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Todos nós gostaríamos de conquistar um ambiente de trabalho sem acidentes, mas isso simplesmente não é possível. Incidentes ocorrem, não importa o ramo nem o quão leve seja a carga de trabalho. Um acidente é o evento final de um processo não planejado, que resulta em ferimento ou doença para um funcionário. Em algumas situações, isso pode causar danos à propriedade e a um colaborador. O objetivo principal da investigação de acidente de trabalho é assegurar que sejam identificadas suas causas, assim como os métodos para prevenir sua recorrência.

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Há medidas que você pode seguir, porém para diminuir a frequência e a gravidade dos acidentes. Um dos mais críticos é investigar minuciosamente cada acidente, a fim de que você possa identificar os elementos que levaram a ele e implementar medidas para prevenir uma ocorrência futura. 

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Escolha um método adequado

Em primeiro lugar, é preciso que o investigador principal deixe claro exatamente as informações e os dados que ele está buscando, além do objetivo da investigação. A metodologia utilizada para a investigação muda de acordo com a complexidade e as peculiaridades do acidente.

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Acidentes causados devido à falta de cumprimento às normas de segurança podem ser conduzidos de modo mais simples e somente ser feita a coleta de depoimentos e de dados. Já acidentes de trabalho considerados mais complexos, ocasionados por vários elementos interligados, podem exigir que sejam feitos uma análise mais detalhada e relatórios mais complexos.

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Colete os dados

Comece protegendo a cena do acidente. Faça isso o mais rápido possível, a fim de reunir seus dados iniciais. Duas coisas podem mudar ao longo do tempo após um acidente acontecer: memórias de testemunhas e provas materiais do evento. A coleta dessas informações o mais rápido possível garantirá que você tenha mais informações úteis.

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Um dos maiores desafios que os investigadores enfrentam é ser capaz de determinar quais informações são relevantes, para entender o que aconteceu, como aconteceu e por que aconteceu. É uma boa ideia identificar esse tipo de informação com antecedência, com o intuito de ter um plano ou processo em vigor assim que a investigação estiver em andamento.

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Contextualize o cenário

Utilizando suas anotações, entrevistas e observações, a equipe de investigação deve ser capaz de definir uma sequência de eventos e as causas prováveis ​​do acidente. Os investigadores devem, também, juntar qualquer documentação que possa ser de utilidade, como registros de equipamentos e fotos da cena do acidente.

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À medida que o investigador examina o que foi capaz de coletar, é possível contextualizar o cenário do acidente. Lembrando que é muito importante identificar quaisquer lacunas nas informações e tentar preenchê-las, por meio de investigações adicionais.

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Colha depoimentos fazendo perguntas à vítima

A equipe de investigação deve sentar-se e discutir o acidente com a vítima e todas as testemunhas envolvidas no acidente. É recomendado, também, entrevistar outras pessoas importantes, como aqueles que trabalham regularmente na área do acidente ou que tiveram contato com a vítima antes do ocorrido. É útil utilizar um gravador para registrar essas entrevistas.

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Procure por circunstâncias anormais

Caso a sua empresa tenha um programa de segurança do trabalho abrangente vigorando, é provável que o mesmo não estivesse sendo seguido em sua totalidade quando o acidente aconteceu. Ao revisar os dados coletados sobre o acidente, a equipe de investigação precisa atentar a circunstâncias diferentes antes do acidente, que possam ter contribuído para o mesmo.

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Atente aos detalhes

Defina a sequência de eventos que ocasionaram o acidente. Em seguida, estude cada evento para identificar comportamentos inseguros, todas as condições perigosas e ações que não foram realizadas e que possam ter viabilizado o acidente.

Analise, também, as fraquezas do sistema, como planos, programas, processos, políticas e procedimentos de segurança ausentes ou inadequados. Depois de desenvolver e analisar a sequência de eventos, defina as causas dos eventos, conduzindo uma série de análises:

  • Análise de lesões;
  • Análise de eventos;
  • Análise de sistemas;
  • Causa direta de lesão;
  • Causa raiz do acidente;
  • Três níveis de análise de causa;
  • Causa superficial do acidente.

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Elabore o relatório

A equipe de investigação deve elaborar um relatório que inclua todos os dados recolhidos, a sequência dos acontecimentos, as causas presumidas do acidente e as recomendações de prevenção de futuros acidentes. Além disso, ela precisa fornecer o relatório do acidente à gerência, bem como um briefing para revisar os resultados do relatório. Os tópicos de discussão mais importantes provavelmente serão as causas do acidente e as recomendações de prevenção que a equipe de gerenciamento pode aprovar para implementação.

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Embora cada investigação de acidente seja única, os processos fornecerão algumas orientações básicas sobre o modo e os motivos pelos quais um acidente de trabalho ocorreu, a fim de que você possa tornar sua organização um ambiente de trabalho mais seguro para trabalhar futuramente.

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Os seguintes acidentes devem sempre ser relatados às autoridades:

  • fatalidades;
  • lesões que requerem hospitalização;
  • exposição química, que requer tratamento médico imediato;
  • grandes derramamentos, emissões ou qualquer outro evento com grave impacto ambiental.

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Implemente soluções

É preciso recomendar melhorias, a fim de prevenir incidentes futuros. Para assegurar que essas recomendações sejam eficientes, estratégias de controle de perigo precisam ser implementadas para excluir ou minimizar as causas superficiais específicas do acidente.

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Faça um relatório completo. O modo como você apresenta suas descobertas moldará as ações corretivas e as percepções subsequentes. O formulário de relatório de acidente deve incluir:

  • fundo;
  • achados;
  • resumo;
  • recomendações;
  • descrição de acidente;
  • ações de acompanhamento e revisão;
  • anexos (fotos, esboços, notas de entrevista, e assim por diante).

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Por fim, agora você sabe como realizar a investigação de acidente de trabalho. Caso a investigação de acidentes apenas registre o evento, mas não evita incidentes futuros, é, na verdade, uma grande perda de tempo, esforço e recursos. Em vez de uma correção, você fica com outro acidente esperando para acontecer.

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Fonte: https://conect.online/blog/investigacao-de-acidente-de-trabalho/