As Inspeções de Segurança são procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis condições perigosas que possam causar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
A partir dessas inspeções, é preciso determinar medidas preventivas e corretivas para evitar os eventos indesejados.
.
Para que servem as Inspeções de Segurança?
As Inspeções de Segurança tem diversos propósitos, entre os quais podemos destacar os seguintes:
– Detectar possíveis condições perigosas de natureza ambiental e ocupacional que possam se manifestar na forma de eventos indesejados;
– Mitigar os riscos e reduzir significativamente o número de acidentes de trabalho, ambientais de e doenças ocupacionais;
– Reduzir os encargos trabalhistas e previdenciários;
– Aumentar o interesse dos trabalhadores por questões de segurança, meio ambiente e de saúde no trabalho a fim deixá-los atentos e elevar a produtividade;
– Observar e corrigir métodos inadequados de trabalho;
– Diminuir situações de danos ao patrimônio físico da empresa e ao meio ambiente;
– Verificar se as medidas preventivas de segurança implementadas estão sendo eficazes.
.
Já que citamos acima que as Inspeções de Segurança reduzem encargos, diminui danos ao patrimônio, complementamos este assunto no artigo “empresas “.
.
Toda inspeção de segurança se baseia na análise contínua dos indivíduos, das operações e dos processos em um ambiente de trabalho. De acordo com o objetivo de cada inspeção, devem ser avaliados os fatores de risco segundo as propostas metodológicas mais aceitas. A partir disso, é necessário identificar os agentes do acidente (fator humano, físico ou ambiental) e controlá-los ou neutralizá-los.
.
Tipos de Inspeção de Segurança
As Inspeções de Segurança podem ser classificadas em diversos tipos dependendo dos seus propósitos. Elas também podem ser programadas em épocas diferentes e com intervalos variáveis. Confira um pouco sobre cada um dos tipos de inspeções!
.
Inspeções gerais: as inspeções gerais, como o próprio nome já indica, são realizadas em todos os setores das empresas, visando cuidar de todos os problemas e riscos relativos à Segurança, ao Meio Ambiente e Saúde Ocupacional. Geralmente, participam dessas inspeções: médicos, engenheiros, técnicos de segurança, técnicos de ambientais, assistentes sociais e membros da CIPA. Deve haver regularidade nos intervalos das inspeções gerais, repetindo-as sempre que necessário. Caso a empresa não possua um serviço especializado em segurança do trabalho, essa tarefa é responsabilidade da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) no que se refere à Segurança e Saúde Ocupacional. Descubra mais sobre este assunto no artigo “CIPA? “.
.
Inspeções de rotina:
A inspeção mais comum é a de rotina, também conhecida como diária, que deve ser realizada e incorporada no dia a dia de todos os profissionais da área de segurança e saúde do trabalho e de Meio Ambiente, como, por exemplo, os encarregados das manutenções das máquinas, equipamentos e condutores de energia, além dos próprios membros da CIPA. Seu objetivo é detectar e eliminar os riscos logo no início, sendo uma importante ferramenta para combater os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e acidentes ambientais.
.
Inspeções parciais: limitadas a certas áreas e atividades específicas, as inspeções parciais procuram verificar somente certos tipos de trabalho, máquinas ou equipamentos.
.
Inspeções periódicas: é natural haver desgastes de meios materiais com o passar do tempo, portanto, a inspeção periódica deve ser agendada com regularidade, seja semanal, mensal ou anual. Elas são destinadas a avaliar os riscos que o uso de ferramentas, máquinas, equipamentos e instalações podem possuir. Inclusive, algumas dessas inspeções são determinadas por lei!
.
Inspeções oficiais: uma inspeção oficial pode ser realizada por agentes de órgãos oficiais, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), IBAMA ou Orgãos Ambientais Estaduais, a Vigilância Sanitária, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou ainda o corpo de bombeiros, além das próprias empresas de seguro.
.
Inspeções eventuais: este tipo de inspeção não tem local ou período predeterminado. Pode ser executada por vários técnicos e tem como objetivo controlar problemas importantes que surgem nos diversos setores da empresa.
.
Inspeções especiais: por último, as inspeções especiais são realizadas em casos específicos ou excepcionais. Isso porque normalmente são mais minuciosas e técnicas, com necessidade de profissionais, equipamentos e aparelhos especiais.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Prevenir acidentes no gerenciamento adequado de acidentes, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional em seu sistema de Gestão em SST! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #inspeção #segurança #CIPA #preventiva #produtividade
.
Fonte: https://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2016/08/26/o-que-sao-e-para-que-servem-as-inspecoes-de-seguranca/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site do Segurança Tem Futuro, cabendo a estes os direitos autorais.