fbpx

Qual deve vir primeiro, a empilhadeira ou a pessoa?

Os funcionários que precisam trabalhar próximos a veículos (como empilhadeiras) enfrentam vários riscos diários. Evitar danos, acidentes ou incidentes no local de trabalho é importante, e as empresas devem pensar em maneiras de evitar riscos ameaçadores para todos os funcionários.

.

É necessário criar um ambiente de trabalho responsável e seguro para todos os funcionários. Com isso em mente, a rotina de segurança nos locais de trabalho industriais é muito importante, especialmente quando envolve pedestres e empilhadeiras.

Mas quem é mais importante? Quem deve ter prioridade, o pedestre ou a empilhadeira? Como explicamos a prioridade para evitar acidentes?

.

O primeiro aspecto

Primeiramente devemos considerar que todas as zonas industriais devem fornecer áreas e passarelas designadas para pedestres e tráfego de veículos. Idealmente, estes devem ser separados com zonas criadas para estes fins, de modo a evitar a passagem de pedestres e veículos, reduzindo o risco. Se esses espaços forem disponibilizados, os pedestres devem usá-los para evitar áreas especificamente dedicadas a maquinário pesado.

.

No entanto, nem sempre é possível estabelecer essas áreas segregadas, que é quando os riscos aumentam e se tornam uma preocupação séria. Uma maneira simples de separar áreas de pedestres é introduzir uma passadeira ou um cruzamento com sinais. Isso alertará o motorista sobre quando o pedestre está entrando na zona compartilhada.

.

Visibilidade é a chave

Roupas de alta visibilidade, sons de alerta, passagens pintadas e cruzamentos permitirão que os pedestres fiquem visíveis para os motoristas de empilhadeira.

Grupos maiores, ao contrário da crença popular, não são mais visíveis; quanto maior o número de pessoas, mais espaço nas passarelas. É aconselhável andar em pequenos grupos separados de duas ou três pessoas para evitar situações perigosas ou riscos potenciais.

.

A maioria dos especialistas em prevenção de acidentes tende a dar prioridade a empilhadeiras e outras máquinas industriais quando compartilham travessias / passagens com pedestres, já que são mais limitados em visão e mobilidade. É muito mais fácil para um pedestre dar prioridade ao veículo, já que os veículos envolvidos na movimentação de grandes cargas em pequenas áreas fechadas podem ter tempos de reação mais longos.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma turma In Company deste importante treinamento. Nosso foco? Conscientizar e informar os colaboradores, de forma visual e didática, sobre os perigos existentes em cada local de trabalho, e realizar o desenvolvimento de uma capacitação ou reciclagem com ações educativas que auxiliem no controle dos riscos, o que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅ WhatsApp: (31) 98979-6146

☎ Telefone: (31) 3817-4149 – Brasil

📧 E-mail: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #NR11 #NR12 #SST #SSO #treinamento #operação #empilhadeira

.

Fonte: https://marpressbrasil.com.br/2018/05/28/qual-deve-vir-primeiro-a-empilhadeira-ou-a-pessoa/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site MARPRESS BRASIL cabendo a estes os direitos autorais.