O medo é um sentimento intrínseco ao ser humano, está na natureza das pessoas. Ninguém supera um temor do dia para a noite. Mas, por meio de técnicas e treinamentos, é possível dominá-lo, fazendo com que ele deixe de atrapalhar o desenvolvimento pessoal.
.
O primeiro passo é querer, de fato, enfrentar esse desafio. Afinal, enquanto alguém está receoso, com medo de algo e sem saber qual é o próximo passo, o mundo continua girando e novas coisas estão acontecendo. Desta forma, é preciso agir para não perder oportunidades — especialmente na esfera profissional, que, cada vez mais, exige uma boa comunicação entre as pessoas.
.
A especialista em oratória e CEO do Clube da Fala, Laila Wajntraub, explica que o medo é um dos grandes desafios comunicacionais do século XXI, e que deixá-lo vencer essa batalha pode custar caro no final. “Atualmente, a habilidade mais valiosa no mundo profissional é o networking, não há como negar. É muito danoso deixar o medo invisibilizar as relações e impedir a criação dessas conexões tão importantes”.
.
Além do medo atrapalhar a troca de conhecimento, impedindo conversas e a criação de laços, ele também pode colocar toda a credibilidade do profissional em xeque. “O nervosismo em situações simples pode gerar desconfiança nas outras pessoas e não corresponder às expectativas geradas com as informações contidas no currículo. Para manter a credibilidade, a comunicação precisa ser dominada. Não há escapatória”, completa Laila.
.
Não existe nada mais frustrante do que não performar tudo aquilo que é capaz em uma entrevista ou reunião de trabalho, por exemplo. E, quase sempre que isso ocorre, o grande responsável é justamente o medo. “Se expressar de maneira clara, com um raciocínio lógico e contínuo é um dos maiores ativos que as empresas buscam em profissionais nos dias atuais”.
.
A CEO do Clube da Fala reforça que, no final das contas, o maior motivo para a superação do medo deve ser o desejo de agarrar as grandes oportunidades e que o medo é apenas mais um sentimento, assim como a felicidade, tristeza, amor, empatia e a raiva. “Basta não deixar ser tomado para manter a postura comunicacional”, finaliza ela.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #RH #SSO #comunicação #avaliação #importância #desempenho
.
FONTE: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/medo-de-se-comunicar/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site RH PORTAL, cabendo a estes os direitos autorais.