Ter uma liderança humanizada é o melhor caminho para o engajamento de colaboradores e o sucesso dos negócios.
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Para construir um time de sucesso não basta ter pessoas cheias de habilidades, é preciso que elas estejam conectadas ao gestor e que sejam tratadas como parte importante da organização.
Sendo assim, conhecer o colaborador e olhar para ele para além da força produtiva pode ser um diferencial no exercício da sua liderança.
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Nós sabemos a importância deste assunto, por isso, este artigo está cheio de dicas práticas para deixar a sua liderança ainda mais humanizada e centrada no seu capital mais importante: as pessoas colaboradoras.
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Vamos lá?
Afinal, o que é uma liderança humanizada?
Primeiramente, é preciso deixar claro: ser um líder humano não é sobre sorrir o tempo todo e dizer “amém” para tudo e todos, sem feedbacks de melhoria e sem alinhamentos de desafios; pelo contrário.
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A liderança humanizada, na verdade, envolve reconhecer e perceber a importância das pessoas como força de trabalho dentro da organização, esquecendo aquela ideia tradicionalista de que elas apenas fazem parte da mecânica de funcionamento da empresa.
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Essa ideia, hoje antiquada, vem de um conceito dualista que separa os aspectos da vida pessoal e profissional. Naquele contexto, era normal que os chefes fossem mais frios e distantes.
Nos dias atuais, em que a vida pessoal está dentro da vida profissional e vice-versa, fica praticamente impossível que um gestor exerça uma boa liderança sendo desta forma.
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Duas palavras bem importantes para a prática da gestão humanizada dentro deste novo contexto são a empatia e a solidariedade.
Tenha em mente: um colaborador que se sente bem e que está motivado a buscar por resultados será muito mais produtivo do que um profissional cheio de problemas e infeliz.
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A importância de ter uma liderança humanizada
Quando há um líder humanizado comandando o departamento só é possível colher bons frutos. Além da produtividade aumentada que comentamos acima, há a lucratividade do empreendimento como consequência.
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Além disso, outras características que atuam como retorno de investimento são a manutenção do clima organizacional e a criação de uma boa marca empregadora.
Com certeza, você já ouviu falar que o “boca a boca é o melhor marketing”. E é mesmo!
A marca empregadora (ou Employer Branding) é criada quando, entre outras ações, os próprios colaboradores falam positivamente sobre a experiência de trabalhar na empresa para pessoas que estão de fora.
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Logo, uma boa liderança é sim um item que soma bastante na construção da reputação da empresa nesta frente.
Vale à pena frisar aqui que a liderança humanizada também contribui para a redução das taxas de Turnover de qualquer companhia. Afinal, quando os colaboradores são bem tratados, eles tendem a ficar mais tempo na empresa.
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Hard skills importantes para líderes
Seja qual for o estilo de gestão, desenvolver habilidades para ocupar esse papel importante é fundamental.
Tenha em mente que um líder precisa ter tantas competências técnicas (hard skills) quanto seus colaboradores.
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Não é bacana, por exemplo, que o gestor do departamento dependa exclusivamente dos subordinados para executar tarefas que fazem parte da dinâmica do departamento.
Entre as habilidades técnicas que são importantes para o gestor, destacam-se:
- Falar uma língua estrangeira;
- Saber lidar com um software essencial da área;
- Manjar muito de Excel;
- Ter certificações e licenças de atuação na sua área.
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Soft skills essenciais para líderes humanizados
Já as competências comportamentais (soft skills) de um líder são mais exclusivas para este cargo e demandam outro olhar para serem encontradas. Afinal, o gestor precisa se diferenciar e a grande sacada é justamente o modo como ele lida com tantas pessoas.
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Abaixo, vamos te dizer quais são as principais habilidades comportamentais esperadas:
- Tomada de decisões rápidas e efetivas;
- Utilização de dados para basear orientação aos resultados;
- Comunicação clara;
- Flexibilidade;
- Poder de negociação – diálogo;
- Criação de conexão e bons relacionamentos;
- Mentoria;
- Autogestão;
- Inteligência emocional
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Será que o time de líderes da sua empresa se enquadra aqui? E se você é um gestor, qual dessas habilidades é o seu forte?
Entenda: no mundo perfeito, uma boa liderança sabe combinar as hard skills e softs skills… Mas, é preciso lembrar que nem tudo o que listamos é inato e, mais do que isso, que as habilidades valorizadas no mundo do trabalho sempre se renovam.
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Nestes casos, a importância do RH em promover ações que desenvolvam e preparem as lideranças da empresa de forma contínua se torna ainda mais evidente!
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Confira 5 dicas práticas para humanizar a sua liderança
Se a remuneração pura e simplesmente não é mais tão eficaz para manter as pessoas no trabalho, então as empresas precisam pensar em como humanizar sua liderança.
A boa notícia é que a empresa e o próprio RH podem treinar os líderes para que a humanização seja colocada em prática e o primeiro passo para que isso aconteça é saber que existem princípios que guiam esse tipo de gestor.
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1. Ame o que você faz
Por que você faz o que faz? Há amor e propósito nisso tudo? Você valoriza as pessoas?
Um líder humano aceita a contribuição que cada um tem para dar de forma única e reconhece o seu valor. Ele conduz os desafios do trabalho de forma racional e de modo que beneficie a todos.
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2. Seja líder de si mesmo
Isso significa que o líder precisa ter consciência de si mesmo, ter clareza de quem ele é para que consiga liderar com propósito e, assim, se conectar com os colaboradores verdadeiramente.
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3. Priorize a igualdade e a diversidade
Líderes humanizados defendem contratações que englobam candidatos qualificados, independentemente de gênero, nacionalidade e outros aspectos.
As chances devem ser dadas considerando o contexto de cada um e a avaliação deve ser feita a partir de uma perspectiva imparcial.
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4. Tenha uma comunicação clara e eficaz
A liderança humanizada busca diminuir a lacuna que existe por conta da relação hierárquica.
Uma comunicação aberta motiva os profissionais do time e ajuda na criação de conexão entre líder e equipe.
O líder humanizado deve chamar seus funcionários para opinar e para que assumam protagonismo sempre que possível.
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5. Trabalhe com feedbacks
Além de traçar as metas e orientar a equipe para cumpri-las, o líder precisa ouvir o seu time, a fim de criar confiança entre o colaborador e o gestor.
Nesta competência, não poderíamos deixar de citar a importância da troca de feedbacks, assim você mostra às pessoas que suas opiniões e percepções são importantes para o sucesso da empresa e cria uma aproximação maior com elas.
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Esteja aberto para construir uma cultura de feedbacks. Comece dando o exemplo e instigue seus liderados a entrar neste ciclo que só tem a agregar à empresa.
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