Esses dias ao chegar a uma das filiais da empresa onde trabalho presenciei uma cena muito chata.
.
Três pessoas estavam trabalhando na construção do teto, estavam em cima das estruturas metálicas, há certa de 12 MTs de altura com o cinto completo, mas sem conectá-lo a nada que os pudesse salvar de uma possível queda! Estavam totalmente desprotegidos.
.
É aquela velha história dos trabalhadores terceirizados ou subcontratados (trabalhadores que prestam serviço sem vínculo empregativo com a empresa).
.
Os contratantes de serviços terceirizados são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas, e indenizações em caso de acidente de trabalho.
.
Isto significa que poderão responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações, embora vinculados a empresas de prestação de serviços.
.
FALTA DE VÍNCULO
É sempre muito difícil fazer com que os terceirizados cumpram as normas de Segurança do Trabalho da empresa, por eles não terem vínculo empregatício com a empresa, logo não se sentem “parte da empresa”, e assim acabam não cumprindo as normas.
.
SALÁRIO INFERIOR
Também na maioria dos casos, os níveis salariais e os benefícios sociais nas contratadas são bem inferiores aos da empresa contratante, isso também causa desmotivação em contribuir com as normas internas da empresa contratante.
.
AUSÊNCIA DE EQUIPAMENTOS
Outro fato inegável é que terceirização quase sempre está associada à ausência de equipamentos de proteção individual, menor segurança e maior insalubridade. Sabemos que grande parte das terceirizadas não da mínima importância para a segurança e saúde de seus trabalhadores.
.
OPINE SOBRE AS CONTRATADAS
Se a sua empresa permitir que você opine sobre a empresa que será contratada para prestação de serviços terceirizados tanto melhor, nesse caso (que é raro) é bom que pesquise bem sobre empresa, visite sua sede e outros postos de trabalho dela, e perceba até que ponto a contratada e os trabalhadores dela estão comprometidos com a segurança do trabalho.
.
Observação: se for consultado não deixe de seguir a dica acima, depois de dar a sua opinião estará totalmente ligado a qualidade da mão de obra da contratada, se não der certo muita gente irá apontar para você!
.
ENVOLVA A CIPA
Sugiro também peça ajuda da CIPA na fiscalização o orientação desse tipo de trabalhador.
.
Com alguns tipos de empresas terceirizadas todo cuidado é pouco! Tenha muita atenção com esse tipo de prestador de serviço, pois “eles podem arruinar a Gestão de Segurança do Trabalho da empresa”.
.
ENVOLVA A LIDERANÇA DOS TERCEIROS
Outro macete é fazer uma reunião com os terceirizados e a sua chefia. Deixe-os cientes da própria responsabilidade e da importância que a empresa contratante dá para a segurança do trabalho. Deixe claro que se não colaborarem adotando medidas seguras no trabalho podem perder a parceria.
.
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
É importante que no contrato de prestação de serviço entre as partes esteja descrito de forma clara que as ações de segurança obrigatórias pela lei e pela contratante. Relate também que o não cumprimento pode acarretar em rompimento do contrato.
.
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #segurança #trabalhadores #terceirizados #liderança #CIPA
.
Fonte: https://segurancadotrabalhonwn.com/seguranca-do-trabalho-e-os-trabalhadores-terceirizados/