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Se você já ouviu falar sobre Objetivos e Resultados-Chave (OKR) e ficou em dúvida sobre como essa metodologia funciona e os reais benefícios que ela pode trazer para a sua empresa, chegou a hora de colocar todos os “pingos nos is”.

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Adotada por gigantes como Google, NuBank, Amazon e Disney, essa ferramenta vem se mostrando uma grande aliada das organizações que desejam comunicar com mais clareza aonde querem chegar e o caminho que precisa ser trilhado para isso, mas sem abrir mão da flexibilidade.

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A partir de agora, vamos explicar tudo o que você e a sua empresa precisam conhecer sobre o assunto.

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O que são Objetivos e Resultados-Chave?

Objetivos e Resultados-Chave são uma metodologia de gestão ágil, focada na definição simples e flexível de objetivos e métricas.

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Embora tenha sido criado na década de 70, o método de Objetivos e Resultados-Chave só ganhou força em 1999, quando passou a ser utilizado pela Google. 

Desde então, a metodologia OKR vem sendo adotado com sucesso por empresas dos mais diversos setores e portes, incluindo as do Vale do Silício.

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Como mostraremos na sequência, o que não faltam são motivos para isso.  

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5 benefícios de utilizar os Objetivos e Resultados-Chave na gestão de metas da sua empresa

O grande trunfo da metodologia de Objetivos e Resultados Chave é permitir que as organizações consigam focar os esforços no que realmente importa, sem perder o dinamismo que o mercado atual exige.

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Isso, por sua vez, traz vantagens tanto para a empresa quanto para as pessoas que fazem parte dele. Veja, abaixo, quais são as principais:

  1. Mais clareza e transparência na definição das metas organizacionais, bem como sobre a contribuição de cada departamento/time no alcance delas;
  2. Maior alinhamento entre as equipes e os objetivos da empresa;
  3. Aumento do foco, comprometimento e produtividade dos colaboradores;
  4. Incentivo à cultura do feedback, o que promove melhorias contínuas a cada novo ciclo;
  5. Tomada de decisões mais embasadas.

Muitas das vantagens listadas acima são reflexos dos problemas que um OKR bem estruturado ajuda a resolver, como a falta de comunicação entre os times, pouca clareza sobre os impactos que cada colaborador possui nos resultados da empresa e o estabelecimento de metas inatingíveis.

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Quais são os componentes de um OKR?

Como o próprio nome sugere, os principais componentes de um OKR são justamente os Objetivos e os Resultados-Chaves (ou Key Results, em inglês.).

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Ambos atuam de forma complementar: os objetivos nada mais são do que uma definição do que a empresa deseja alcançar. Em outras palavras, eles ajudam a responder a pergunta “para onde eu quero ir?”.

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Já os resultados-chave trazem um direcionamento de como isso será feito – ou seja, eles ajudam a empresa a entender se está ou não chegando perto do objetivo estabelecido anteriormente. 

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Na hora de definir esses dois componentes, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração:

  • Os objetivos devem ser descritos de forma qualitativa e, acima de tudo, estimulante (para despertar o engajamento do time);
  • Já os resultados-chave precisam ser quantitativos e mensuráveis. Em geral, são definidos de dois a cinco resultados para cada objetivo.  

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3 erros comuns ao criar OKRs que você deve evitar

Mais do que saber o que fazer, é importante conhecer o que NÃO fazer. Pensando nisso, preparamos uma lista com os erros que são cometidos com frequência na criação dos OKRs.

Conhecê-los é o primeiro passo para evitá-los e, assim, aproveitar ao máximo essa metodologia tão poderosa. Então dê só uma olhada:

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1.Exagerar na quantidade de objetivos e resultados-chave

Se a sua empresa está começando a adotar essa ferramenta agora, o segredo é começar de forma gradativa.

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Aqui, qualidade importa mais do que quantidade. Lembre-se de que o OKR não é uma lista de atividades, portanto, foque nas questões prioritárias!  

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2.Estabelecer metas inalcançáveis

Lembra quando dissemos que os objetivos devem ser estimulantes? Bom, isso também vale para as metas que serão estabelecidas a partir deles.

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Quando uma meta parece impossível de ser alcançada, é natural que ela cause desmotivação. Para não exagerar na dose, pergunte-se sempre se as metas estabelecidas são realistas, mensuráveis e específicas!

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3.Adotar ciclos longos

Ainda sobre o assunto acima, tenha em mente o seguinte: metas se tornam mais tangíveis quando são definidas para um período curto. Não por acaso, uma das características mais marcantes do método de Objetivos e Resultados-chave é a adoção de ciclos rápidos.

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Uma boa abordagem é realizar ciclos trimestrais para departamentos e equipes, bem como reuniões semanais de check-in. Mas se for o seu primeiro contato com o OKR, experimente começar com ciclos de 30/45 dias.

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Exemplos de bons Objetivos e Resultados-Chave

 Agora que você já está por dentro das principais regras de um bom OKR, nada como ver exemplos práticos para ter mais clareza sobre o que estamos falando, não é mesmo?

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Para facilitar a adoção desta metodologia na sua empresa, separamos um exemplo para quatro áreas-chaves de um negócio. Então vamos a eles!

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Vendas

Objetivo: ter a melhor receita anual da história da empresa

Resultado-chave 1: Aumentar as renovações anuais de 75% para 90%.

Resultado-chave 2: Aumentar a conversão de leads em vendas de 20% para 40%.

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Marketing

Objetivo: Dominar a busca orgânica

Resultado-chave 1: Melhorar a velocidade de carregamento das páginas de destino de 90 segundos para 05 segundos.

Resultado-chave 2: Classificar as 10 principais palavras-chave na pesquisa orgânica. 

Resultado-chave 3: Diminuir a taxa de rejeição de 78% para 50%.

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RH

 Objetivo: Cuidar do bem-estar dos funcionários

Resultado-chave 1: Organizar 1 atividade de saúde mental e bem-estar por semana.

Resultado-chave 2: Realizar 3 sessões de condicionamento físico por mês (Alongamento/Ginástica/Yoga).

Resultado-chave 3: Inscrever pelo menos 80% dos colaboradores no programa de bem-estar dos funcionários.

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Atendimento ao cliente

Objetivo: oferecer uma experiência personalizada para o cliente

Resultado-chave 1: Aumentar o número de ofertas personalizadas de novos produtos por trimestre de 0 para 2.

Resultado-chave 2: Enviar uma newsletter informativa personalizada por e-mail mensalmente.

Resultado-chave 3: Entregar pelo menos 1 desejo pessoal por cliente a cada trimestre.

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