fbpx

Gerenciamento De Riscos Ocupacionais: como administrar e gerir?

NÃO DESTRUA. DESCONSTRUA E RECONSTRUA NUM OUTRO NÍVEL, EM OUTRA DIMENSÃO: A migração da OSHAS (norma internacional de certificação com foco em “perigo”) para a ISO 45 001( Norma Internacional com padrões de qualidade para a GESTÃO de riscos ocupacionais) representa para todas as expectativas e necessidades das partes interessadas (Investidores, Trabalhadores, Governos e Sociedade) um um sublimar evento de transformação – a desejada evolução, definitivamente o “up grade” ou a troca de turma. Um cenário de transformações onde as exigências, requisitos, cláusulas e padrões devem ser rapidamente assimilados e empregados para garantir a sustentabilidade, inclusive dos profissionais de SST. É preciso entregar mais, melhor e para todos!

.

A SUA ORGANIZAÇÃO ESTÁ PREPARADA PARA OS NOVOS TEMPOS?

Não basta simplesmente “destruir” os “pês”, por exemplo: o PPRA, o PCMSO os p…

Destruir é proceder à destruição. Demolir, aniquilar, fazer desaparecer, reduzir a pó, exterminar.

.

Já a desconstrução segundo o conceito teórico elaborado por Jacques Derrita, não significa destruição completa, mas sim desmontagem, decomposição dos elementos que para nós, até então considerados absolutamente “verdadeiros” e necessários e que agora deixam de ter esta dimensão.

.

Falar de desconstrução dentro da teoria do conhecimento é falar de uma reinterpretação como elemento fundante de um novo conhecimento: “Não existem fatos, apenas interpretações”. Para Derrida, a desconstrução não quer dizer a destruição não.

.

Para Derrida, as palavras não têm a capacidade de expressar tudo o que se quer por elas exprimir, de modo que palavras e conceitos não comunicam o que prometem. Para ele, as lacunas na escrita e na fala são inevitáveis; é a capacidade de serem modificados no pensamento, na expressão e na escrita que torna os conceitos incompletos. Assim, aquilo que dizemos e ouvimos só será de fato verdade quando o virmos como algo incompleto e aceitarmos desconstruí-lo (Desconstruímos o PPRA; recebemos A GRO, O GRO e o PGR); e se não o fizermos, a evolução sócio-tecnológico-produtiva o fará por nós, como já o fez com os dogmáticos conceitos de família, território, afeto, direito, etc.

.

Eu lhe entrego a informação! Você a aplica, e gera o seu único, pessoal e intransferível conhecimento”

.

O processo de “desconstrução” pode ser difícil, doloroso, pelo apego gerar de perda e um comportamento de resistência. Todavia, necessário e imperioso para a “reconstrução” em outro nível, outra dimensão. Assim vivemos esta transição, nos preparando para entregar mais, com qualidade dentro de padrões internacionais atendendo necessidades e expectativas de todas as partes envolvidas.

.

O que é Administrar?

Podemos dizer que administrar é conduzir o pensamento à ação por meio de decisões ponderadas que envolvam pessoas e recursos de maneira a proporcionar equilíbrio eficiente e eficaz, conduzindo, assim, as organizações à efetividade e a sustentabilidade.

.

O que é administração?

A Administração trata dos aspectos gerais de uma ORGANIZAÇÃO. Essa área tem a função de criar soluções para os problemas típicos de uma organização.

.

Cuida dos recursos financeiros, patrimoniais e humanos, bem como do marketing, da produção, da concorrência e do mercado. A principal finalidade é atingir os objetivos da organização.

Podemos classificar a administração como a visão macro do negócio. Afinal, o objetivo é levar em conta a empresa como um todo, pelo melhor caminho.

.

Para ser um bom administrador, portanto, é necessário saber negociar, tomar decisões, estabelecer metas, liderar pessoas e organizar recursos.

.

 O que é gestão?

A gestão é uma especialização da administração (SSO Por exemplo…..) e também do gerenciamento. O gestor faz basicamente a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa.

.

A GESTÃO estabelece os princípios fundamentais, os Requisitos, Estruturas, Técnicas & Práticas, escolha de Ferramentas, macro, formas de fluxos formas de incentivar a participação da equipe, estimular a responsabilidade e autonomia dos funcionários. Uma DIRETRIZ = GUIA a qual todas as demais linhas do Gerenciamento devem estar subordinadas/vinculadas.

.

Vai além da compreensão técnica e administrativa, foco no mercado, no cliente e na concorrência

.

O que é gerenciamento?

O gerenciamento é mais específico do que a administração geral (Exemplo: SSO). Isso porque a gerência trata de setores ou departamentos específicos de uma organização. O papel do gerente é, sobretudo, exercer funções bem limitadas, ou seja, cuidar do seu campo de atuação ou área. Aplicar as Diretrizes de Gestão Estratégica SSO (Documento Teórico).

.

Podemos dizer, de modo geral, que a gerência comanda um departamento de SSO e pode acumular ou não funções de gerência em outros setores. Um gerente deve cuidar dos processos e das pessoas do setor que atua, planejando ações, tomando decisões e delegando tarefas.

.

Portanto, se deseja uma pessoa capaz de criar soluções para os problemas típicos de uma organização, contrate um administrador.

.

Se seu objetivo é Organização & Métodos, Gestão pela qualidade e melhoria contínua, tenha um profissional que incentive, motive e ainda entenda da visão macro do negócio, tenha um Gestor.

.

Agora se necessita de um profissional que atue com excelência em uma determinada área da empresa, contrate um gerente! – Gerenciamento

.

Conclusão

Saber a diferença entre gestão, gerenciamento e administração é de suma importância para o sucesso da Organização. É somente com esse entendimento que será possível executar melhorias significativas dentro do negócio SSO – Segurança e Saúde Ocupacional.

.

.

Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA. Conheça nossos serviços pelo site: www.segvidamg.com.br AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4605.

☎️: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#segvida #sst #sso #trabalho #Administração #Gestão #GerenciamentodeRiscos #RiscosOcupacionais

.

.

Fonte: https://rsdata.com.br/sst/qual-e-administracao-gestao-e-gerenciamento-de-riscos-ocupacionais/