Este artigo oferece uma visão geral essencial para entender como proteger os trabalhadores dos riscos químicos no ambiente laboral.

.

Higiene Ocupacional em Alguns Conceitos Básicos

.

  1. “Todas as substâncias são venenos, não há nenhuma que não seja um veneno. A dose correta diferencia um veneno de um remédio” – Paracelso (1525).

.

  1. Toda substância é tóxica, isto é, capaz de produzir efeitos adversos sob determinadas condições de exposição. É possível matar pessoas ao administrar grandes volumes de água (especialmente se a pessoa sofrer de certas doenças) e altos níveis de oxigênio no ar podem causar cegueira em prematuros e danos pulmonares em adultos.

.

  1. A ocorrência de efeitos tóxicos depende da dosagem. Em geral altas doses/exposições durante longos períodos produzem uma maior variedade de efeitos tóxicos mais intensos do que baixas doses/exposições durante curtos períodos.

.

  1. Há geralmente um nível de exposição abaixo do qual os efeitos tóxicos não ocorrem. Uma dose de 10g de cafeína causa convulsões e vômito. A ingestão média de cafeína no Reino Unido (incluindo no chá) é de 315mg e muitas pessoas consomem ainda mais todos os dias de suas vidas sem ocorrência de efeitos adversos. A dose fatal de sal é provavelmente em torno de 250g, mas doses muito mais baixas causam vômito; a ingestão média de sal no Reino Unido é entre 8 e 11 g/dia. A UK Food Standards Agency recomenda uma ingestão máxima de 6g/dia, mas uma ingestão mínima de 0,5 g/dia é essencial para a vida.

.

  1. Diferentes formas de exposição a uma substância não necessariamente possuem os mesmos efeitos. A exposição a altas concentrações atmosféricas de vapor de cloreto de metileno deprime o sistema nervoso (narcose), causa arritmias cardíacas e danos no fígado e rins. Exposição mais prolongada permite o acúmulo de um de seus metabólitos – monóxido de carbono – no sangue, reduzindo a habilidade de transporte de oxigênio do sangue. A exposição prolongada produz câncer do fígado e pulmão em camundongos (mas não em ratos ou hamsters e provavelmente não no homem).

.

  1. Diferentes espécies podem reagir de forma diferente às substâncias. Dioxinas causam danos hepáticos e morte em cobaias, mas doença de pele (cloracne) em macacos e no homem. Arsênico produz câncer no homem, mas não em cobaias. Pequenas doses de atropina matam humanos, mas não coelhos.

.

  1. Diferentes indivíduos podem reagir de forma diferente às substâncias: Algumas pessoas que fumam desenvolvem câncer no pulmão; outras não. A penicilina é inofensiva para a maioria das pessoas, mas produz reações alérgicas graves em outras.

.

  1. Os efeitos tóxicos de uma substância dependem de:

▪ Sua forma física.

▪ Dose.

▪ Rota de entrada.

▪ Sua absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

.

Forma física Sólidos:  Quando moídos ou amassados, há a liberação de pó e este pode ser inalado, ingerido ou contaminar a pele
Líquidos: Podem ser engolidos ou contaminar a pele
Gases: Podem ser inalados ou contaminar a pele
Vapores: Podem ser inalados ou contaminar a pele
Fumaça: Podem ser inalados ou contaminar a pele
Névoas: Podem ser inalados ou contaminar a pele
Aerossóis: Podem ser inalados ou contaminar a pele

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

.

#SEGVIDA #saude #segurançadotrabalho #higieneocupacional #sst

.

FONTE: https://www.rsdata.com.br/quais-sao-os-conceitos-basicos-da-higiene-ocupacional/ –  Os textos deste post foram compartilhados do site RS DATA cabendo a estes os direitos autorais.

NOSSOS CONTATOS