Saiba mais sobre as 5 maiores dúvidas!
O Programa de Gerenciamento de Riscos visa prevenir os acidentes laborais. Para explicar melhor como ele é estruturado, vamos responder às 5 maiores dúvidas sobre PGR, como seu conceito, sua relação com o PPRA, classificação de risco e revisão. Essas são algumas das perguntas que solucionaremos hoje.
.
O que é o PGR?
É um programa que visa identificar, mensurar e sugerir medidas para prevenir acidentes ambientais que possam representar riscos à integridade física dos trabalhadores, à segurança da população e à segurança do meio ambiente. O mesmo deve contemplar um plano de ação bem elaborado para que eventuais impactos sejam minimizados ou eliminados.
.
Qual a diferença entre PGR e PPRA?
Para que todos entendam de forma clara e objetiva, precisamos explicar que o PPRA agora é GRO – e esse, por sua vez, faz parte do PGR. Isso quer dizer também que, além de considerar os riscos físicos, químicos e biológicos, também será necessário ponderar os riscos ergonômicos e mecânicos. Sendo assim, riscos como levantamento manual de cargas, explosões, incêndios e outros precisam ser identificados.
.
É obrigatório possuir uma classificação de riscos para o PGR?
Sim! Para fazer essa classificação deverá ser considerado a probabilidade e a severidade do dano. Dessa forma, a classificação de riscos ficará em baixo, médio, alto ou até catastrófico, o que dependerá da metodologia utilizada pela empresa.
.
Como funciona o processo de revisão do PGR?
A revisão do PGR deverá ser feita a cada dois anos. Nos casos de organizações com um sistema de gestão, esse tempo passa a ser de três anos.
.
GRO e PGR: como fazer uma gestão de mudanças?
O primeiro passo é olhar além, ou seja, não somente nas medidas de controle dos riscos. Com isso, é importante identificar também as consequências de uma eventual falha nessas medidas. Algumas iniciativas são importantes para que uma gestão de mudanças seja implementada.
.
Uma delas é compreender que não são mais aceitos erros como falta de monitoramento, falha na manutenção, cálculos malfeitos, fatores ambientais ou falhas humanas. Sendo assim, você precisa de um conjunto de ações e recursos estabelecidos dentro de uma estrutura de planejamento, com o objetivo de reduzir os impactos produzidos para uma emergência não evitada, porém prevista.
.
Prevenir também é se preparar para a emergência
Levar em considerações todos os fatores que abordamos acima é uma forma inteligente de prevenção. Isso faz com que você não seja pego despreparado, reduzindo as consequências para sua organização e, claro, para os seus colaboradores.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Gerenciar os riscos com assertividade e uma cultura prevencionista em contínua evolução: mapeando e gerenciando os possíveis riscos de acidentes e de suas fontes, durante as operações das organizações, integrar soluções em SSOMA aos processos operacionais, o que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #GRO #PGR #segurança #trabalho #gerenciamento
.
Fonte: https://rsdata.com.br/as-5-maiores-duvidas-sobre-pgr/