fbpx

Premiação Nacional FNQ, MBC e Sebrae à SEGVIDA!!

24 anos SEGVIDA! Um filme passa em nossa mente. Cada mensagem mais linda que a outra. Cada emoção, cada choro de alegria, de saudade, de gratidão. Agradeço a cada aprendizado, a cada acreditar, a cada Organização, a cada fornecedor, a cada Parceiro, a minha Família, a minha Filha que sempre entendi que é preciso cuidar da VIDA, antes de nosso bate papo de dormir, de suas histórias, pois a VIDA #nãotempreço; a cada membro da Família SEGVIDA que mesmo hoje em outros voos e desafios sempre farão parte desta Família, aos meus Pais, Avós que sonharam e acreditaram conosco e claro meu parceiro fiel e amigo, companheiro de sempre Marcos Santos. Hoje só tenho a agradecer; e que venham as comemorações, os encontros, as lembranças. Espero que gostem do que preparamos! A todos sem exceção, o meu carinhoso, muito obrigada! #orgulhodesersegvida.

LEMBRANÇAS QUE MARCAM: RECONHECIMENTO NACIONAL EM 2012 ! MELHOR EMPRESA NÍVEL BRASIL EM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – VALIDAÇÃO FNQ FUNDAÇÃO NACIONAL QUALIDADE – SEBRAE E MBC – MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO !

Os 17 anos da SEGVIDA serão comemorados com um presente: a empresa de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, venceu a etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social. “Este prêmio veio respaldar nosso investimento em qualidade na gestão empresarial e em nossa capacidade empreendedora baseada em nossos Valores”, sublinha a diretora estratégica, Matilde Santos. A executiva salienta que a empresa recebeu o reconhecimento também na condição de finalista na categoria “Gestão Empresarial” e venceu, nestas modalidades, a etapa mineira do prêmio, ou seja: Gestão em Serviços, Responsabilidade Social e Finalista em Inovação, representando Minas Gerais no circuito nacional.

Pioneiro no setor na região, o empreendimento, iniciado em 1995, é dirigido por Matilde e seu irmão e sócio Marcos Santos, diretor tecnológico. Ambos dividem a gestão dos negócios inclusive nas filiais de Mariana, região central de Minas Gerais, e Timóteo, região do Vale do Aço. A partir da expansão da empresa, iniciada em 2000, a Segvida incorporou a sustentabilidade a outros valores já cultivados, como a qualidade, a inovação e a produtividade, creditando os resultados a uma permanente relação de confiança com a sua equipe.

Nesta perspectiva, surgiu o convite para inscrever a empresa no Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade/PSGQ, resultando em um ano de desenvolvimento e com acompanhamento sistemático, dimensionando a evolução da empresa. A empresária aperfeiçoou processos e, em 2011, o SEBRAE convidou a Segvida para participar do Programa SEBRAE Mais – PAE/Planejamento Estratégico, ao qual se somou o projeto de ISO 9001 e sua certificação ao final deste ano.

Com a premiação do MPE Brasil, Matilde não esconde a alegria e divide o triunfo com sua equipe, seus parceiros, fornecedores e clientes. “Formamos uma grande família, surpreendendo o mercado com as ousadas metas que nos propusemos”, ressalta. Matilde avalia que a experiência do PSGQ e as marcantes mudanças no processo produtivo da empresa, a orientou nas rotinas de padronização, capacitação, melhoria e análises de procedimentos. O sistema empresarial se integrou ao Modelo de Excelência da Gestão/MEG, exigido pelo MPE Brasil. “Tivemos uma avaliação otimista e um relatório de melhorias, no qual nos desdobramos por dois anos, chegando à condição de finalistas”, assinala a gestora.

Não por acaso, a empresa escalou os procedimentos de qualidade e excelência focando nas pessoas. “Nosso programa de gestão é voltado para o desenvolvimento profissional, com reconhecimento em um Programa de Participação de Resultados”,

afirma. Oportunamente, em 2011, a Segvida lançou sua Gerência de Inovação e Tecnologia, pela qual se posicionou como finalista estadual do MPE Brasil no até então inédito “Destaque de Inovação”. Para Matilde, um segredo de liderança no mercado é ouvir constantemente os clientes em suas necessidades, envolvendo tanto aspectos administrativos e financeiros, quanto técnicos. “Damos suporte e trabalhamos em conjunto desenvolvendo e implantando ferramentas que constroem o chamado CHA – Conhecimento, Habilidades e Atitudes”, frisa. Para tanto, prioriza-se construção de relacionamentos pró-ativos e duradouros com os clientes.

Diferenciais na gestão interna

A Segvida possui peculiaridades na gestão de relacionamento com o cliente. “Procuramos atendê-los no que desejam e não o que achamos ser melhor para eles. Nossa prioridade são as pessoas em seu ambiente de trabalho, com desenvolvimento de ferramentas que auxilie a empresa na melhoria contínua de seu processo de gestão empresarial, e que isto ocorra com qualidade de vida”. A empresa se especializou no convívio fidelizado, consolidando conceitos de cidadania e investindo em responsabilidade social, não como ferramenta de marketing, mas como atividade real.

Conforme a empresária, os próximos desafios são os de otimizar conceitos em gestão de equipe, manter talentos e estar atento às novidades em desenvolvimento de mercados. “Por isso, insisto em estudar.

O conhecimento é tudo nesta era da informação, na busca pela excelência”, adverte, lembrando que, assim como o SEBRAE, a participação de trabalhos junto a Fundação Getúlio Vargas foi essencial para a melhoria do processo gerencial da Segvida. “Contratamos uma consultoria em inovação e priorizamos, com os resultados, a gestão empresarial social”. Matilde pesquisa rotineiramente e lembra que, via Instituto Ethos, aprimorou conhecimento em sustentabilidade. Com a recente premiação, ela vê aumento da responsabilidade de seu empreendimento. “Nossa equipe amadureceu com a conquista e é desafiada a gerir os processos e projetos de forma cada vez mais assertiva e bem planejada”,conclui.

Atualmente, a Segvida possui programas de incentivos e desenvolvimento para colaboradores. O Programa Fidelidade, por exemplo, beneficia o funcionário que está há mais tempo na empresa. “Quanto maior o tempo de serviço na empresa, maiores são os seus benefícios, como cursos de línguas, progressão de férias e cursos de graduação e pós-graduação”, destaca. A empresa também realiza ações com a comunidade como Gincana Solidária, Campanha de Natal, Oficina Educativa e Campanha de Saúde bucal. Um projeto social, desenvolvido em 2011, é a Embaixada do Bem. Com ênfase nas áreas do Saber, da Saúde, Alegria, Ecologia e Espiritualidade.

A empreendedora e a liderança

A Diretora Estratégica da Segvida, Matilde Santos  é diplomada em Administração e Ciências Contábeis e especializou-se em segurança do trabalho. Concluiu MBA de Gestão de Negócios e realiza MBA em Certificações e em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde/QSMS. De acordo com Matilde, as demandas são cada vez mais exigentes na busca de soluções voltadas para a saúde, segurança e meio ambiente, sempre mirando nos nível de excelência requeridos pelo mercado nacional.

Na rotina diária da empresa, Matilde busca a identificação das particularidades, expectativas e necessidades dos clientes alinhados aos requisitos legais. De acordo com ela, não basta realizar apenas o trabalho, mas é preciso agregar valor ao serviço. “Analisamos as ferramentas de implementação que geram ganhos relacionados à saúde, segurança meio ambiente e qualidade de vida, além de produtividade e entrega de um serviço técnico completo”, resume a empresária. As boas práticas dotadas viabilizam, com transparência, o monitoramento do desempenho da empresa, o compromisso com a prestação de serviço, a equidade e a sustentabilidade.

A executiva sustenta que, a despeito de toda logística de gestão, a Segvida é uma empresa familiar. A executiva e seu sócio, Marcos, alinham os rumos de crescimento sustentável que, como a premiação mostrou, está no caminho certo. Com forte atuação na região mineira, o desafio atual é expandir para outros estados. A empresa possui clientes também nos estados de SP, RJ e RS. “Orgulhamo-nos de crescer a carteira de clientes, com projetos de consolidação de ambientes empresariais e de trabalho seguros e saudáveis”, declara. A vocação do empreendimento para o know how em tecnologia de ponta do segmento resultou em outros projetos líderes como o de software para gestão de espaços confinados em atendimento, a NR-33 – Norma de Exigência Legal.Há projetos de diagnósticos de Segurança e Saúde Ocupacional/ SSO, que resultam em melhorias contínuas nos serviços. Em dezembro de 2011, a Segvida obteve a certificação ISO 9001pelo Instituto Rina Brasil, por exemplo.

Matilde  Santos em foco

“Meu foco profissional está na Gestão Empresarial Social. Atendo o cliente como um ser específico, com base em valores, processos contínuos de relacionamento, à base de caráter, honestidade e respeito. Desenvolvo vínculo com fornecedores e parceiros, bem como com a comunidade. Analisamos as ferramentas de implementação que geram ganhos relacionados à saúde, segurança meio ambiente e qualidade de vida, além de produtividade e entrega de um serviço técnico completo. O conhecimento é tudo nesta era da informação, na busca da excelência”.