça comprida, botas e luvas. Se não tiver botas ou luvas, coloque em cada mão e em cada pé dois sacos plásticos amarrados para evitar o contato da pele com a água contaminada.
– Esvazie a caixa d’água caso elas tenham sido invadidas pela água da enchente. Esfregue suas paredes com escova e pano limpo. Coloque 1 litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Deixe por um período de duas horas e esvazie.
– Lave pisos, paredes, bancadas e quintal com água e sabão. Desinfete, em seguida, com água sanitária na proporção de 400 ml para um balde com 20 litros de água limpa, deixando agir por 30 minutos.
É importante que a população fique atenta a sintomas e procure um serviço de saúde caso apresente febre e calafrios, diarreia, náuseas e vômitos, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes claras, urina escura, ferimentos, fraqueza e cansaço, falta de apetite e sangramentos. Nesses casos, reportar ao médico que teve contato com água da enchente.
Conheça mais esta SOLUÇÃO EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br . CONTATO: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata ou (31) 3848-3127 – Timóteo – Vale do Aço.
ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.
#SEGVIDA #VIDA #SEGURANÇA #SAUDE #ENCHENTES #PERIGO #RESGATE #DOENÇAS #LEPTOSPIROSE
Fonte: https://g1.globo.com/