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PROATIVIDADE NO TRABALHO: 5 DICAS ESTIMULAR NA EMPRESA!

A proatividade no trabalho é uma das características mais valorizadas pelo mercado. Profissionais proativos são ágeis, focados, possuem capacidade de antecipar e solucionar desafios nas organizações, além de proporem projetos.

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Tudo isso, sem que antes tenham recebido uma ordem para tal. Ou seja: a proatividade é uma característica de pessoas que possuem autonomia e senso de urgência.

Para que esse comportamento seja marcante em uma empresa, é importante que o setor de Recursos Humanos o incentive constantemente.

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O que é proatividade no trabalho?

A proatividade no trabalho é a capacidade que um funcionário tem de tomar atitudes, oferecer sugestões e soluções a problemas sem que tenha sido demandado a ele.

Uma pessoa proativa é observadora, objetiva e entende que, na maioria das vezes, o dinamismo e a agilidade são cruciais, especialmente no contexto do mercado de trabalho, em que o tempo é um fator valioso.

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Dentro das empresas, os líderes precisam ter essa característica, uma vez em que se espera que ele antecipe situações e tenha uma visão para além do óbvio. Além disso, incentivar esse comportamento no restante da equipe é muito importante.

Assim, a proatividade no trabalho é um comportamento vindo da pessoa por uma iniciativa dela, sem que antes tenha recebido uma ordem.

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Um exemplo prático de proatividade no trabalho que pode ser dado é um funcionário que observou que há um uso excessivo de copos de plástico em sua empresa. 

A partir disso, ele pode apresentar à sua chefia direta uma proposta de que a empresa invista na compra de copos e canecas personalizadas para os funcionários, a fim de evitar esse uso em excesso, que é prejudicial ao meio ambiente e gera custos.

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Sem que alguém tenha solicitado, ele observou um problema e está propondo uma possível solução que pode ser interessante para a empresa.

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Qual a importância da proatividade no Trabalho?

Empresas que contam com funcionários que possuem perfil proativo tendem a alcançar melhores resultados, por diversos motivos, principalmente porque esse comportamento favorece a antecipação e solução de possíveis crises. 

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Veja alguns dos principais benefícios de contar com a proatividade no trabalho:

  • Melhores resultados, com uma equipe mais produtiva;
  • Cultura que pratica a prevenção e soluciona problemas antes que aconteçam;
  • Funcionários que não estão acomodados e saem de sua zona de conforto;
  • Equipe que possui um perfil ágil e dinâmico e pensa de forma estratégica;
  • Melhor gestão do tempo;
  • Projetos inovadores, já que há espaço para sugestões e propostas;
  • Equipes que estão constantemente desenvolvendo suas habilidades;

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Além dessas vantagens e ganhos para a empresa, é importante ressaltar que a proatividade é fundamental para o crescimento profissional e pessoal do colaborador.

Ele se torna uma pessoa mais motivada e pronta para enfrentar situações desafiadoras, que podem ser solucionadas com agilidade e foco. 

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Quais as características de uma pessoa com proatividade no trabalho?

Uma pessoa proativa, geralmente, carrega consigo outras características que a auxiliam a, de fato, ter proatividade no trabalho. 

Além das hard skills, que são as habilidades e capacidades técnicas de um profissional, ela apresenta também comportamentos e atitudes que reforçam ainda mais o conceito proativo no contexto do trabalho. Veja abaixo alguns exemplos:

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Não espera receber ordens

A primeira característica marcante de uma pessoa que tem proatividade no trabalho é que ela não espera ser demandada para executar tarefas, planejar ações e projetos e apresentar soluções.

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Existem vários exemplos práticos nesse contexto, mas um bem interessante diz respeito à capacidade de observação do profissional em perceber um problema que se passa em sua equipe.

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Seja uma falta de alinhamento interno ou alguma falha operacional, uma pessoa proativa analisa a situação e não espera que o chefe peça que ela encontre uma solução. Ela propõe uma saída e se mostra disponível para colocar em prática aquilo junto à equipe.

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Investe em si mesma

Um profissional proativo investe em conhecimento, técnicas e em desenvolvimento de suas habilidades. 

Busca sempre estudar e ler sobre sua área de atuação para atualizar seus conhecimentos e tornar-se um profissional cada dia melhor para si mesmo e para a empresa, sem que essa necessidade seja solicitada por um superior. 

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Tem pontualidade

A pontualidade é outra característica que vem muito associada à proatividade e à responsabilidade com a função que exerce dentro de uma empresa.

Um profissional proativo sabe a importância de cumprir prazos e até mesmo se antecipar, além de estar disponível para auxiliar seus colegas de trabalho, demanda que pode surgir a qualquer momento.

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Geralmente, são profissionais que realizam uma boa gestão do seu próprio banco de horas, de maneira que não fazem nem horas extras demais, além de evitarem o absenteísmo.

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Conhece e se interessa pela empresa

Não é preciso estudos para provar que uma pessoa passa a maior parte do seu tempo dentro da empresa ou trabalhando, mesmo que seja de maneira remota.

Por isso é importante ter conhecimento sobre o local de trabalho, seus números e sua importância no mercado, sua atuação perante os concorrentes, sua história e de seus fundadores, informações sobre a cultura organizacional, dentre outros.

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Assim, uma pessoa proativa busca se informar sobre a empresa em que atua, o que faz com que seu trabalho tenha ainda mais propósito.

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Fala apenas o necessário e age mais

Ter proatividade no trabalho não quer dizer que a pessoa deve dar sua opinião sobre todos os assuntos e o tempo todo. 

Na verdade, o ideal é que seja justamente o contrário: o profissional deve ser capaz de ser objetivo e sucinto, sempre oferecendo sua contribuição quando for acrescentar algo, o que o faz se destacar.

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5 Dicas para o RH desenvolver a proatividade no trabalho

Um dos importantes papéis da gestão de pessoas é ajudar a incentivar e desenvolver práticas, habilidades e comportamentos nos funcionários que sejam importantes para o negócio.

Para incentivar a proatividade no trabalho, o setor de RH possui um papel importante junto às demais áreas.

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Não apenas na difusão do conceito e sua importância para a empresa, mas na elaboração de projetos e programas que incentivem esse comportamento em todos os funcionários. Veja como o RH pode atuar nesse sentido:

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1. Incentive a participação dos colaboradores

A participação aqui pode ser em todos os projetos da empresa, desde festas institucionais até campanhas internas. 

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Quando a empresa reforça o quanto ela valoriza e faz questão de contar com os funcionários, mais interessados eles ficam em estar presentes em tudo.

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2. Ofereça cursos de capacitação e treinamentos

Uma das formas de incentivar a proatividade no trabalho é investir em cursos, capacitações, treinamento e desenvolvimento de pessoas, para que os funcionários sintam-se cada vez mais valorizados pela empresa e despertem o interesse por serem proativos nas atividades.

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Por exemplo, se uma determinada técnica de trabalho importante para o dia a dia da equipe não é dominada pelos integrantes, a empresa pode oferecer o curso para que todos ou aqueles que necessitam estejam aptos a executá-la.

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Esse movimento acaba despertando o interesse dos funcionários em mostrarem que podem colocar o que aprenderam em prática, por meio de resultados melhores e propostas de projetos.

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3. Valorize e premie as conquistas dos funcionários

Um funcionário que se sente valorizado por aquilo que faz e entrega à empresa tem mais chances de querer mostrar ainda mais resultados de forma proativa.

Para isso, a empresa pode investir em premiações, bônus em dinheiro, vouchers diversos, folgas, prêmios em viagens, além, é claro, de reconhecer publicamente essas conquistas, para que todos sintam-se incentivados a contribuir.

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4. Ajude os trabalhadores a conhecerem o seu perfil

Quando a pessoa certa é colocada na melhor função, de acordo com seu perfil, os resultados para a empresa e para ela mesma tendem a ser melhores.

Uma pessoa que tem autoconhecimento sobre seus pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos tem mais condições de evoluir dentro daquele cargo e até mesmo crescer dentro da empresa.

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Assim, o RH pode investir em metodologias que definam o perfil comportamental dos seus colaboradores, a fim de melhorar a percepção de cada um sobre sua atuação na empresa, o que favorece a proatividade no trabalho.

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5. Apresente sempre as conquistas e avanços da empresa

Valorizar as conquistas e o sucesso da empresa é uma forma de fortalecer a sua importância e a participação de cada um dos colaboradores.

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Ao entenderem a grandiosidade do negócio, como ele impacta a vida das pessoas e como tem crescido cada vez mais, os funcionários criam um senso de pertencimento e, assim, aumentam-se as chances de quererem crescer junto.

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Esse tipo de reconhecimento fortalece a percepção de employer branding, ou marca empregadora, e a proatividade no trabalho.

Foi possível entender a importância da proatividade no trabalho para as empresas e para os próprios funcionários? 

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Essa é uma característica que traz diferencial para o dia a dia da organização e ajuda a tornar o mercado mais competitivo, com profissionais aptos a proporem projetos inovadores e soluções a desafios que são comuns dentro das empresas!

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Fonte: https://www.feedz.com.br/blog/proatividade-no-trabalho/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site FEEDZ, cabendo a estes os direitos autorais.