fbpx

O FRIO: PODE AUMENTAR AS TRANSMISSÕES VIRAIS!

Ambientes frios possuem vários perigos intrínsecos às atividades realizadas, e que, por sua vez, devem ser observados com atenção especial pela equipe de saúde e segurança do trabalho, todavia, é importante que se conheça a fundo os efeitos do frio, pois em algumas situações, este “vilão” pode se transformar em um forte aliado.

O frio atrapalha ou ajuda a saúde? Em casos de parada cardíaca, resfriar o corpo pode evitar a morte das células. Mas ele também pode ameaçar nossas vidas. Só este ano, 839 pessoas morreram por causa da gripe. Os consultores Caio Rosenthal (infectologista) e Márcia Purceli (dermatologista) explicaram os benefícios das baixas temperaturas.

O frio pode ser um aliado nos tratamentos. Um dos exemplos é o gelo, que é um vasoconstritor e analgésico. Ele diminui a dor aguda, a inflamação. Quando colocamos o gelo no local inflamado, os vasos se contraem, diminuindo a chegada do sangue, o que diminui a irritabilidade dos tecidos locais.

O banho frio ajuda o corpo a despertar porque provoca a vasodilatação periférica. Ele também é benéfico para os cabelos, porque fecha as cutículas dos fios.

HIPOTERMIA TERAPÊUTICA

Essa técnica é usada depois de uma parada cardíaca e também quando falta oxigênio no parto. Foi a hipotermia que salvou a vida de Rafaella. A mãe, Ana Paula Romão, teve complicações durante o nascimento e a bebê poderia ter morrido de asfixia ou ter ficado com sequelas para o resto da vida.

O diretor científico do projeto ‘Protegendo Cérebros e Salvando Futuros’ Gabriel Variane desenvolveu a técnica, em parceria com hospitais e instituições. “O processo consiste no resfriamento corpóreo de crianças que tem o diagnóstico de asfixia perinatal. Esse resfriamento obrigatoriamente deve ser iniciado dentro das seis primeiras horas de vida”.

A hipotermia diminui o metabolismo do bebê como um todo, inclusive o metabolismo cerebral. Também diminui todo processo inflamatório e com isso protege o cérebro da criança. De acordo com o Variane, o procedimento é seguro, apesar de poder ter alguns efeitos colaterais.

HIDROTERAPIA

A terapia do choque térmico – primeiro, água quente; depois, água fria. Tudo com tempo e temperatura controlados. A hidroterapia pode melhorar o sistema circulatório e também a imunidade.

O ideal é que o tratamento seja feito regularmente, porque com o tempo o organismo vai se acostumando a atividade e também mantendo o equilíbrio. A técnica não é indicada para pessoas com diabetes em grau avançado ou que tenham lesões abertas na pele.

QUANDO O FRIO ATRAPALHA?

Por causa do frio, é comum ficarmos em ambientes fechados. Isso aumenta as transmissões virais através de tosse, espirro e secreções respiratórias. As doenças acabam se espalhando mais no inverno: gripe, resfriado, sarampo. Outros problemas: dores articulares, infartos, herpes labial.

Algumas doenças têm relação com o frio, como a paralisia de Bell. O vento gelado pode ativar o vírus do herpes em pessoas que sofrem dessa doença e paralisar o rosto. Já quem tem crioglobulinemia não pode se expor ao frio sem estar protegido. O excesso dessas crioglobulinas pode causar inflamação e lesões na pele, articulações, músculos, nervos, fígado ou rins.

Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA VIRTUAL:

E-mail: comercial@segvidamg.com.br

WhatsApp: (31) 98473-4605.

TEL: (31) 3817-4149 – Brasil.

#segvida #vida #sso #sst #tst #segurança #segurançadotrabalho #frio #saúde #perigos #hipotermia #hidroterapia

Fonte: G1