Já reparou que nos últimos anos, alguns meses estão sendo associados a cores? Tudo iniciou com as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Estas foram tão bem-aceitas que criaram espaço para outras campanhas sobre conscientização e prevenção.
.
De forma geral, elas são associadas à prevenção e tratamento para alguma causa ou doença que afete a saúde ou o bem-estar das pessoas. Dessa forma, um dos maiores objetivos dessas ações é alertar, através da difusão de informações, como prevenir, tratar e também diagnosticar doenças em estágios iniciais.
.
Há pouco tempo, para impelir o diagnóstico precoce das doenças Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer, foi instituída a campanha “Fevereiro Roxo“. Essas doenças possuem em comum o fato de não terem cura, mas têm sintomas e diagnósticos que não são iguais.
.
Quer conhecer mais sobre os diagnósticos e entender a relevância dessa campanha? Dá uma olhada no conteúdo sobre o tema!
.
Saiba que é o Fevereiro Roxo?
O Fevereiro Roxo é uma campanha que tem por objetivo promover e incentivar o diagnóstico precoce de três doenças: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.
.
Seu fim é permitir que os pacientes tenham mais qualidade de vida mesmo ao conviver com alguma dessas condições. Dessa forma, quanto mais ágil for o exame e diagnostico e tão logo se inicie o tratamento, maiores são as chances de retardar o avanço da doença.
.
Alzheimer: família é crucial para a promoção do bem-estar do paciente
.
O Alzheimer atinge de forma geral os mais idosos. Por isso, o seu quadro clínico muitas vezes é confundido com sintomas normais da idade e assim, é posta como uma doença de difícil diagnóstico.
.
No entanto, é preciso ficar atento, pois pode surgir também de forma precipitada, ainda mais se já houver pessoas com o quadro na família.
.
Os principais sintomas:
- falta de coerência na fala;
- perda da memória recente.
.
Ou seja, o paciente lembra de fatos passados mas não lembra de coisas que ocorreram recentemente.
.
Sobre a doença:
A doença de Alzheimer evolui de forma lenta e gradual, assim, cada vez mais regiões do cérebro são afetadas. Entretanto, é possível tratar com terapia e medicamento e, assim, retardar os efeitos mais graves, principalmente quando o diagnóstico se dá ainda no estágio inicial.
.
Dessa forma, quem tem idosos ou pessoas de meia-idade na família deve ficar atento aos fatores abaixo:
- Confusão com horário e dia da semana;
- Desorientação em lugares conhecidos;
- Problemas de linguagem;
- Esquecer-se muitas vezes das palavras;
- Esquecimento de fatos recentes – por exemplo, não saber em que data ou estação do ano está;
- Ter dificuldades para manter uma conversa e não manter uma linha de raciocínio;
- Esquecer-se do local onde guardou um objeto e não ser capaz de fazer o processo mental para se lembrar de onde deixou;
- Esquecer-se de fatos recentes, como o que almoçou ou o que tomou no café da manhã.
.
O Alzheimer ainda não tem cura, mas possui um tratamento, e quanto antes o paciente obtiver o diagnóstico, maiores as chances de retardar o andamento da doença e de promover melhor qualidade de vida para o paciente.
.
Lúpus: seguir à risca o tratamento pode auxiliar no controle da doença
.
Lúpus é uma doença inflamatória onde o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do organismo, dessa forma, afeta as articulações, pele, rins, cérebro e outros órgãos, causando febre, fadiga e dor nas articulações.
.
Para identificar o risco da doença, veja os seguintes sintomas:
- Feridas na boca;
- Ansiedade;
- Rigidez muscular e inchaços;
- Confusão mental;
- Perda de memória;
- Vermelhidão na face sobre as bochechas e na ponta do nariz;
- Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol;
- Fadiga;
- Febre;
- Dor nas articulações;
- Dificuldade para respirar;
- Dor no peito ao inspirar profundamente;
- Sensibilidade à luz solar;
- Dor de cabeça;
- Queda de cabelo;
- Desconforto geral;
- Mal-estar.
.
É considerada uma doença autoimune, uma vez que ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo, tratando-os como invasores externos.
.
Diagnóstico:
O diagnóstico costuma não ser fácil por que os sintomas podem variar de um paciente para o outro, podendo até ser confundido com outras doenças que possuem sintomas quase iguais. Por isso, o ideal é que se relate todos os sintomas ao médico e que se faça a série de exames possíveis para a identificar a doença.
.
Dessa forma, que podemos afirmar é que, apesar de ser uma doença crônica, o tratamento adequado é vital para mantê-la sob controle – e preservar a qualidade de vida do paciente – desse modo, reduzindo os sintomas, que muitas vezes podem ser dolorosos.
.
Fibromialgia: diagnóstico precoce e tratamento adequado auxilia na qualidade de vida
.
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta no geral mulheres na faixa de idade de 30 a 60 anos. Mas não se engane, a síndrome pode surgir de forma prematura, inclusive na infância e na adolescência. Além disso, é necessário lembrar que a doença é hereditária.
.
Dessa forma, para identificar a doença é preciso prestar atenção aos seguintes sintomas:
- Dor constante por todo o corpo;
- Dor intensa ao toque;
- Cansaço frequente;
- Distúrbios do sono;
- Rigidez muscular;
- Problemas de memória e concentração.
.
Como todos os sinais acima são problemas mais gerais e comuns, se acredita que o diagnóstico não aconteça de forma rápida, porque muitas vezes ele é subnotificado.
.
As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada vez. Sua principal característica é uma dor muscular crônica e geral que acompanha outros sintomas, como por exemplo, fadiga, alterações de sono, memória e humor.
.
Assim como as doenças anteriores, de forma infeliz a fibromialgia não tem cura e a medicina pouco evoluiu em estudos que a entendem de forma completa no corpo humano.
No entanto, com o diagnóstico correto e no tempo certo, pode-se apontar o tratamento mais adequado, que envolve tanto o uso de medicação quanto a prática de terapias alternativas, a exemplo de fisioterapia e acupuntura.
.
Sendo assim, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente, sem dores.
.
Mas afinal, qual a importância do Fevereiro Roxo?
O Fevereiro Roxo foi criado em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais), porém não existe um calendário oficial. Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Dessa forma, atenta para a relevância de dar bem-estar aos portadores de doenças crônicas como essas.
.
Assim como as doenças anteriores, de forma infeliz a fibromialgia não tem cura e a medicina pouco evoluiu em estudos que a entendem de forma completa no corpo humano.
.
No entanto, com o diagnóstico correto e no tempo certo, pode-se apontar o tratamento mais adequado, que envolve tanto o uso de medicação quanto a prática de terapias alternativas, a exemplo de fisioterapia e acupuntura.
.
Sendo assim, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente, sem dores.
.
Campanhas de conscientização geram bons resultados de endomarketing para a empresa
Aderir a campanhas de prevenção é uma forma de conscientizar todos os empregados sobre o perigo de algumas doenças, além, é claro, de contribuir para o bem-estar social.
.
Outro ponto crucial é que serve, também, para incentivar a prevenção de doenças e, além disso, é uma forma de se posicionar perante o público interno como espaço para ajuda e/ou cuidado com a saúde física e mental.
.
Seus empregados se sentirão mais seguros sabendo que a empresa está preocupada com sua saúde.
.
Ações como essa tratam de um certo tema em um período mais regulado, e por esse motivo, não só você estará ajudando na prevenção da sua equipe de trabalho, como também você terá sempre pautas bacanas e conteúdo relevante para seus empregados, gerando mais engajamento com o empregado.
.
Outro ponto crucial é o da responsabilidade social, que a partir de campanhas como essa acaba se tornando um diferencial interno e, portanto, externo, pois eleva a boa reputação da empresa com seus empregados, de forma mais contundente quando questões delicadas são abordadas e alertas a prevenção de doenças são emitidos.
.
Concluindo
Mostrar preocupação com os empregados e não somente pela parte financeira é crucial, dessa forma, a imagem da firma frente aos seus empregados engajando e gerando a ideia de pertencimento se fortalece.
.
Dessa forma, pautas como essa nunca devem passar em branco pelas empresas, pelo contrário, pautas que possuem relação a saúde dos empregados são de suma relevância.
.
Criar um local culturalmente preocupado com os empregados ajuda a criar uma relação afetiva e um bom clima para todos na empresa. Estamos prontos para ajudá-los neste desafio? Entre em contato com a SEGVIDA e desenvolva uma campanha educativa!
.
Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SSO #SST #Trabalho #SSOMA #Saúde #Alzheimer #Lúpus #FevereiroRoxo
.
Fonte: https://pixmidia.com.br/fevereiro-roxo-conheca-e-baixe-o-material-gratuito/