Existe uma dificuldade em entender o que é qualidade e como ela deveria ser vista. Por isso, hoje, vou falar da forma como a vejo e como encaro os problemas que enfrentamos. Fica uma promessa minha aqui para “expandirmos” esse papo no futuro falando dos gurus e como eles veem isso.
.
Outro dia eu estava fazendo uma palestra e, logo depois que terminei, veio a famosa “seção de perguntas”. E um questionamento me trouxe até aqui para escrever esse artigo.
.
A pergunta foi:
– Já tiveram alguma situação em que a empresa precisou “piorar” a qualidade do produto ou serviço para competir em seu mercado alvo? Agora pergunto para você, qual o problema dessa pergunta? O problema é que existe um erro lógico nessa sentença, ela é impossível de acontecer.
.
O entendimento errado
Em algum momento nós “estragamos” a palavra qualidade, como fazemos com muitas palavras, como sustentabilidade, propósito, produtividade. Essas coisas, passam “de modo geral” a significar coisas que elas não são. Essa pergunta surgiu porque a pessoa quis questionar se, para atender o mercado alvo, os produtos e serviços devem ter características para o perfil que a empresa quer atender. Ou seja, você não diminui a qualidade, você modifica algumas características para cumprir requisitos.
.
Adequação ao uso
Diminuir “qualidade” nesse sentido é mudar as características do produto. E isso é normal, e não deve diminuir em nada a qualidade. Vamos pensar em um liga de metal: se você entrega uma barra de metal que no ensaio resiste 1000 kg, mas ela é usada para sustentação de 30kg, muito provavelmente você está desperdiçando.
.
A qualidade deve sempre estar adequada ao uso pretendido do produto ou serviço. Não quer dizer que você não possa “entregar mais”, mas isso deve ser percebido, o que nos leva ao próximo ponto.
.
Geração de valor
A qualidade precisa ser percebida. Se você entrega algo que o cliente não valoriza, desculpe, isso é burrice, não qualidade. A qualidade não diz respeito a quantos atributos o cliente recebe, e sim, ao valor que ele dá para essa entrega.
.
Se você está tendo que “diminuir a qualidade (leia-se atributos)”, então, o cliente não valoriza isso, não paga por isso. Faz todo sentido, diminuir as características.
.
Agora, se isso é importante, o cliente valoriza, então ele vai pagar, mas você deve gerar valor para ele. Agora, o que vejo são muitas empresas fazendo as coisas que “elas julgam” como entregar qualidade, quando, na verdade, estão realizando seus caprichos e isso nos conecta com o último ponto que quero trazer.
.
Qualidade para quem
A qualidade, assim como o propósito da organização, tem seu foco: o cliente, a pessoa que vai ser agraciada com um produto ou serviço excepcional e vai pagar feliz pelo o que você está entregando.
.
É comum nós (eu me incluo nisso) acreditarmos que sabemos o que é “o melhor” ou que “deve ter” no produto ou serviço, mas a verdade é que os requisitos vêm do cliente e ele deve validar sua proposta de valor.
.
Ah, vale sempre lembrar que são requisitos explícitos – que ele disse – e os implícitos – que ele espera, mas não te contou.
.
Sim, é difícil, mas é esse o trabalho da qualidade.
.
Arrematando com um exemplo
Ficou claro agora porque a frase não faz sentido? Veja, vamos a um exemplo. Precisamos de um bom carro, da qualidade certa, o que tem mais qualidade: Uma Ferrari ou um carro 1.0 popular?
.
Imagine, a Ferrari é linda, rápida, cheia de botões, um design incrível e um motor potente. Mas antes de responder, você deve se perguntar: Esse carro é para quem? O que gera valor? É proposto para que uso?
.
Se a resposta for para uma empresa, que preza pela economia de manutenção e cujos funcionários precisam andar bem em estradas esburacadas que temos por aqui, a Ferrari é a pior escolha.
Agora, se for um carro para você que tem um rendimento mensal de R$ 120mil e é solteiro, fique com a Ferrari.
.
A qualidade foi e ainda é entendida errada por muita gente, por isso, para colocar sua empresa em um ponto que o resultado venha e a qualidade seja vivida, é preciso ressignificar internamente o que qualidade quer dizer.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? IMPLEMENTAR FERRAMENTAS que atuarão nas equipes e processos que afetem diretamente o grau de satisfação dos requisitos: seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade, fazer com que este processo contribua de forma relevante com o aumento da produtividade, maximização de resultados e sustentabilidade empresarial! Saber o que fazer, como fazer e crescer com equilíbrio e em um ambiente seguro e saudável!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #qualidade #valor #cliente #produtividade #falconi #qualidadetotal #satisfaçãocliente #iso9001
.
Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-qualidade-e-como-deve-ser-vista/