fbpx

As estatísticas de acidentes de trabalho demonstram a importância de adotar procedimentos robustos de controle de entrega dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual). Entregar os EPI’s para os colaboradores demanda o planejamento e o controle de estoques para evitar a falta do EPI no local de trabalho e eliminar o desperdício. Além disso, reduzir os custos do próprio estoque dos EPI’s.

.

Em 2018, foram mais de 623 mil acidentes de trabalho notificados no Brasil. E, uma análise do perfil dos casos indica que das lesões relacionadas com o ruído, 70% do trabalhadores registraram perda auditiva. Do total de trabalhadores, 40% tiveram lesões no dedo, mão, punho, antebraço e braço, e 24% sofreram acidentes com o pé, tornozelo, joelho e/ou perna, entre outras partes do corpo.

.

O EPI é um instrumento de uso pessoal cuja finalidade é minimizar as consequências advindas de acidentes de trabalho, como a ocorrência de lesões. E, é possível afirmar que a falta de uso do EPI pelo trabalhador é o motivo mais frequentemente citado quando ocorre a lesão.

.

Os EPI’s usados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger, tais como: a proteção da cabeça, proteção visual e facial, proteção de mãos e braços, proteção de pernas e pés, proteção para o corpo, proteção respiratória.

.

Para que o controle e a entrega de EPI’s funcione é necessário um procedimento adequado de entrega, devolução, uso e higienização dos EPI’s. Também depende da disponibilidade dos EPI’s no local adequado, na quantidade certa e com qualidade.

.

Neste contexto, o controle de estoques dos EPI’s torna-se importante para o planejamento da entrega do EPI, disponibilidade e avaliação dos investimentos realizados na Segurança e Saúde do Trabalho.

.

O controle de estoques de EPI’s reduz a probabilidade de um trabalhador executar uma atividade sem a proteção devida, reduz passivos da empresa, compras inadequadas ou desperdícios.

Uso dos EPI’s

A NR 06 define que um Equipamento de Proteção Individual – EPI é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.”. Neste caso, o uso correto do EPI é uma forma de proteger as partes do corpo do colaborador e garantir um ambiente de trabalho com mais segurança e saúde.

.

Destaca-se que antes de ser considerado o uso de EPI para reduzir os níveis de exposição aos riscos ocupacionais, o profissional da área de Segurança e Saúde do Trabalho deve buscar eliminar o risco e/ou implantar medidas coletivas de proteção do trabalho.

.

A primeira medida para eliminar o risco é que sejam implantadas ações para eliminar o risco, como por exemplo exaustores, cercas de proteção, equipamentos de proteção coletiva, etc. É necessário adotar medidas administrativas como, diminuir o número de pessoas ou o tempo de acesso à região de risco e avaliar o uso de EPI’s adequados a função e características do trabalhador.

.

Observa-se que muitas vezes o EPI tem seu uso banalizado por falta de conhecimento das normas e legislações. Poucos percebem a complexidade que envolve a escolha do EPI, assim sendo, ocasionam problemas de aceitação por parte dos trabalhadores e, até mesmo, gastos desnecessários às indústrias.

.

O uso do EPI está relacionado com diferentes funções e responsabilidades no ambiente da empresa. Existem obrigações dos empregadores, dos funcionários, dos fabricantes e até dos órgãos nacionais responsáveis pela fiscalização e emissão do Certificado de Aprovação (CA). A NR-06 regulamenta desde os requisitos de validade dos EPI’s até o fornecimento pelas empresas e o uso pelos trabalhadores.

.

Diferentes pesquisas também demonstram que as falhas mais comuns que prejudicam o uso dos EPI’s no ambiente industrial estão relacionadas com a falta de planejamento da entrega do EPI, falta de treinamento dos trabalhadores e com a coleta de dados do próprio treinamento e assinatura da entrega do EPI para os trabalhadores.

.

Existem outros fatores associados aos trabalhadores que prejudicam o uso dos EPI’s como, por exemplo, relatam que aumenta a dificuldade de executar as atividades operacionais, o uso inadequado do EPI’s gera incômodos / desconforto, o desconhecimento ou a falta de informações sobre os riscos ocupacionais que estão expostos, cultura organizacional, entre outros.

.

Nas indústrias ou estabelecimentos, além das exigências das NR’s, que englobam as obrigações dos empregadores e funcionários, é necessário também que existam procedimentos adequados para a manutenção do estoque, o controle do estoque, a previsão de demanda e retirada dos itens do almoxarifado. Processos que reduzem a probabilidade de faltar o EPI para o trabalhador.

.

Controle de Estoque dos EPI’s

Um dos principais objetivos do Controle de Estoque é registrar, armazenar, disponibilizar e controlar a quantidade disponível, o consumo e os custos dos itens utilizados nos sistemas de produção. Neste caso, é um processo específico para gerenciar os EPI’s utilizados pelos trabalhadores que estão expostos aos riscos ocupacionais.

.

O Controle de Estoque dos EPI’s é crítico porque ao deixar de disponibilizar um EPI para executar uma atividade ou função aumenta a probabilidade de ocorrer um acidente de trabalho e a gravidade ou os impactos do acidente do trabalho na saúde do próprio trabalhador. Consequentemente, é um evento que gera impactos financeiros e produtivos na indústria.

.

Para o Controle de Estoque de EPI’s é necessário implantar procedimentos para garantir um fluxo de informações ágil e efetivo para a tomada de decisão dos profissionais da Segurança e Saúde do Trabalho. As principais informações que devemos gerenciar no Controle de Estoque de EPI’s são:

  • Registro dos Trabalhadores – é o cadastro atualizado de cada trabalhador com as informações relacionadas com a função, atividades desenvolvidas e treinamentos realizados. Além disso, é necessário associar informações sobre os riscos ocupacionais e que tipo de EPI é obrigatório para executar as atividades previstas na função.
  • Registro dos EPI’s – são inseridas informações para identificar o item, o Certificado de Aprovação (CA), data de validade do CA e fabricante do EPI. Também é necessário registrar a quantidade adquirida, data de aquisição e o custo unitário dos EPI’s.
  • Planejamento de Entrega de EPI’s – é necessário determinar um escalonamento (lista de prioridades) dos trabalhadores que devem receber ou trocar EPI’s. O Planejamento de Entregas de EPI’s deve considerar o intervalo de troca máximo, o ciclo de higienização e o tempo de durabilidade dos EPI’s por função e trabalhador. Assim como, verificar a demanda, o estoque disponível e a frequência de consumo.
  • Controle de Estoque de EPI’s – é o uso de indicadores de desempenho capazes de prever a quantidade necessária de itens que devem ser adquiridos para um determinado período por trabalhador e função. Entre os principais indicadores de Controle de Estoque de EPI’s destacamos os relacionados com o Saldo de EPI’s, Entrega de EPI’s, Taxa de Consumo de EPI’s, entre outros.

.

São os indicadores do estoque de EPI’s que garantem um processo de tomada de decisão mais robusto e alinhado com as necessidades da área de SST. O objetivo é promover uma gestão de informações acerca dos trabalhadores, dos EPI’s e das entregas dos EPI’s, reduzindo tempo, custo e desperdícios no almoxarifado ou armazém de distribuição.

.

As melhorias no processo de Controle de Estoque de EPI’s na sua empresa contribuirão com a redução dos acidentes de trabalho e reduzem possíveis custos por autuações da SST durante uma fiscalização. Lembre-se o Controle de Entrega de EPI’s também é um processo crítico para promover a SST!!

.

A automação do Controle de Estoque integrada ao processo de Controle e Entrega de EPI’s também é uma solução que elimina erros no Controle de Estoque em planilhas, permite gerenciar as fichas dos trabalhadores, calcula a quantidade correta de EPI’s para um determinado período, entre outros benefícios associados ao uso da tecnologia.

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎️: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #EPI #NR06 #controle #estoque #segurançadotrabalho

.

Fonte: https://onsafety.com.br/a-importancia-do-controle-de-estoque-dos-epis-na-sst/