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Pesquisa de Clima Organizacional: Essencial na Gestão de Pessoas!

O que é Clima Organizacional e o que fazer para garantir um ambiente saudável e produtivo para todos:

Clima organizacional é o nome dado ao indicador de satisfação dos colaboradores dentro da empresa em relação à organização de uma maneira geral. Aspectos como cultura organizacional, modelo de gestão, valorização profissional e comunicação são alguns dos itens que podem ser mensurados através de uma pesquisa aplicada à equipe para apurar seu sentimento sobre o clima do ambiente de trabalho.

Este recurso é altamente recomendado e bastante praticado em várias empresas, diante do fato inegável de que uma equipe descontente produz menos, provoca aumento no turn over e ainda demanda a busca de novos profissionais – e além disso, demanda mais gastos com treinamento. Ou seja, não atentar para atmosfera psicológica do ambiente de trabalho e seu consequente efeito nos colaboradores é uma das receitas mais certas para o prejuízo dentro de uma organização.

Com o diagnóstico da pesquisa em mãos, a empresa tem muito mais chances de transformar um ambiente de desconfiança, desconforto e falta de motivação em um lugar que ofereça segurança para seus colaboradores em todos os aspectos – da física à psicológica.

Isso porque é da natureza do ser humano buscar a satisfação de suas necessidades básicas prioritariamente. E, conforme estas vão sendo atendidas, outras vão surgindo, provocando um processo de constante evolução e novos desafios a serem vencidos.

PIRÂMIDE DE MASLOW E O CLIMA ORGANIZACIONAL

Seguindo os preceitos da pirâmide desenhada pelo psicólogo Abraham H. Maslow, as necessidades do ser humano se apresentam na seguinte ordem:

  • Necessidades fisiológicas

São aquelas consideradas essenciais para a sobrevivência do ser humano: respirar, comer, beber, dormir, etc. Tendo essas necessidades saciadas, passa-se então à seguinte, abaixo.

  • Necessidades de segurança

São as que tratam de manter o ser humano fora de perigo. No caso do seu emprego, essas necessidades convertem-se em possuir uma colocação estável, condições seguras, boa remuneração, etc.

  • Necessidades sociais

Significa manter suas relações interpessoais estáveis e seguras, como ter amizades, receber carinho e afeto de amigos e familiares. No trabalho, estamos falando de ter um bom relacionamento com as lideranças e equipe, conquistar e manter amizades, etc.

  • Autoestima

Esta necessidade se subdivide em outras duas: nossa estima por nós mesmos e o reconhecido dos outros em relação à nossa capacidade de adequação. Significa basicamente sentir-se respeitado, reconhecido e aceito – pelos outros e por si. No trabalho, engloba reconhecimento, feedbacks, promoções, etc.

  • Auto realização

São as necessidades de evolução, crescimento, realização. É buscar o melhor que se pode ser e conseguir. No trabalho, seria receber e conquistar novos desafios, ter sua opinião considerada nas decisões, etc.

O CLIMA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA

Uma característica humana que precisa ser compreendida e considerada por quem irá monitorar o Clima Organizacional na empresa é que sempre haverão necessidades a serem supridas. Não que isso signifique um constante descontentamento da equipe, mas que o bom clima organizacional pode e deve ser monitorado para ser mantido. Isso porque, progressivamente o que oferecia satisfação a uma equipe há alguns meses atrás depois de algum tempo não será mais suficiente. E essa busca constante além de manterem os profissionais mais satisfeitos também faz a empresa evoluir como um todo.

Resumindo: todos ganham quando o ambiente de trabalho é agradável. A equipe entrega seu melhor rendimento e a corporação se fortalece e conquista cada vez mais espaço e resultados. E estes seriam os principais motivos que tornam a Pesquisa de Clima Organizacional indispensável para uma administração saudável e em constante crescimento.

Como fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Agora que já conseguimos expor a necessidade do constante monitoramento de um bom clima organizacional, precisamos lembrar seu maior desafio: essa percepção é extremamente subjetiva, pois revela apenas a realidade que é percebida pelos colaboradores e não o que efetivamente acontece. Então como proceder para ter certeza de que estamos lidando com dados verídicos e palpáveis?

Aplicando esta valiosa ferramenta de gestão estratégica com método e consciência de que estamos lidando com, acima de profissionais, seres humanos. Estes muitas vezes podem ser incoerentes e são constantemente influenciados por fatores externos ao ambiente de trabalho que podem recair sobre o clima, como sua qualidade de vida, por exemplo. Por isso não se trata apenas de tabular resultados, pois não estamos falando apenas de números.

É preciso manter a visão macro quando necessário, para que o todo seja considerado. E as exceções precisam ser tratadas com o cuidado e diligência que os casos à parte exigem.

Por isso é que o que a princípio parece uma atividade rotineira da equipe de Gestão de Pessoas, exige vários pontos a serem considerados antes de instaurar efetivamente uma pesquisa para melhoria do clima organizacional da empresa.

5 ETAPAS PARA INSTAURAR UMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

 1) Faça um planejamento:

  • Separe os principais temas que deverão ser abordados na pesquisa de clima.
  • Valide com as lideranças para levantar se há alguma necessidade específica que precise ser mencionada naquele período.

2) Prepare-se:

  • Elabore as questões a serem respondidas, mesclando perguntas fechadas e abertas. A importância das fechadas está principalmente no fato de que exige do colaborador a necessidade de ser objetivo ao escolher numa escala de números a que mais reflete sua realidade. E as abertas permitem uma maior reflexão e uma elaboração mais detalhada, fornecendo detalhes que podem ser valiosos para o levantamento do resultado e definição das ações a serem implementadas em seguida.
  • Defina a ferramenta de aplicação, se será através de um formulário online, planilha ou softwares específicos de pesquisa de clima – a Senior dispõe do Moods, uma excelente alternativa para realizar a pesquisa e levantar seus resultados com agilidade e segurança. Saiba mais sobre o Moodsferramenta para Pesquisa de Clima Organizacional.
  • Antes de aplicar a pesquisa aos colaboradores seguindo o canal pré-definido, certifique-se de que os gestores esclareceram às suas equipes qual o objetivo desta ferramenta, quando e como será realizada e qual o seu objetivo, lembrando que garantir o sigilo total e absoluto das informações fornecidas. Este cuidado é necessário para que nenhum profissional sinta-se coagido ou ameaçado ao participar do processo, garantindo assim a fidelidade das respostas.
  • Também é imprescindível esclarecer aos colaboradores como acontecerá o feedback após a apuração das percepções manifestadas, para que a espera não gere ansiedade e expectativa exagerada por parte da equipe.

 3) Execute:

  • Só então envie a pesquisa aos colaboradores utilizando o método e o canal escolhidos para tal.
  • Certifique-se que todos receberam o material e estabeleça um prazo para a devolução do material respondido.

 4) Analise as respostas:

  • No caso das respostas objetivas, tire a média da nota de cada questão.
  • Nas respostas às perguntas abertas, leia cada uma com cautela e compare umas com as outras para verificar os pontos em comum e conseguir um resultado que reflita a opinião geral da equipe.
  • Anote os resultados levantados e destaque os pontos relevantes que devem ser discutidos com as lideranças.

5) Defina os próximos passos:

  • Agende uma reunião com as lideranças para conversarem sobre o resultado da pesquisa, discutir os pontos levantados e propor melhorias de acordo com as necessidades.
  • Apresente o resultado da pesquisa aos colaboradores, já com um plano de ação para mudança de cenário e previsão de data para a próxima avaliação do clima. Assim é possível medir se as ações tiveram resultado satisfatório a médio/longo prazo.

Além de todas as ações implementadas pós avaliação do Clima Organizacional, é importante ressaltar que a disposição da empresa para ouvir seus funcionários, por si só, já é um fator que permite uma melhora considerável no ambiente de trabalho. Por isso esta é uma ferramenta tão importante para uma administração positiva e saudável para todos.

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