A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes é um evento especial. Uma celebração à prevenção e a proteção à VIDA, à saúde e a integridade física de quem produz – sustentabilidade. Elaborada e implementada pelas CIPAs, onde existir, e pelo designado, onde não existir, é de caráter legal e obrigatório.
.
Comunitária, coletiva, ampliada, uma celebração à vida! Uma semana em que se intensificam ações educativas-preventivas, de reflexão não sobre o preço, mas sobre valores e princípios de sustentabilidade.
.
Trata-se reforçar valores, e princípios inegociáveis.
A SIPAT carrega esta carga de aprendizagem com trocas de experiência, tecnologia e conquistas compartilhadas com criatividade em diferentes abordagens. Uma vez por ano, uma semana especialmente dedicada à proteção dos trabalhadores, à prevenção de acidentes e a promoção da saúde. O Foco da SIPAT é o trabalhador como agente e paciente de transformações! Recomenda-se especial atenção para não permitir desviar o foco da celebração.
.
Segurança e saúde (tema da SIPAT) é o alicerce ou sustentáculo básico como necessidade do ser humano. Acontece de forma “instintiva” ou “racional”. Racionalizada, compreendida sustenta a evolução da sociedade de trabalho, da prosperidade dos negócios.Todos nós, de alguma forma a praticamos. A SIPAT estimula o desenvolvimento de “LIDERANÇAS” e de gestores melhor preparados para lidar com pessoas, gostar de pessoas…
.
Uma das ações mais reconhecidas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) ou designados (NR 5.4.13 https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-05-atualizada-2021-1-1.pdf) é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que visa a reflexão e o estímulo à consciência prevencionista – a vida é o maior patrimônio. Para isso, uma semana inteira de atividades diferenciadas focadas na aprendizagem e evolução de SST.
.
A SIPAT está prevista na lei, de acordo com a NR 5.3.1 da Portaria nº 3.214, letra i) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT, conforme programação definida pela CIPA.
.
Qual o papel da CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, na forma da Lei, tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.
Assim, a CIPA é uma comissão interna, não remunerada, voluntária e de expressiva contribuição para a redução de custos relativos ao infortúnio laboral, gerando benefícios diretos à todas as partes envolvidas.
.
Ninguém é capaz de “conscientizar” alguém!!! A consciência é visceral, consanguínea e brota de uma necessidade individual, sensorial, pelo convencimento do indivíduo. A sua maior “motivação” (motivos para a ação…) que estimula a mudança comportamental, resta consolidada pelo convencimento entre perdas & danos, ou seja, se movimenta, muda e evolui para evitar uma perda ou obter um ganho.
.
A SIPAT é uma ferramenta que possibilita esta estimulação. O pensamento estratégico, ponto futuro sob perspectivas econômica, financeira, processos, aprendizagem… Evolução, maturidade em Segurança e Saúde Ocupacional e consciência prevencionista – Mudança comportamental.
.
Objetivos Estratégicos da SIPAT
Estimular o comportamento seguro das pessoas (empregadores e trabalhadores) ante aos perigos e riscos ocupacionais;
Aceitar, Identificar e reconhecer os perigos – nenhuma atividade humana é isenta de perigos;
Demonstrar técnicas para avaliar e categorizar os Riscos Ocupacionais vinculados aos perigos;
Entender e compreender as razões sobre custos imensuráveis e irreparáveis; perfeitamente evitáveis;
.
Apresentar elementos de convicção e razões de convencimento para escolhas e decisões assertivas no campo da proteção e prevenção de perdas (humanas, materiais ou ambientais;
Compartilhar caminhos e soluções criativas para a gestão e o gerenciamento de riscos ocupacionais.
.
Duração e regras da SIPAT
Uma Semana de atividades contínuas realizada anualmente, durante o expediente normal da Organização de modo a alcançar toda a sociedade de trabalho. A retenção da informação (registros, provas) é requisito legal.
.
De forma criativa e estimulante organizar os conteúdos programáticos, prover recursos humanos, materiais e financeiros, metodologia, recursos didáticos pedagógicos necessários, formas de abordagens, garantia de participação dos trabalhadores, registros e aferição de desempenho é de responsabilidade da Organização com o aval da CIPA, onde houver.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? É fazer com que os trabalhadores tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício da função, fazer com que este processo contribua de forma relevante com o aumento da produtividade, maximização de resultados e sustentabilidade empresarial! Saber o que fazer, como fazer e crescer com equilíbrio e em um clima de maturidade e com maior assertividade em comportamento seguro e assim a evolução da cultura de segurança nas empresas!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
NOSSOS CONTATOS:
✅ WhatsApp: (31) 98979-6146
☎ Telefone: (31) 3817-4149 – Brasil
📧 E-mail: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #SIPAT #NR05 #CIPA #segurança #prevenção
.
Fonte: https://www.rsdata.com.br/qual-a-importancia-da-sipat-para-a-empresa/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site do RSDATA, cabendo a estes os direitos autorais.