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Principais Aspectos de Gestão da Segurança do Trabalho!

Dimensionamento de mercado de campo de atuação: Estima-se que o Brasil possua em torno de 120 mil oficinas mecânicas de reparos automotivos, legalizadas. Podendo ser classificadas por diferentes critérios destacamos oficinas: Mecânica leve, colisão e outras; de pequeno, médio e grande porte.

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Muitas dessas oficinas possuem profissionais especializados, normalmente contratados CLT, e terceiros, que atuam diretamente nas atividades do estabelecimento. 

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Esses profissionais estão expostos, constantemente, a riscos de acidentes e doenças ocupacionais, sendo papel do gestor ou empresário, tomar as medidas necessárias de proteção.

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A Oficina e o impacto da Segurança do Trabalho

Devido as oficinas, em sua grande maioria, serem de pequeno porte, um acidente que gere afastamento e a perda de mão de obra especializada, ou mesmo um processo judicial, podem causar um impacto financeiro irreparável para o empresário.

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Por isso, o responsável pela oficina deve estar atento aos cuidados de saúde e segurança do trabalho, para evitar surpresas como Acidentes, Doenças e/ou multas.

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É mais barato, financeiramente, proteger do que remediar; sem considerar os danos que são irreparáveis ou incalculáveis como perda de membros, doenças graves, incapacidades físicas e o óbito.

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Principais riscos encontrados em uma oficina mecânica

Como já citado, os profissionais de um Oficina Mecânica estão expostos, constantemente, a riscos de acidentes ou surgimento de doenças ocupacionais, veja alguns exemplos desses riscos:

  1. Acidentes devido a movimentação de equipamentos ou manuseio de ferramentas. (Ex. Movimentação do elevador de veículos, choques na parte elétrica do veículo)
  2. Exposição a agentes químicos nocivos diretamente com a pele, olhos ou ar. (Ex. Graxas, alcoóis, querosene, gasolina e outros)
  3. Exposição a ruído, eletricidade, movimentação de cargas. (Ex. Motores dos veículos)
  4. Riscos ao ambiente como incêndios. (Ex. Explosões de tanques, armazenamento de combustíveis)
  5. Outros riscos podem existir em cada estabelecimento de acordo com suas especificidades.

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Aspectos de Saúde e Segurança do Trabalho:

Uma das responsabilidades dos profissionais desse setor é quanto ao atendimento das Normas de Saúde e Segurança do Trabalho, para as Oficinas e os profissionais que nela atuam.

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Pois, todos os profissionais, contratados ou terceiros, que realizam alguma atividade direta ou indiretamente para Oficinas mecânicas, estão com sua saúde e integridade física sob a responsabilidade do gestor da empresa.

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Mas quais são esses aspectos?

A seguir listamos as principais ações, entre atividades e documentações, necessárias para que se tenha um ambiente de trabalho mais seguro:

  1. Controle da documentação emitida para o eSocial
  2. Um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA atualizado anualmente;
  3. Um Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO atualizado anualmente;
  4. Laudo Técnico das Condições de Trabalho;
  5. Controle de entrega de EPIs para seus funcionários e eventuais prestadores de serviços;
  6. Treinamento e fiscalização quanto o uso de EPIs;
  7. Treinamento e fiscalização na realização de atividades de risco: Trabalho em altura (exemplo limpeza de janelas), elétrico (manutenção, mesmo para terceiros), Segurança patrimonial, e outros;
  8. Estabelecer condições mínimas de conforto;
  9. Sinalização;
  10. Controle de Extintores;
  11. Laudo de bombeiros – AVCB;
  12. Estabelecer Brigada, CIPA e SESMT (de acordo com o tamanho da Oficina);
  13. Gestão dos Exames médicos;
  14. E outras atividades específicas de acordo com cada estabelecimento.

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Explicando um pouco mais:

Caso a Oficina possua funcionários, regidos pela CLT ou Terceiros como mecânicos, auxiliares, eletricistas, pintores, setor de limpeza ou outros, é necessário emitir PPRA, LTCAT, PCMSO, PPP, Procedimentos de Trabalho, CAT.

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Entregar, gerir e treinar quanto o uso de EPIs: NRs 5, 6, 7, 9, 10, 15, 16 e 35.

Realizar treinamentos para atividades em altura, quando houver, uso de produtos de limpeza, quando possuir substâncias pertencentes a NR 15 (Insalubridade), cuidados com a segurança em atividade perigosa.

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Orientar sobre aspectos ergonômicos. NR 15,16,17.

Aplicação de sistema de segurança para máquinas e equipamentos tais como a NR 12 – proteção aplicada para segurança no manuseio de equipamentos e o sistema LOTO (Bloqueio e Sinalização de Segurança), sistema de segurança aplicado para a manutenção dos equipamentos.

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Fazer controle dos Extintores, Sinalização de segurança no prédio, sistemas de rota e fuga em caso de emergência: NRs 23, 24, 26. 

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Com o eSocial as Oficinas mecânicas também passam a enviar todas as informações para o Ministério do Trabalho, são dados sobre os aspectos de segurança do trabalho, que visam facilitar a fiscalização e controle do atendimento a essas especificações.

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A diferença em criar e gerir os documentos!

Todos esses documentos devem ser gerados e assinados por profissionais do setor de saúde e segurança: Engenheiros, Técnicos, Médicos, que possuem conhecimento para orientar sobre quais são as melhores práticas de gestão.

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O controle desses documentos, quando a cargo do dono do estabelecimento ou profissional de RH, pode sobrecarregar suas atividades, além de gerar desperdícios de recursos.

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Fonte: https://www.lifety.com.br/post/untitled