SST significa Segurança e Saúde no trabalho, são normas e procedimentos legalmente estabelecidos aos empregados e empregadores. Seu objetivo é cuidar da saúde do trabalhador e minimizar as chances de acidentes ou o desenvolvimento de doenças ocupacionais.
Alguns indicadores de segurança do trabalho como taxa de gravidade e taxa de frequência qualquer pessoa consegue definir, pois existe fórmula e é fácil compilar os dados. Porém existem inúmeros indicadores até melhores do que os citados que dependem de você para existir na empresa.
1. PERCENTUAL DE EFICÁCIA DAS MEDIDAS DE CONTROLE
Quanto determinada medida de controle foi eficiente? Como você provará a eficiência?
A colocação de uma medida de proteção coletiva pode ter tudo a ver com a diminuição dos acidentes de trabalho, somente você sendo profissional que tem acesso a empresa pode definir. E nem é tão difícil assim, se fosse melhoria em máquina, por exemplo, bastaria calcular o número de acidentes antes e depois da melhoria.
Vale lembrar que quanto mais dados quantitativos da gestão de SST a empresa tem, mais é simples comprovar se a gestão está sendo bem ou malsucedida.
2. VALIDADE DO EPI
Enquanto a validade do CA é determinada pelo órgão emissor do mesmo, a validade do EPI (equipamento de proteção individual) deve ser definida pela empresa que fornece o EPI ao trabalhador.
Existem vários bons motivos para fazer o teste do EPI, como por exemplo, melhorar a taxa de uso dos EPIs, avaliar se o EPI reage bem com as particularidades do ambiente, avaliar o conforto do usuário.
3. PERCENTUAL DE COMPORTAMENTOS SEGUROS
Melhor do que apenas avaliar a quantidade de acidentes de trabalho (avaliação reativa) é avaliar os comportamentos seguros (avaliação ativa e preventiva).
Assim como não temos o hábito de elogiar o trabalhador quando faz o certo, mas adoramos o criticar quando erra, precisamos ter mais atenção aos indicadores ativos.
Para aplicar esse indicador bastaria definir os comportamentos esperados (comportamentos seguros) e planejar como será feito a observação desses comportamentos.
4. TEMPO DECORRIDO SEM PARALISAÇÃO DA ATIVIDADE PRODUTIVA PROVOCADA POR ACIDENTES
Com menos acidentes no ambiente, mais tempo de máquina produzindo é possível.
Máquina produzindo é igual a lucro para o empregador! Quando o empregador lucra o negócio prospera empregador e empregados ganham.
Esse é um indicador também poderoso! Com ele é possível avaliar até quantas peças foram produzidas a mais por causa de menos acidentes.
5. QUANTIDADE DE TREINAMENTOS REALIZADOS
A falta de treinamento de um previsto é item de segurança preocupante, além de ser passível de multa. Quando falta treinamento tende a falta conscientização de segurança.
Infelizmente em muitas empresas não há preocupação de treinamento para trabalhadores. Até se preocupam com treinamento de CIPA e da Brigada de Incêndio, como se esses fossem suficientes para tocar as medidas de SST sozinhos.
Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br.
ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.
#SEGVIDA #INDICADORES #SST #TREINAMENTOS #SEGURANÇA #SEGURANÇADOTRABALHO #CIPA #EPI #SSO