Vamos direto ao ponto: a NR12 não tem um PGR específico!
.
A NR 01 trata das diretrizes e requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em SST, conforme o capítulo 1.5 – Gerenciamento de riscos ocupacionais. Os processos obrigatórios do gerenciamento de risco ocupacional são materializados no documento denominado PGR.
.
O PGR pode contemplar todos os documentos previstos nas outras NR ou pode fazer remissão/estar integrado com planos, programas e outros documentos previstos na legislação de segurança e saúde no trabalho.
.
Um destes documentos deverá ser a Apreciação de Risco que é o Processo completo que compreende a análise de risco e a avaliação de risco conforme a NBR 12.100 e NR 12.
.
A Norma Regulamentadora N°12 – NR12, e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais NRs aprovadas pela Portaria MTb n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais ou nas normas internacionais aplicáveis e, na ausência ou omissão destas, opcionalmente, nas normas Europeias tipo “C” harmonizadas.
.
Além disso a NR 12 traz a obrigatoriedade de se avaliar aspectos ergonômicos para o trabalho em máquinas e equipamentos e que os mesmos devem ser respeitar as disposições contidas na Norma Regulamentadora n.º 17 – Ergonomia.
.
Existe também a necessidade de se avaliar os seguintes riscos adicionais:
a) substâncias perigosas quaisquer, sejam agentes biológicos ou agentes químicos em estado sólido, líquido ou gasoso, que apresentem riscos à saúde ou integridade física dos trabalhadores por meio de inalação, ingestão ou contato com a pele, olhos ou mucosas;
b) radiações ionizantes geradas pelas máquinas e equipamentos ou provenientes de substâncias radiativas por eles utilizadas, processadas ou produzidas;
c) radiações não ionizantes com potencial de causar danos à saúde ou integridade física dos trabalhadores;
d) vibrações;
e) ruído;
f) calor;
g) combustíveis, inflamáveis, explosivos e substâncias que reagem perigosamente;
h) superfícies aquecidas acessíveis que apresentem risco de queimaduras causadas pelo contato com a pele.
.
Vamos entender o que deve conter no PGR?
.
Qual o conceito de PGR?
Segundo o PDF disponibilizado pelo Governo Federal, o PGR é um documento que materializa o gerenciamento dos riscos ocupacionais realizado pela organização.
.
O mesmo pode ser implementado por estabelecimento, unidade operacional, setor ou atividade.
.
Deve ser composto pelo inventário de riscos ocupacionais e pelo plano de ação. Além desses documentos, outras informações devem ser formalmente registradas para o atendimento ao arcabouço normativo de SST.
.
Há quantidade mínima de empregados para elaboração do PGR?
De forma alguma. O gerenciamento de riscos ocupacionais deve ser implementado por estabelecimento, desde que existam empregados, independentemente da quantidade.
.
O PGR tem validade? É preciso fazer a atualização a cada 1 ano?
Também de acordo com o arquivo disponibilizado pelo Governo, o PGR é um programa e não um projeto; tem começo, mas não tem fim.
.
A nova NR 01 estabelece que o PGR deve ser um processo contínuo, a ser revisto a cada 2 (dois) anos (em organizações que não tiverem alterações no inventário de risco durante esse período), ou quando da ocorrência das situações:
- Após implementação das medidas de prevenção, para avaliação de riscos residuais;
- Após inovações e modificações nas tecnologias, ambientes, processos, condições, procedimentos e organização do trabalho que impliquem em novos riscos ou modifiquem os riscos existentes;
- Quando identificadas inadequações, insuficiências ou ineficácias das medidas de prevenção;
- Na ocorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho;
- Quando houver mudança nos requisitos legais aplicáveis.
.
Com EDUCADORES de competência; a SEGVIDA leva a seus Clientes: Conhecimento Teórico e Prático em formato andragógico de forma que o aluno tenha a liberdade de construir e reconstruir seu aprendizado pelas experiências vividas. SEGVIDA: Solução SSOMA com Qualidade, Tecnologia, Inovação e Confiança! EDUCAR PARA TRANSFORMAR!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #NR12 #maquinas #capacitação #operação #PGR
.
FONTE: https://www.rsdata.com.br/ha-necessidade-de-separar-o-pgr-da-nr-01-e-da-nr-12-ou-ha-apenas-um-pgr/ . Os textos deste post foram compartilhados do Site RSDATA, cabendo a estes os direitos autorais.