O ouvido é uma região muito sensível do corpo e está exposto a diversos riscos no nosso dia a dia, seja no lazer ou nas tarefas profissionais. Porém, no ambiente de trabalho, existem limites de tolerância para evitar futuras complicações e ameaças à saúde do trabalhador. O ruído é o principal risco existente que ameaça a saúde da audição nos locais de trabalho. Respeitar as normas de segurança é essencial para a proteção auditiva eficaz para a prevenção dos riscos existentes!
.
Prevenir as doenças ocupacionais faz parte do dia a dia dos profissionais da segurança do trabalho. A avaliação dos riscos existentes e a atenuação dos ruídos é de extrema importância para escolher o equipamento de proteção auditiva ideal. A intensidade do ruído é medida em Decibéis – dB e os limites de tolerância é específico de cada local! Quando um ambiente de trabalho ultrapassa os limites de tolerância que a norma determina, é obrigação do empregador, fornecer o EPI adequado para aquela atividade. Lembrando que para ser considerado EPI deve conter o Certificado de Aprovação – CA.
.
Proteção auditiva: O uso do protetor auricular
O protetor auricular é utilizado em diversas situações onde o nível do ruído é maior que os limites de tolerância permitido, tendo atenuação de diferentes tipos de dB. Além disso, também protege o usuário contra ventos fortes, frio, chuva e também utilizados por músicos, atletas de esportes ou atividades aquáticas para garantir a proteção do canal auditivo contra diversos agentes ambientais. Para garantir a eficácia do EPI é preciso orientar o usuário e apresentar os motivos pelo qual ele deve utilizar o protetor auditivo. Assim, será possível a compreensão da prevenção dos riscos e a consciência da importância do uso do EPI.
.
Higienização
Para evitar contaminações, a higienização deve ser realizada com frequência e o usuário pode seguir algumas dicas que listamos abaixo:
- Utilizar o protetor auricular de acordo com as orientações do treinamento
- A higienização deve ser feita sempre após o uso
- A limpeza pode ser feita esfregando o protetor com as mãos em água corrente
- Não misture o equipamento com roupas sujas para evitar a contaminação.
- Guardar em local limpo e fechado, longe do sol.
Garantir a proteção auditiva dos trabalhadores corretamente irá proporcionar mais qualidade de vida, produtividade e segurança no trabalho. Além de prevenir as doenças ocupacionais e evitar possíveis ameaças à saúde dos colaboradores da empresa.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Proteger o trabalhador dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho, evitando ou atenuando a gravidade das possíveis lesões durante o trabalho., que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #maparisco #importancia #trabalho #CIPA
.
Fonte: https://www.prometalepis.com.br/blog/115-protetor-auricular-por-que-utilizar/