A definição da higiene ocupacional, como aparece na Enciclopédia de Saúde e Segurança Ocupacional da OIT (OIT, 1998; capítulo Goelzer, B.
Dentro do segmento de Saúde e Segurança do Trabalho, a Higiene Ocupacional exerce um papel fundamental para o bem-estar dos trabalhadores, tornando seu local de trabalho produtivo.
A Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho e Higiene Industrial, é uma ciência que tem como objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho. Os riscos são agentes ambientais que podem causar doenças e danos à saúde dos trabalhadores. Portanto, são funções da Higiene Ocupacional:
- Promover ambientes ocupacionais com maior qualidade;
- Promover a proteção da saúde dos trabalhadores em seu ambiente ocupacional;
- Estabelecer medidas de controle sustentáveis;
- Promover a proteção ambiental;
AS ETAPAS DA HIGIENE OCUPACIONAL SÃO:
Antecipação: Esta é uma etapa fundamental na pratica da higiene ocupacional, pois riscos que não são inicialmente identificados, não serão nem avaliados nem controlados. O reconhecimento adequado dos riscos permite uma definição clara do problema e o estabelecimento de prioridades para ação.
Reconhecimento: tem por objetivo identificar fatores de risco, real ou potencial, nos locais de trabalho já existentes, isto requer conhecimento dos processos de trabalho (inclusive matérias primas utilizadas, produtos e sub-produtos) bem como dos efeitos adversos que agentes e fatores, associados com os mesmos, podem causar nos trabalhadores. O reconhecimento inclui visitas aos locais de trabalho para observar as condições de exposição e obter as informações necessárias dos trabalhadores.
Avaliação: tem por objetivo avaliar os riscos para constatar sua presença (em caso de dúvida) e chegar a conclusões quanto a sua magnitude. A avaliação pode ser qualitativa,semi-quantitativa ou quantitativa.
A avaliações qualitativas são baseadas em observação, experiências anteriores ou modelos.
As avaliações quantitativas são baseadas, em geral, na comparação de resultados de medições com valores limites de exposição ocupacional recomendados e/ou legalmente adotados. Se tais valores não tiverem sido estabelecidos, o higienista ocupacional deve ter a capacidade de estabelecer seus próprios critérios de avaliação. Inclusive, quando riscos sérios para a saúde são óbvios e evidentes, a recomendação de medidas preventivas deve ser imediata, mesmo antes de ser feita uma avaliação quantitativa de risco.
Prevenção e Controle: tem por objetivo recomendar, projetar, implementar e verificar medidas de prevenção e controle de riscos, que devem ser integradas em programas bem gerenciados e sustentáveis. Estas medidas podem ser relativas ao processo e/ou ambiente de trabalho (por exemplo, substituição ou modificações de materiais e processos, isolamento, sistemas de ventilação), relativas ao trabalhador (por exemplo,melhorias nas práticas de trabalho, ou o uso de equipamentos de proteção individual -EPI) e administrativas (por exemplo, organização do trabalho).
Embora o reconhecimento e a avaliação dos riscos sejam de fundamental importância, não são suficientes para assegurar um ambiente de trabalho seguro e salubre. Fatores de risco e condições prejudiciais para a saúde só podem ser evitados, ou corrigidos, pela implementação de medidas preventivas adequadas, integradas em programas de prevenção e controle de riscos, bem planejados, com boa gestão, multidisciplinares e sustentáveis.
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS POR COR
No Mapa de Riscos Ocupacionais, cada tipo de risco está relacionado à uma cor. Trata-se da representação gráfica dos riscos à saúde e segurança do trabalhador em cada ambiente de trabalho. O objetivo é compartilhar a informação com toda a equipe a fim de que sejam estabelecidas políticas de prevenção de acidentes e riscos ocupacionais.
Devemos separar os riscos de acordo com os processos de trabalho e as funções exercidas por cada trabalhador. O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) auxilia neste processo para que seja possível listar o risco que cada função está exposta.
O grupo é dividido pelo risco + a função de trabalho que está exposta à esse tipo de agente ambiental. Isto, irá facilitar o SESMT a identificar os agentes e criar o Mapa de Riscos para empresa. Este método proporcionará mais eficiência na gestão de segurança do trabalho e riscos. Pois, é uma ferramenta de mapeamento rápido dos riscos que permite a adoção de medidas com agilidade!
A homogeneidade resulta do fato da distribuição da probabilidade de exposição poder ser considerada a mesma para todos os membros do grupo. A prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais pode ser ligada diretamente a cada ambiente de trabalho via GHE, uma vez tendo os riscos levantados via GHE à gestão de segurança toda deve passar por ele, desde a escolha do tipo de avaliação/monitoramento e periodicidade necessária ao ambiente, até a escolha do EPC e do EPI, adequado, elaboração de PPRA, e até outras medidas de prevenção e correções necessárias.
A higiene ocupacional contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida dos trabalhadores dentro das empresas. Além de prevenir possíveis doenças ocupacionais, também é uma ferramenta que garante a proteção do trabalhador. A Higiene Ocupacional ajuda a manter os funcionários física e mentalmente saudáveis, permitindo que a energia e os recursos se concentrem na execução das tarefas. Além do desconforto físico, as complicações de saúde podem desencadear inúmeras outras distrações como: estresse, fadiga, desatenção e ansiedade, tornando difícil para o trabalhador ser eficaz no local de trabalho. Eliminar esses riscos permite aos funcionários serem mais focados e, portanto, mais produtivos.
.
.
Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA VIRTUAL:
E-mail: comercial@segvidamg.com.br
WhatsApp: (31) 98473-4605.
TEL: (31) 3817-4149 – Brasil.
.
.
#segvida #vida #sso #sst #tst #segurança #segurançadotrabalho #empresa #ho #higieneocupacional
.
.
Fonte: https://tecnicosegurancadotrabalhooficial.wordpress.com