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Gestão da Qualidade – problemas? Como resolver?

Assim como em todos os setores, existem desafios e problemas na gestão da qualidade que devem ser enfrentados pelo time.

Obter sucesso no SGQ é fundamental para que seja possível atingir o sucesso na Organização como um todo. Logo, instaurar a cultura da política da qualidade não é apenas uma opção, mas uma necessidade. Por isso, é preciso identificar todas as dificuldades a serem enfrentadas nesse sentido, para que seja possível alcançar a excelência nos resultados por meio de processos eficazes.

Problemas são oportunidades

Em primeiro lugar, você precisa mudar a maneira de enxergar os problemas. Talvez essa afirmação cause certa “confusão”, mas os problemas são essenciais para o crescimento de qualquer negócio. É isso mesmo!

Identificar problemas é uma maneira de ampliar a visão em relação a determinadas situações e implantar melhorias. Digo mais, os problemas nos trazem a oportunidade de inovar, o que é uma das coisas mais importantes quando o assunto é prosperar.

Equilíbrio ou desequilíbrio?

Bom, pegando o gancho sobre “problemas”, eis aqui mais uma afirmação que pode gerar espanto: O equilíbrio é uma armadilha, mantenha o seu negócio em desequilíbrio.

Quando digo que o equilíbrio pode ser uma armadilha, é porque grande parte das vezes, o time como um todo se acomoda, mantem tudo como está e quando menos esperam, uma situação adversa surge e pode gerar impactos, muitas vezes, irreversíveis. Isso porque todos já estão tão “robotizados” em suas atividades que não sabem como agir em situações que exigem mudanças, agilidade e soluções rápidas.

Mas calma! Não é para tornar tudo um caos e abandonar os processos e organização interna, certo? A questão é que viver em meio a problemas e em desequilibro, significa que o ambiente interno está em constante mudanças e implantando constantes melhorias.

Por outro lado, um ambiente onde todos são incentivados a sugerir mudanças, buscar falhas e evitar riscos, as dificuldades tornam-se apenas mais um “desafio” a ser superado. Portanto, saia da zona de conforto e nutra uma equipe inovadora.

A melhoria contínua exige mudanças

A única maneira de garantir a melhoria contínua é se submeter a constantes mudanças. É claro que tudo deve ser feito com responsabilidade, cautela e cuidado, mas o fato é que precisa ser feito.

Riscos fazem parte do negócio, portanto, não tenha medo de inovar. Apenas tenha o cuidado de “calcular” os riscos e analisar o cenário antes de tomar qualquer decisão. Nem todas as mudanças irão gerar o resultado esperado, por isso, o importante é “preparar o terreno” e ter cautela nas ações.

Processos e padronização – Utilize as ferramentas da qualidade!

Mudar, se arriscar e sair da zona de conforto é necessário sim. Contudo, não estamos falando aqui sobre um jogo de sorte. Se por um lado abrir mão de um certo controle é necessário, por outro, certas coisas devem ser controladas o tempo todo.

Ter processos padronizados é FUNDAMENTAL, tanto para otimizar o tempo e reduzir custos, como também para ter parâmetros e obter uma ampla visão sobre o que está funcionando, e o que precisa ou pode ser melhorado.

Além disso, os processos são o “guia” do time, assim, cada um sabe o que e como fazer. E cá entre nós, produtividade em ambiente desorganizado é algo um tanto quanto improvável não é mesmo?

Desenvolver processos eficazes e conseguir que todos realizem suas atividades de forma padronizada não é fácil, mas é um trabalho que vale muito a pena quando começa a funcionar.

Em nome da produtividade, eficácia, agilidade e excelência nos planos de ação, não deixe de utilizar as ferramentas da qualidade que fazem sentido no seu contexto, combinado? Isso vai te ajudar muito e melhorar consideravelmente seus resultados.

Com elas, é possível tomar decisões baseadas em dados, e acredito que todos sabem que decisões baseadas em “achismos” são riscos que, na maioria das vezes, não valem a pena se submeter, certo?

As principais ferramentas de gestão são:

  • Ciclo PDCA
  • Diagrama de Ishikawa
  • 5W2H
  • Carta de controle
  • Fluxogramas
  • Diagrama de Pareto
  • Diagrama de dispersão
  • Brainstorming
  • Folha de verificação
  • 5S
  • Histograma
  • Kaizen
  • Diagrama de Tartaruga

Uma dica pertinente para o uso dessas ferramentas é a utilização de tecnologias que permitam automatizar os processos, de forma a torna-los ainda mais ágeis e eficazes.

Tenha foco, metas e objetivos

É até cansativo o tanto que falamos sobre esse tópico aqui no blog, entretanto, é de fato, uma das coisas mais importantes em um sistema de gestão da qualidade. Aliás, é importante para a empresa como um todo.

Um ponto importante a ser ressaltado, é que o estabelecimento de metas e objetivos deve ser algo feito de forma profunda e cuidadosa, para que não haja confusões no momento de desenvolver as estratégias. Outro fator a ser considerado, é que essas metas e objetivos devem ser estabelecidas de forma realista, ou seja, considerando o tempo necessário para alcança-las, recursos disponíveis, necessidades do público-alvo, etc.

Envolva e capacite sua equipe

Simplesmente oferecer um treinamento aos novos contratados não é suficiente. Treinamentos e capacitações devem ocorrer de forma periódica.

Isso serve tanto para manter os colaboradores motivados, como também, para que eles estejam sempre aprimorando seus conhecimentos e aptos a instaurar melhorias internas. Além disso, a motivação e a comunicação) são os principais pilares do envolvimento da equipe com as metas e objetivos da organização.

Sabendo que este é um dos maiores desafios do SGQ, fica a dica para quem quer integrar a equipe e torna-los mais comprometidos com os processos e resultados. Inclusive, temos um ebook onde falamos mais profundamente sobre como envolver a equipe no SGQ, clique aqui se quiser conferir.

Evite problemas na gestão da qualidade investindo em capacitação!

A palavra do momento é adaptação. As mudanças são constantes e incontroláveis, um fato pode causar mudanças drásticas em segundos.

O mundo conectado ocasionou diversas mudanças no comportamento do consumidor. Já que todos os esforços de uma marca são voltados a conquistar a satisfação e preferência de seus clientes, adaptar-se às mudanças é um dos pontos chave para o sucesso.

Entretanto, essas adaptações devem acontecer de forma muito rápida, e é por isso que se tornou tão importante investir em uma cultura interna adepta a mudanças e com profissionais que estão sempre se atualizando. Essas ações auxiliam no desenvolvimento de um time que possui essa capacidade de adaptar-se aos diferentes cenários, e mais do que isso, antecipar-se a eles.

O time do sistema de gestão da qualidade tem uma grande responsabilidade nas mãos e suas ações e estratégias geram fortes impactos na organização como um todo. Por um lado, isso torna os profissionais da qualidade indispensáveis para o crescimento do negócio, por outro, exige profissionais capacitados, atentos e prontos para encarar desafios.

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Fonte: http://www.bloggestaodaqualidade.com.br/