BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DA PESQUISA DE CLIMA
A pesquisa de clima organizacional identifica a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, portanto ela permite análises que afetam diretamente nos resultados financeiros. Desta forma, a pesquisa racionaliza as escolhas organizacionais e aponta as diretrizes para os próximos passos.
Outro benefício da pesquisa é a melhoria na comunicação interna, visto que há um momento para a equipe reportar suas insatisfações, queixas, tornando o processo de solução de problemas mais organizado e eficiente. Os colaboradores se sentem mais ouvidos, aumentando o envolvimento e a participação na organização.
COMO REALIZAR A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?
1° PLANEJAMENTO
Para que a pesquisa traga informações relevantes, a organização deve realizar um bom planejamento. Por isso é necessário envolver a liderança e toda a empresa deve ter acesso aos resultados para melhor clareza e credibilidade. O gestor deve avaliar o clima organizacional em busca das informações que impactam no resultado da produtividade dos colaboradores, como insatisfações, dúvidas, insegurança e sugestões.
2° ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA
Os responsáveis pela pesquisa devem definir qual a metodologia utilizada, se será realizada em papel ou meio eletrônico, qual o período de aplicação, qual o formato das perguntas, múltipla escolha ou dissertativas e como será a mensuração dos dados obtidos. A utilização de softwares permite a combinação das perguntas com a captura dos dados online, além de garantir o sigilo das informações.
3° COMUNICAÇÃO SOBRE O PROCESSO
A comunicação e a sensibilização do processo são essenciais para que os colaboradores entendam a razão e a importância desse processo. A comunicação deve ser clara e objetiva, a fim de evitar indagações e boatos que prejudiquem ainda mais o andamento do trabalho e o envolvimento dos colaboradores.
4° APLICAÇÃO DA PESQUISA
É importante que os participantes tenham segurança e liberdade para responder todas as perguntas da pesquisa de clima. Deve-se garantir o sigilo das respostas evitando deixar a pessoa inibida. Qualquer ruído ou desconforto pode influenciar nos resultados e prejudicar a realização da avaliação.
5° TABULAÇÃO DOS DADOS
Essa é a etapa de mensuração dos dados da pesquisa. Empresas que optam por realizar a pesquisa através de softwares, não só automatizam o processo, mas também permitem que os resultados sejam vistos durante e depois da sua realização.
6° DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A divulgação dos resultados, mesmo que eles não sejam favoráveis, é necessária para completar o processo. Os colaboradores precisam ser comunicados, isso faz com que eles mantenham motivados a tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e saudável.
Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br . CONTATO: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata ou (31) 3848-3127 – Timóteo – Vale do Aço.
ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.
#SEGVIDA #VIDA #MERCADO #SUCESSO #EFETIVA #SSO #SST #GESTÃO #QUALIDADE #MERCADO #TRABALHO #GESTAODEPESSOAS
Fonte: https://sertms.com/