fbpx

A elaboração de um inventário de riscos químicos não é uma novidade para atender a NR-1, as etapas de antecipação, reconhecimento e avaliação já eram necessárias para o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o inventário está incluso no reconhecimento. Com a nova atualização da NR-1 em 2020, ficaram mais claros e explícitos vários pontos da antiga NR-9. 

.

O inventário de riscos serve como uma etapa para começar a fazer uma análise preliminar para, posteriormente, classificar os riscos e elaborar um plano de ação dentro do Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.  

.

Inventário de riscos químicos: 

Para um inventário de riscos químicos, deve-se ter a identificação do produto (marca, categoria, nome, código…), descrição das atividades que são realizadas, composição química com número CAS, tipos de limites de exposição que os componentes possuem,  o estado físico do produto, a faixa de temperatura de trabalho, as vias de absorção, qual a fração que causa danos à saúde do trabalhador e quais as doenças ocupacionais que podem ser desencadeadas devido à exposição ao produto, a fonte geradora do risco (máquina, processo…), como o agente se dispersa (ar ou superfície), qual a periodicidade, frequência e quantidade de uso do produto e, por fim, quais as medidas de controle estão presentes no ambiente. 

.

Essas informações podem ser obtidas através do processo, literaturas existentes, dos engenheiros de processos, da FISPQ, do ambiente e da ACGIH. O conhecimento desses parâmetros e sobre higiene ocupacional são essenciais para uma boa compreensão e análise preliminar de riscos para, em seguida, classificá-los em uma matriz de riscos. O inventário deve constar todos os riscos que podem existir no ambiente, o que vai indicar se o risco é ou não desprezível e se há a necessidade de avaliá-lo será a matriz de riscos. 

.

Utilizar apenas o inventário de produtos químicos do almoxarifado que contém apenas o nome do produto utilizado limita e prejudica a elaboração do inventário de riscos. Além disso, iniciar o processo de avaliação quantitativa de agentes químicos sem um correto reconhecimento de riscos pode significar um gasto desnecessário de tempo e dinheiro. 

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Avaliar, definir e controlar os riscos ambientais originados nos postos de trabalho, que possam provocar danos à saúde, integridade física e bem estar dos trabalhadores. Tendo em consideração a proteção ao meio ambiente e dos recursos naturais. Este é o foco da #SEGVIDA, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional com o desenvolvimento do PGR-Programa de Gerenciamento de Risco! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #inventario #elaboração #segurança #GRO #PGR

.

Fonte: https://www.analyticsbrasil.com.br/blog/inventario-de-riscos-quimicos/#:~:text=Para%20um%20invent%C3%A1rio%20de%20riscos,de%20temperatura%20de%20trabalho%2C%20as – Os textos deste post foram compartilhados do Site ANALYTICS BRASIL cabendo a estes os direitos autorais.