Atualmente, são movimentados quase 3 bilhões de paletes no mundo. Novos, usados, de metal, plástico, papelão, madeira ou composto de madeira, eles são a base da movimentação de materiais. O palete é uma plataforma que serve de base para toda a carga unitizada. Permite movimentar mais em menos tempo e com menos mão de obra. O palete pode gerar grandes economias de custo para fabricantes e empresas que movimentam produtos, mas é necessário ter cautela e atenção ao uso dessa plataforma nas operações logísticas. Neste texto, daremos dicas de como trabalhar com segurança usando esse equipamento.
É necessário ter alguns cuidados ao manusear este equipamento, pois podem causar ferimentos, como arranhões, entorse nos tornozelos, dedos quebrados ou coisa pior. Se usado para uma finalidade não aprovada pelo Técnico de Segurança, como um elevador manual, o resultado pode ser trágico. Segue algumas dicas para uso correto e seguro de paletes:
NUNCA USE PALETES COMO ELEVADOR DE PESSOAS
Use apenas plataformas de elevação projetadas e aprovadas para esse fim, depois de receber o treinamento necessário. Os paletes podem ser projetados para suportar 1200kg ou mais, mas isso é para cargas uniformemente distribuídas, não para os pés de um trabalhador.
NUNCA COLOQUE PALETES VAZIOS NO FINAL DA PILHA
Os paletes vazios são instáveis e podem causar ferimentos se tombarem e caírem em uma perna ou pé. Para estocar sua mercadoria com segurança, use a tampa do palete que é projetado para este fim.
USE EPI AO MANUSEAR PALETES
Ao manusear paletes, recomenda-se o uso de luvas, bem como sapatos de segurança para evitar ferimentos, caso um palete caia no pé.
NÃO USE PALETES DANIFICADOS
Se os paletes estiverem danificados, inadequados para o trabalho ou se você não tiver certeza de suas condições, estes devem ser removidos do local de trabalho.
Use um gancho de coleta para acessar produtos na parte traseira de um palete
Uma maneira de evitar pisar em um palete é usar um gancho para alcançar o produto na parte de trás de um palete e puxá-lo para frente.
TOME CUIDADO AO PISAR ENTRE PALETES
Quando os paletes são posicionados lado a lado em prateleiras de armazenamento, os trabalhadores podem pisar em paletes para acessar os produtos na parte traseira. Lesões no tornozelo ou no joelho podem ocorrer se o trabalhador perder o equilíbrio ao pisar entre paletes.
EVITE RISCOS AO LEVANTAR PALETES VAZIOS MANUALMENTE
Mesmo vazios, os paletes podem variar bastante de peso dependendo do material fabricado. Para paletes de plástico ou metal, prefira usar paleteiras e, em caso de paletes de madeira, sempre use EPIs.
RESTRINJA A ALTURA DOS PALETES EMPILHADOS PARA UM METRO
Se os trabalhadores estiverem empilhando ou desempilhando manualmente, mantenha a altura máxima da pilha em um nível razoável para facilitar o manuseio do palete. Peça a um operador de empilhadeira que separe as pilhas completas pela metade no ponto de uso.
NÃO EXCEDA AS LIMITAÇÕES DE ALTURA
A primeira regra do empilhamento adequado de paletes é nunca os empilhar muito alto. Isso aumenta muito o risco de os paletes superiores caírem. Também aumenta o risco de ferir trabalhadores no local. Saiba quanto espaço você tem nos racks inferiores e médios. Depois, certifique-se de não empilhar paletes muito alto no rack superior. O excesso de empilhamento de paletes pode fazer com que caiam dos racks durante o carregamento e o descarregamento. Mesmo quando houver espaço extra no rack superior, não sobrecarregue. Isso pode causar queda de mercadorias e sofrer danos ao carregar ou descarregar o palete.
NÃO EXCEDA AS LIMITAÇÕES DE PESO DO PALETE
O empilhamento de paletes geralmente envolve itens bastante pesados. Portanto, verifique a capacidade de peso da plataforma. Se o palete quebrar, poderá ferir o operador ou trabalhadores próximos.
EMPILHAR PALETES UNIFORMEMENTE
A segurança do armazém exige o empilhamento uniforme de paletes. Isso significa que não há arestas saindo pelos lados. Empilhamento desigual causa uma pilha de paletes instável. Isso aumenta as chances de a pilha cair da empilhadeira ou do rack durante o transporte. Empilhar paletes uniformemente também garante que o peso seja distribuído adequadamente para evitar deslocamentos. Objetos saindo da borda da pilha também apresentam um problema de segurança. Os motoristas das empilhadeiras podem esbarrar acidentalmente no palete saliente, fazendo com que toda a pilha tombe.
Além disso, fique atento a quaisquer peças soltas que possam enroscar em uma máquina ou trabalhador durante o carregamento e descarregamento.
Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA VIRTUAL:
E-mail: comercial@segvidamg.com.br
WhatsApp: (31) 98473-4605.
TEL: (31) 3817-4149 – Brasil.
#segvida #vida #sso #sst #tst #segurança #segurançadotrabalho #empresa #EPI’s #paletes #movimentação
Fonte: https://safenation.com.br/blog/paletes-base-para-movimentacao-segura-de-materiais