O GRO e o PGR são destaques nos Grupos de discussão, Facebook, Instagram, Linkedin e estão em alta nas mídias!
Quantos cursos, quantas formas e métodos estão surgindo de forma inovadora para atender o GRO e o PGR, aparecendo métodos que servirão para qualquer condição existente, curso definitivo para elaborar o GRO / PGR entre vários que estão oferecendo a solução.
De forma gratuita ou paga, não estamos aqui contra estes cursos, formas, métodos, pois tudo dependerá de antes de qualquer coisa observar o conteúdo programático, carga horária, a experiência e vivência do apresentador, chegando no ponto crucial para o sucesso, que é exatamente demonstrar de forma didática o atendimento a legislação prevista na NR 1 e nas demais NR´s, pois com as atualizações já realizadas e as que ainda acontecerão, as empresas e os profissionais devem estar preparados para esta adequação e mudança significativa que a área de Segurança e Medicina do Trabalho sofrerá a partir de 2021.
VEJAMOS UM EXEMPLO QUANTO A ERGONOMIA
Há uns 10 anos atrás, quem falava de Ergonomia e quais as empresas e profissionais que se importavam no atendimento da NR 17?
Igualmente com Softwares, que eram raros e restritos à grandes empresas que já pesavam em um gerenciamento mais efetivo.
O eSocial foi chegando e com ele surge milagrosamente Softwares relâmpagos, interesses em NR´s que até antes eram ignoradas.
Tal situação volta a ser presente com o GRO / PGR, como se tudo fosse exatamente algo novo e inovador que nunca foi existente na Segurança e Medicina do Trabalho, será mesmo?
Na CANPAT 2020, especificamente do dia 01.06 e do dia 09.06 que trataram sobre o histórico de toda a construção do GRO / PGR, apontando que na nova estrutura que será obrigatória em 2021, a Secretaria do Trabalho deixa claro que não quer deixar ser cometido o mesmo erro que houve com o PPRA em 1994 quando realmente passou a ser aplicado e cobrado de forma efetiva pelo antigo Ministério do Trabalho.
Para que estes erros não sejam cometidos, começa pela própria fiscalização estar engajada em se manter presente e exigente nas determinações de cumprimento por parte das empresas e pela efetiva estrutura atender o que se tem determinado pela NR 1, ou seja, a fiscalização deve realmente auditar (daí está a classificação AFT – Auditor Fiscal do Trabalho) quanto sua estrutura e penalizar se necessário não somente as empresas, mas também as Clínicas, Consultorias e profissionais que ainda podem estar pensando na estrutura antiga da “venda de papéis”.
E AS EMPRESAS QUE JÁ POSSUEM UMA CERTIFICAÇÃO JÁ NÃO TERIAM UMA VANTAGEM?
De certo modo, sim, mas há um importante ponto que muitas das vezes pode estar acontecendo e não se é observado, como, com uma certificação, podem haver erros que pela própria certificação não seriam possíveis?
Não estou colocando em xeque a certificação, mas sim nas condições conquistadas apresentarem ainda falhas inaceitáveis. Cabendo ainda observar que o GRO / PGR trazem informações que devem ser compatibilizadas e harmonizadas com o sistema certificado.
O formato a ser construído para o gerenciamento e para o programa deve buscar uma base bem sólida e confiável quanto a identificação, análise e tratamento dos dados, o que pode nos levar a enveredar ferramentas e metodologias que outras áreas como a Qualidade, como por exemplo o uso do PDCA, Matriz SWOT, Método RACI entre outras.
Saber adaptar estas estruturas será um grande e bom desafio, elevando mais o nível profissional e a qualidade das informações.
Não podemos também negligenciar a capacidade de criação de novas ferramentas que podem trazer um novo ciclo para os profissionais, pois certamente despertará a vontade de se elevar o padrão e consequentemente um impacto será observado e sentido tanto para quem cria ou para quem irá aplicar, resultando em mudanças significativas para a empresa e os trabalhadores.
O saber será parte “sine qua non” para todos os profissionais que irão tratar sobre o GRO / PGR e as novas NR´s e para as alterações que ainda virão. Inovações certamente estão por vir e os resultados serão fantásticos.
Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA VIRTUAL:
E-mail: comercial@segvidamg.com.br
WhatsApp: (31) 98473-4605.
TEL: (31) 3817-4149 – Brasil.
#segvida #vida #sso #sst #tst #segurança #segurançadotrabalho #empresa #pgr #gro #instagram #facebook #linkedin #ergonomia #eSocial #NR’s
Fonte: https://rsdata.com.br/