A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.
A Síndrome Gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.
A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. Muita gente não sabe, mas a gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B.
PREVINA-SE:
- Lave bem as mãos com água e sabão;
- Beba bastante água. Manter as vias respiratórias bem hidratadas dificulta a entrada de vírus e bactérias;
- Evite locais com muitas pessoas e com pouca circulação de ar;
- Mantenha a janela do ônibus sempre aberta, mesmo em dias mais frios;
- Sempre jogue os lenços de papel no lixo;
- Nunca use as mãos para tossir ou espirrar;
- Ao tossir ou espirrar, use a parte interna do braço, na área superior das mangas da roupa;
- Evite compartilhar alimentos, copos, talheres, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
- Crianças menores de seis meses, que ainda não receberam todas as vacinas, não devem ser expostas a locais com aglomerações de pessoas, como shoppings e ônibus;
- Não tome medicamentos sem orientação médica;
- Diante de qualquer sintoma de gripe, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
COMO ACOMPANHAR O BALANÇO PARCIAL DE VACINAÇÃO DA GRIPE EM MINAS GERAIS?
Os dados das doses aplicadas da vacina contra a gripe podem ser acessados por meio da plataforma do Sistema Nacional de Imunização, Ministério da Saúde. Nessa, os profissionais de saúde dos municípios lançam as informações sobre vacinação. Como esse sistema é dinâmico, os números estão em constante atualização. CLIQUE AQUI.
Basta selecionar a UF (Unidade Federativa) de seu interesse, a Macro Regional e, caso queira consultar dados de algum município em específico, a Regional e o Município. Caso seja de Minas Gerais como um todo, somente os dois primeiros campos já são suficientes. Depois disso, basta clicar em “Pesquisar”, que os números das doses aplicadas, divididas por grupos prioritários, já irão aparecer. O sistema possui vários filtros, então você pode fazer a busca da forma como achar mais propícia.
1ª FASE: 23 de março a 14 de abril
Público: pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde
2ª FASE: 15 a 24 de abril
Público: professores; pessoas com doenças crônicas, e profissionais da segurança e salvamento.
3ª FASE: 09 a 22 de maio
Público: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; adultos de 55 a 59 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; povos indígenas; pessoas com deficiência física; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.
Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
Email: comercial@segvidamg.com.br
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL: (31) 3817-4149 – Brasil.
#segvida #vida #previna-se #h1n1 #gripe #ministeriodasaude #vacinação #minasgerais #saude #segurançadotrabalho #sst #sso #trabalho #tst #engenhariasegurancatrabalho #influenza
Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/gripe