7 passos para implementar o GRO/PGR na empresa
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De acordo com Edivaldo Gregório, para implementar o GRO/PGR em uma empresa é necessário desenvolver 7 pessoas, que são divididos em 4 etapas.
As etapas recebem o nome de ciclo PDCA, sigla em inglês para Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Action (agir). Observe a imagem abaixo:
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Assim sendo, para implementar o GRO/PGR na sua empresa, é necessário executar as etapas e passos relacionados na sequência!
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Etapa 1 – Plan (Planejamento)
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A etapa do planejamento engloba os três primeiros passos necessários para a elaboração do GRO e PGR. São eles:
1º passo: levantamento da situação inicial
Nesse momento é preciso fazer um levantamento sobre como está a situação inicial da empresa, no que se refere à segurança do trabalho.
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Para isso, deve-se conhecer bem a cultura de segurança e os requisitos legais aos quais a organização deve estar atenta. Também é preciso analisar indicadores e relatórios de SST.
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2º passo: política de SST
Aqui deve ser instituída uma política de SST para empresa, conforme o que prevê a legislação.
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Também é necessário buscar o comprometimento das lideranças e a participação dos trabalhadores, para que tudo seja seguido à risca.
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3º passo: planejamento
Ao dar esse passo, a empresa realiza uma avaliação de riscos, avalia os requisitos legais que devem ser cumpridos e os objetivos que devem ser alcançados com o GRO/PGR.
Depois disso, é necessário criar um plano de ação para executar as atividades com maestria.
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Etapa 2 – Do (Execução)
Nessa etapa, basicamente, devem ser colocadas em prática as ações que foram planejadas anteriormente. Ela se divide em dois passos:
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4º passo: suporte
As organizações precisam buscar meios para que haja o suporte necessário ao GRO/PGR.
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Para isso, devem ser definidas as responsabilidades de cada um, os recursos necessários para desempenhar as atividades e a forma como tudo será documentado.
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5º passo: implementação
O quinto passo diz respeito ao ato de implementar o GRO/PGR propriamente dito. O programa deve eliminar, reduzir ou controlar os riscos da empresa.
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Além disso, também deve ser realizada a gestão das mudanças e o gerenciamento de empresas contratadas.
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Outra atividade relacionada à implementação é a preparação e atendimento às emergências que ocorrerem.
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Etapa 3 – Check (Verificação)
A terceira etapa do ciclo PDCA é a checagem das estratégias que são desenvolvidas. Dessa forma, o passo que deve ser dado é o seguinte:
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6º passo: verificação
Ao realizar a verificação das atividades de SST no GRO/PGR é necessário:
- acompanhar as ações planejadas;
- realizar inspeções e verificações;
- fazer o monitoramento ambiental;
- analisar eventos adversos;
- avaliar as conformidades; e
- fazer uma análise crítica pela alta direção.
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Etapa 4 – Action (Agir)
Na última etapa do PDCA, é necessário agir para melhorar os resultados. O passo que deve ser dado nesse momento é:
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7º passo: melhorias
Com base no que foi verificado no passo anterior, é preciso investir em ações preventivas e corretivas.
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Além disso, deve ser feito o tratamento das não conformidades e a implantação de melhorias.
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