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GESTÃO DE SAÚDE CORPORATIVA: COMO GARANTIR O BEM-ESTAR DE SEUS COLABORADORES!

Muito mais do que proporcionar remuneração justa e oportunidade de crescimento, as empresas que desejam atrair e manter talentos precisam desenvolver uma gestão de saúde corporativa com boas condições de serviço e benefícios. Além disso, poucas organizações ainda se preocupam e valorizam a saúde do colaborador como prioridade estratégica e visão humanizada.

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Uma vez que o bem-estar e saúde do funcionário é estabelecido como prioridade, esse movimento acaba também influenciando nos resultados comerciais, como melhor desempenho no trabalho (incluindo aumento da produtividade) e níveis mais alto de satisfação de colaborador.

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Como aplicar no dia a dia a gestão de saúde?

Diversos fatores contribuem para promoção de uma rotina mais saudável e otimizada no ambiente de trabalho como, por exemplo, a valorização e retorno sobre a conduta do colaborador, podendo ser em forma de elogios, bonificações, promoções, etc. Evidenciando as políticas e valores da empresa na hora da contratação de funcionários.

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Sendo mais certeiro que eles se identifiquem com a instituição, permitindo a criação de vínculo entre as partes. É importante também orientar, treinar e incentivar táticas que aproximam os funcionários, ajudando o crescimento de forma coletiva.

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De uma forma geral, qualidade de vida é um conceito que engloba o bem-estar físico, mental, espiritual, psicológico e emocional. Dessa forma, é fundamental um cuidado 360° com propostas de seminários ou workshops que abordem técnicas de gerenciamento de depressão e estresse, como atenção plena, exercícios respiratórios e meditação, para ajudar os funcionários a reduzir a ansiedade e melhorar o foco e a motivação.

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O que acha de investir em espaços tranquilos para atividades de relaxamento? Vale também fornecer aos gestores treinamentos para ajudá-los a reconhecer os sinais e sintomas de estresse e depressão nos membros da equipe e incentivá-los a procurar ajuda de profissionais de saúde mental qualificados.

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Diante desse cenário, cabe as lideranças de DHO reconhecerem o papel fundamental que a gestão de saúde corporativa possui na função de cuidar, acolher e engajar os colaboradores, prevenindo os riscos de danos à saúde e equilibrando o ambiente de trabalho.

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Vale salientar que, de acordo com o relatório de Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social, 43% das empresas acreditam que programas de bem-estar oferecidos ajudam a reforçar sua missão e visão, 60% acreditam que eles ajudam a reter funcionários e 61% afirmam que melhoram a produtividade e os resultados financeiros.

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Empresas que investem no bem-estar, na saúde física e mental e na satisfação de seus colaboradores têm nas mãos um catalisador de resultados positivos, pois passa a contar com aumento de engajamento, produtividade, retenção de talentos e, consequentemente melhores resultados.

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A promoção da saúde corporativa precisa ser uma mudança de cultura na sua empresa. Certamente, você precisará de tempo, auxílio dos líderes e do DHO para disseminação dessa cultura. Não podemos esquecer das soluções e programas que auxiliam e mensuram se as estratégias adotadas pela sua empresa estão surtindo efeito, a curto e médio prazo.

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Se você gostou das dicas sobre gestão de saúde corporativa e quer saber mais sobre esse assunto, veja, neste outro artigo do nosso portal, bem-estar no trabalho gera hábitos mais saudáveis.

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