COMO IMPACTAR E GERAR MUDANÇAS EVOLUTIVAS DE EQUIPES COM ALTO DESEMPENHO!
O líder como peça central para formar e manter uma equipe de alto desempenho: é sobre esta temática que o presente trabalho de conclusão de curso trata.
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A liderança tem sido objeto de pesquisas e estudos ao longo dos séculos, sempre com o objetivo de compreender as habilidades e métodos que tornam pessoas em líderes, vencedores, respeitados e seguidos por seus colaboradores.
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As organizações de hoje, em todo o mundo, desenvolvem métodos para alcançar a liderança em seu segmento, para isto, pesquisam, contratam consultorias e treinam suas equipes, gestores, com o objetivo de criar líderes.
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Equipes de alto desempenho são formadas por colaboradores, que são líderes. A Liderança ocorre em todos os âmbitos da sociedade humana, assim como a formação de grupos, que quando têm objetivos e métodos em comum, tornam-se equipes.
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A liderança é aplicada nas organizações, principalmente, quando falamos na gestão de recursos humanos, logo quando colocamos em foco a formação de equipes é preciso ir na origem do entendimento sobre liderança.
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A metodologia utilizada para a realização deste ensaio foi do tipo pesquisa bibliográfica , com base em revisão de literatura sobre os temas: liderança avançada, formação de equipes através da gestão de pessoal, desenvolvimento de equipes de alto desempenho e sua manutenção dentro das organizações.
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INTRODUÇÃO:
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Sabemos que o tema liderança já era tratado por Sócrates séculos antes do cristianismo mudar a história para antes e depois de cristo. E foi com os filósofos que aprendemos a questionar para crescer. Uma mente que questiona, e faz este questionamento a si mesmo é mais hábil na progressão, seja em sua vida pessoal ou profissional. Líder é quem sabe servir, é quem sabe fazer funcionar, quem sabe construir a harmonia das relações entre todos, para que então exista o máximo de criação de valores e de coisas.
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É uma pessoa que sabe ser funcional a todas as partes envolvidas, até que estas partes estejam harmonizadas a produção de uma unidade simples. Liderar, etimologicamente, significa conduzir. Logo não existe liderança no vácuo, é preciso que existam pessoas para serem lideradas. Neste tralho trataremos da liderança como base para a construção de equipes, mas não de equipes tradicionais, mas sim de equipes de alto desempenho.
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Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para produzirem entusiasticamente visando atingir as metas identificados como sendo para o bem comum. Verificamos que é entendimento geral que liderar é sinônimo de influenciar. É a soma de técnicas, habilidades e conceitos que permitem ao líder motivar seus liderados em prol de um bem comum.
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No mundo das organizações corporativas encontramos enraizados o líder tradicional, que ocupa o topo da cadeia, e que traz para si, todo o ônus e o bônus da liderança. Mas o que temos a propor neste ensaio é que com base no estudo histórico da liderança, através das teorias clássicas e modernas de gestão, é possível realizar o que as corporações tanto trabalham para desenvolver, líderes em todos os lugares, áreas, segmentos de uma empresa, corporação.
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Podemos extrapolar, e imaginar que o objetivo das corporações é alcançar o maior desempenho possível no que elas propõem realizar, e é fato que selecionamos para líder os que se destacam em suas áreas, que apresentam melhores resultados, e que trazem em sua bagagem a experiencia de liderar, influenciar seus colaboradores rumo ao sucesso. Então como ter o maior número de líderes em nossas corporações? Através da pesquisa dos textos selecionados, de autores que tratam sobre liderança, motivação, equipes, organizações, gestão de pessoas, e formação de equipes de alto desempenho, apresentaremos uma linha de raciocínio claro que irá nos conduzir na estrada sinuosa da formação de equipes, e indo além, para a formação de equipes de alto desempenho, verificando nas etapas do processo como o é o papel do líder atual na transformação destas equipes tradicionais em equipes de alto desempenho.
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1.1 Conceito de Liderança
Todas as organizações, públicas ou privadas precisam dar a verdadeira importância para a liderança em suas fileiras de colaboradores.
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Quando pensamos em liderança, as primeiras palavras que surgem em nossas mentes são; Chefe, Patrão, Comandante, poucos ainda remetem ao nome Líder, que como estamos identificando nesta pesquisa. Quando a liderança é preparada, contribui para o resultado positivo das equipes, um líder despreparado pode guiar sua equipe para a derrota, isto é não atingir os objetivos da organização.
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1.2 Hoje o papel do líder vai alem do que é culturalmente conhecido como “Chefe”, ele se torna um modelo, guia, orientador para seus liderados, deixando cada vez maior o abismo entre o chefe e o líder, como a seguir:
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1.3 Apresentamos três tipos de líderes, o já citado neste estudo, que é líder chamado de nato, aquele que nasce com as características que chamamos de dom da liderança, em seguida ela cita o líder que é capacitável, isto é, treinável é aquele que não nasceu com as características tão afloradas, não tem o chamado dom nato, mas tem algumas características que podem ser desenvolvidas com muito esforço e dedicação.
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E por último o líder formidável, este além de nascer com o dom da liderança, trazendo consigo as características desejáveis a um líder nato, ele além disso, treina, é esforçado, se dedica ao extremo, consegue desenvolver suas habilidades naturais, o líder admirável. . Cada pessoa tem uma maneira de liderar, existem várias formas, cada qual com sua característica
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Estilos de Liderança
Teorias de liderança podem ser classificadas em três grupos: teorias de traços de personalidade, teorias sobre estilos de liderança e situacionais.
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O quadro 1 apresenta a teoria sobre Estilos de Liderança.
Quadro 1: Estilos de liderança
1.4 Virtualmente, qualquer pessoa pode ser um líder num apropriado quadro de circunstâncias. Mas, tal como a teoria dos traços, uma aproximação puramente situacionista depara com dificuldades para explicar as razões de uma liderança eficaz ou ineficaz.
1.5 Teorias da Motivação
Desmotivação pelo trabalho: pela falta de motivação intrínseca, as pessoas se concentram nas reivindicações e expectativas por maiores salários e melhores condições de trabalho como meio de compensar a insatisfação, o descontentamento e a frustração com a tarefa.
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O que move e gera a motivação do indivíduo são as satisfações das suas necessidades. Necessidades estas que possuem uma hierarquia, à medida que são satisfeitas as mais baixas o indivíduo busca satisfação da necessidade seguinte.
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O Tema Motivação é alvo de estudo há séculos, inicialmente como tema para motivar tropas, até os dias de hoje nas organizações corporativas, passando pelo seio da escola, na educação crianças e jovens.
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De acordo com a pirâmide de necessidades , presente na Figura , em sua hierárquica, existem as necessidades básicas, inferiores e as necessidades superiores. As necessidades inferiores da pirâmide, são necessidades mais simples e de satisfação rápida, ao contrário das localizadas no alto da pirâmide. Segundo a teoria da motivação humana, partindo da base, os níveis da hierarquia são:
1.6 Equipe x Grupo de Trabalho
Na Era da Informação, o velho modelo burocrático não tem muita serventia. A organização hierárquica composta por departamentos e cargos está em extinção. Ela se caracteriza pela manutenção do status quo quando o mundo dos negócios exige mudança e inovação das organizações.
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Estas estão migrando rapidamente para um novo conceito de trabalho, em vez de separar as pessoas em cargos individuais e fragmentados; o segredo agora está em juntar as pessoas em equipes ou células de produção, em grupos integrados de trabalho e atividades conjuntas. O resultado é totalmente diferente e melhor. As equipes são mais do que simples grupos humanos, pois elas têm características ímpares que os grupos não têm.
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1.7 Formando Equipes
Um grupo para se tornar uma equipe passa por alguns estágios de desenvolvimento de uma equipe.
O processo básico envolve 5 estágios (Formação, Conflito, Acordo e Desempenho e Dispersão). Uma equipe pode ser formada para um departamento, com início, mas sem previsão de termino de trabalho, ou para um projeto especifico com início, cronograma, e fim de um projeto com uma entrega programada.
Manutenção de uma Equipe de Alto Desempenho
A estrada para formar uma equipe de alto desempenho é longa, sinuosa e acidentada. É percorrida por um longo tempo, e como levantado na pesquisa deste trabalho é preciso que ocorra a dedicação do líder e da organização, desde a seleção dos colaboradores até o possível desmonte da equipe desenvolvida.
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Além das tarefas, atribuições e comportamentos aqui relacionadas nesta pesquisa, é preciso manter a equipe após sua formação, quando se verifica que a mesma está funcionando dentro dos parâmetros estabelecidos pela organização, como alto desempenho, é papel do líder manter a mesma dentro deste parâmetros e para tal existem algumas abordagens motivacionais, que é a de encontrar as necessidades dos colaboradores, como abordado no item motivação do presente trabalho, que passa pela entrega de benefícios, hoje reconhecidos como de mercado, indo além do convencional, e trabalhar o feedback da equipe, dentro de normas estabelecidas com a equipe de alto desempenho, que realiza periodicamente uma autoavaliação, que gera o feedback que irá fazer parte da manutenção e melhoria da equipe.
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5. Conclusão
O objetivo deste trabalho foi mapear a estrada da formação das equipes de alto desempenho, e o papel da liderança em todo o processo desta formação, começando pelo indivíduo nas organizações, passando pela formação de grupos, que se tornam equipes e culminam no estágio de excelência das equipes de alto desempenho. Para tanto, foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica sobre a origem, as competências e habilidades da liderança, em motivar pessoas por meio da gestão de pessoas e seus talentos, reconhecendo-os como seres únicos no processo de formação das equipes, que são as unidades formadoras das organizações.
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Após a análise teórica destes conceitos relativos à liderança e motivação foi possível finalizar o estudo com uma conclusão clara do papel da liderança na formação e manutenção das equipes de alto desempenho nas organizações, sejam elas públicas, privadas ou mistas.
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Fica evidenciado no trabalho de pesquisa que o tema é de grande relevância na atualidade para todas as organizações, que tem como objetivo se manter e crescer em um mercado tão competitivo e globalizado, por conseguinte relevante a todo o ser humano, que é quem compõem as organizações por todo o globo. O desenvolvimento de pessoas é o verdadeiro objetivo das lideranças nas organizações, que tem como meta gerar bons resultados, e estes resultados só podem ser alcançados se compreendermos como encontrar e preparar os líderes que formaram as equipes.
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Estas são a unidade básica de funcionamento de todo o tipo de organização, publicas, privadas, corporativas ou não, tem seu trabalho realizado pelas equipes, e quanto maior for seu grau de comprometimento, maior serão os resultados que estes lideres entregaram. E para alcançar o nível de equipes de alto desempenho, é preciso trilhar uma longa estrada, que começa na compreensão de quem são os colaboradores que formaram esta equipe, e quais são suas necessidades, estas que irão move-los em direção dos estágios aqui pesquisados, que formaram a equipe de alto desempenho.
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Ao tratarmos de alto desempenho precisamos lembrar que para alcançar este nível de equipe, é preciso compreender as necessidades que movem, isto é, motivam, os colaboradores desta equipe. Para tal analisamos o princípio histórico da liderança, suas correntes, modelos e aplicações, cruzando com as teorias de administração e motivação que tem maior aceitação entre os líderes do mercado atual.
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Após o estudo sobre a liderança e a compreensão das teorias motivacionais foi possível entrar na formação de equipes, compreendemos que a formação de equipes precede a formação de uma equipe de alto desempenho, não é possível iniciar um processo de formação de equipe direto no estágio de alto desempenho. Isto não é possível por que este estágio não se alcança somente pela soma de conhecimentos e habilidades técnicas, é preciso engajamento, experiencia e compreensão de si e dos colaboradores da equipe.
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