fbpx

Qualidade: Conheça ferramentas para ir além do PDCA!

Todos sabemos que, entre as ferramentas da qualidade, o PDCA é o queridinho da maioria dos profissionais. Porém, também sabemos que quem define qual ferramenta deve ou não ser utilizada é o contexto da empresa e do processo analisado.

Por isso, resolvi escrever um post para falar de algumas ferramentas da qualidade quem nem todo mundo conhece. Ferramentas que, assim como o PDCA, podem ser utilizadas tanto para melhoria de processos como para resolver problemas pontuais. Da mesma forma, originalmente, foram criadas com objetivos empresariais, mas também podem ser aplicadas na vida pessoal.

MASP

Um pouco mais detalhado que o PDCA, o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) contém 8 etapas. São elas: Problema, Observação, Análise, Plano de ação, Ação, Verificação, Padronização e Conclusão.

O MASP é interessante pois fornece grande detalhamento do problema ou processo a ser analisado. Dessa forma, ajuda a tomar decisões mais precisas e a priorizar as atividades a serem executadas.

No blog, temos um artigo sobre o MASP, explicando melhor as fases e tudo mais. E também um outro mostrando que, na verdade, o MASP é uma espécie de aprofundamento do PDCA. É interessante conhecer melhor o método, pois utilizá-lo em conjunto com o PDCA vai maximizar muito a sua análise e melhorar a aplicação de ambos os métodos.

DMAIC

Bastante utilizado em projetos ou processos que envolvem a metodologia Seis Sigma, o DMAIC apresenta 5 passos bem definidos. São eles: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar.

O DMAIC tem maior foco nas etapas inicias do método, focando no planejamento. Também é marca registrada no método a utilização conjunta de ferramentas estatísticas. A quarta etapa, Melhorar, também contém uma estrutura interna bastante interessante, intensificando a etapa de execução e, com isso, dando maior foco a ela.

Também temos um artigo bastante completo sobre o DMAIC, descrevendo cada etapa e dando dicas sobre a utilização do método. Vale a pena conferir.

8D

Muito utilizado na indústria automobilística, o 8D é composto por 9 disciplinas específicas que permitem resolver problemas ou promover melhoria contínua. Elas disciplinas são os 8Ds ou as 8 disciplinas para resolução de problemas.

Um dos pontos fortes do método é o incentivo a cultura colaborativa e ao trabalho em equipe. Dessa forma, também contribui muito para envolver as pessoas. Mesmo por isso, o método é bastante abrangente, trabalhando aspectos que perpassam o antes, o durante e o depois do projeto ou processo.

O 8D é indicado, principalmente, para resolução de problemas complexos, que envolvem muitas pessoas e equipes. Isso acontece, pois, o método consegue sistematizar muitas visões/percepções diferentes e, assim, consolidar melhores soluções.

Temos um post bastante interessante no blog, explicando cada um dos Ds e falando sobre a metodologia de forma mais detalhada. Vale a pena ler!

Por que estudar mais de uma ferramenta da qualidade?

O intuito aqui não é excluir o PDCA, pelo contrário! Temos, inclusive, um ótimo Qualicast sobre PDCA e recomendamos muito a ferramenta. O interessante de conhecer e saber mais sobre cada uma dessas metodologias é ter um repertório maior para cada contexto que sua empresa enfrenta.

Na tratativa de não conformidades, por exemplo, utilizar um único método para todas as NCs pode tornar seu processo lento e complexo. Do contrário, tratar cada tipo de NC com um método diferente pode melhorar muito o seu processo.

SEGVIDA: TRANSFORMAR REALIDADES E MATERIALIZAR SOLUÇÕES ! Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA – SAÚDE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE pelo site: www.segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – MG.

Fonte: https://blogdaqualidade.com.br