Sua empresa quer adotar boas práticas ambientais, evitar a poluição e proteger o meio ambiente? Então ela precisa entender o que é ISO 14000.
Quando uma empresa decide gerenciar os aspectos ambientais dos seus produtos, processos e serviços, ela precisa considerar diversas questões internas e externas do seu contexto que interferem em sua atividade econômica, para criar estratégias que possibilitem reduzir os impactos causados no meio ambiente.
Se a sua empresa está buscando esse objetivo, precisa ler atentamente este post.
Perfil da ISO 14000
A ISO 14000 é um conjunto de normas internacionais relacionadas à gestão ambiental, das quais a ISO 14001 é a norma mais conhecida, porque é nela que são estabelecidos os requisitos para implantação de sistemas de gestão ambiental e sua certificação.
As demais normas desse conjunto não são normas de certificação, mas de apoio. Elas fornecem informações valiosas para complementar o entendimento teórico e prático de aplicação da ISO 14001. Veja quais são essas normas:
ISO 14004
Fornece um guia para implementação bem-sucedida da ISO 14001. Essa norma ajuda a sua equipe a entender como cumprir os requisitos da ISO 14001 com base em boas práticas de gestão.
ISO 14020
Estabelece princípios gerais para rotulagem de produtos — indicando seus aspectos e impactos ambientais — e para outras declarações ambientais por parte da empresa.
ISO 14031
Estabelece diretrizes para medição, monitoramento e análise do desempenho ambiental de uma organização. Seguindo essas diretrizes, a sua empresa vai determinar e medir indicadores de desempenho ambiental e poderá traçar estratégias para a sua melhoria.
ISO 14040
Essa norma orienta a análise do ciclo de vida dos produtos, processos e serviços de uma organização para o entendimento dos aspectos e impactos gerados nas suas interações com o meio ambiente, desde a extração dos recursos naturais até a disposição final de resíduos e rejeitos.
Guia ISO 64
Orienta sobre aspectos e questões ambientais que devem ser considerados pelos elaboradores de normas técnicas para produtos, de modo que contribuam para a redução de impactos ambientais em seu processo produtivo.
Contar com todo esse arcabouço de conhecimento relacionado à gestão ambiental traz muitos benefícios para as organizações que o acessam, dentre os quais podemos citar:
- maior consciência sobre os aspectos ambientais — causas de poluição, uso incorreto ou degradação dos recursos naturais — e sobre os impactos ambientais — efeitos na natureza, fauna, flora e pessoas — decorrentes da atividade econômica da empresa;
- estabelecimento de metas para repensar produtos, processos e serviços, hábitos de consumo e descarte, reduzir o consumo dos recursos naturais, recusar produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, reutilizar ou reciclar resíduos ou rejeitos do processo produtivo;
- maior conformidade com requisitos legais e outros requisitos. A empresa que implanta um sistema de gestão ambiental tem que avaliar toda a legislação e outros requisitos aplicáveis e traçar planos de ação para o seu pleno atendimento. Com isso são minimizados os custos por infrações legais e reduzidos os passivos ambientais.
As normas da série ISO 14000 são elaboradas por representantes de 164 países membros da ISO (International Organization for Standardization). Por esse motivo, sua qualidade, abrangência e eficácia são imensas, e sua credibilidade e aceitação são de nível mundial.
Fonte:blog.qualidadesimples.com.br