05 dicas ideais para elaborar uma análise de risco do trabalho em altura de forma consistente: Você sabia que 40% dos acidentes de trabalho no Brasil estão relacionados a quedas de funcionários em altura, segundo dados do MTE?
.
Porém, muitos dos acidentes não precisariam ter acontecido se a empresa investisse na segurança e na saúde do trabalhador.
Por isso, daremos 5 dicas ideais para elaborar uma análise de risco do trabalho em altura.
.
Investir em SST pela longevidade do negócio
Em primeiro lugar, quando falamos em investir na segurança do ambiente laboral, estamos nos referindo também à longevidade do negócio. Não apenas porque profissionais com boa saúde física e mental produzem mais, mas pelo fato de que produzem melhor.
.
NR-35: do planejamento até a execução
A Norma Regulamentadora 35 é a que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.
.
Ou seja, essa NR garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.
.
Aliás, a NR 35 determina que toda atividade executada acima de 2m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.
.
5 dicas ideais para elaborar uma análise de risco do trabalho em altura
A NR-35 determina que realizar a Análise de Riscos (AR) é a primeira ação para garantir segurança ao trabalhador. Ademais, os fatores de risco que podem afetar a segurança do trabalhador devem estar presentes nessa análise.
.
Quando a AR é feita com eficácia e com base em dados seguros, fica mais fácil prever situações relacionadas às influências externas como, por exemplo, chuva, descarga elétrica, ventos, trânsito e tráfego de pedestres, além de outros fatores que possam colocar em risco a segurança do canteiro de obras ou mesmo da atividade realizada.
.
- Análise do ambiente laboral
Sabemos que cada ambiente de trabalho tem suas particularidades, por isso, oferecem perigos diversos ao empregado. Sendo assim, a Análise de Risco vai variar conforme o local em que o trabalhador se encontra.
Estudar previamente as ameaças de cada ambiente é primordial para que as pessoas desempenhem suas funções com nenhum ou menor risco.
.
Conhecer o cenário laboral, dialogar com quem trabalha no local e ouvir os envolvidos e especialistas no assunto são pontos fundamentais para realizar esse tipo de análise.
.
- Análise das condições meteorológicas
Não são apenas as quedas que trazem danos à saúde do trabalhador. Condições adversas de tempo também ameaçam a integridade física e segurança dos colaboradores.
.
A pressão, a temperatura e o sol (queimaduras) podem causar danos às pessoas que trabalham em locais mais altos.
.
Aliás, prever chuvas fortes e tempestades também evita acidentes com andaimes e outros equipamentos de segurança.
.
- Identificação dos riscos de quedas de ferramentas
Já falamos sobre alguns pilares da análise de risco do trabalho em altura, mas a identificação dos riscos de quedas de ferramentas e outros materiais também precisa estar nessa lista.
.
Para entender a importância desse tópico, basta vislumbrar que durante a rotina do trabalho em altura, alguns colaboradores ficam em pontos mais altos, enquanto outros trabalham abaixo desses profissionais.
.
Diante disso, a queda de qualquer objeto pode causar lesões graves, inclusive, levando à óbito o trabalhador. Fique atento!
.
- A importante lista de riscos
Após identificadas as ameaças no local de trabalho, é importante listar e classificar as mesmas.
.
Além de promover medidas de prevenção mais eficazes, essa ação garante segurança no ambiente de trabalho.
.
Aliás, incluir os próprios trabalhadores nessa tarefa é uma dica valiosa. Por conhecerem as adversidades enfrentadas na realização de suas tarefas, eles poderão incluir riscos e ameaças que passariam despercebidas.
.
- O tão esperado plano de controle
Depois de concluir as etapas acima, é hora do tão esperado plano de controle.
.
Analisar os EPI´s adequados para um trabalho em segurança e conscientizar os usuários sobre a importância de utilizá-los corretamente são ações que diminuem os riscos.
.
A sua equipe deve estar ciente do quanto o uso dos EPIs, além da adoção dos demais procedimentos de segurança, pode evitar acidentes e danos irreparáveis à saúde e vida dessas pessoas.
.
Agora que você já tem essas 5 dicas ideais para elaborar uma análise de risco do trabalho em altura, lembre-se de estudar as Normas Regulamentadoras para ficar por dentro das exigências e obrigações relacionadas à SST.
.
.
Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SSO #SST #Trabalho #SSOMA #AnáliseDeRisco #Risco #Altura #NR35