O Relatório Analítico do PCMSO NR 7 está integrado às medidas preventivas de saúde da empresa. Trata-se de um resumo das condições gerais de saúde dos trabalhadores expostos, ou não, a riscos ambientais.
.
Dentro deste relatório, é obrigado ao médico coordenador do PCMSO NR 7, informar o setor, o número de exames cujos trabalhadores daquele setor foram submetidos, o resultado dos exames que mantiveram anormais, o cálculo do número de resultados anormais vezes cem, divididos pelo número anual de exames e por fim, qual o número de exames para o ano seguinte.
.
Veja, em nenhum momento houve a quebra de sigilo médico ao divulgar o número de resultados anormais que foram obtidos naquele determinado setor. Estas informações são necessárias para que o departamento de segurança e medicina do trabalho tenham ciência da integridade dos trabalhadores.
.
Verificando que 5%, ou mais, mantiveram alterações nos exames médicos daquele setor, encaminhamos ao departamento técnico para averiguar as medidas protetivas de saúde e segurança do trabalho.
.
Nesta ocasião, todos os funcionários daquele setor serão avaliados a fim de verificar o motivo da anomalia. Através da antecipação do risco, e diagnóstico precoce de doenças ocupacionais, o médico do trabalho promove a realização de novos exames médicos e conferência dos resultados. Persistindo os resultados obtidos, sugerimos medidas corretivas para que a empresa possa estancar o agravamento de possíveis doenças ocupacionais, e em casos raros emitimos a CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho.
.
O Relatório Analítico do PCMSO NR 7 é um importante documento que deve ser analisado todos os anos pelo médico do trabalho em conjunto com os gestores da empresa, por isso, caso o assunto Relatório Analítico do PCMSO NR 7 seja novo para sua empresa, é o momento de repensar seu assessoramento.
.
O que é o Relatório Analítico do PCMSO?
Relatório analítico do PCMSO é um documento emitido pelo médico do trabalho que demonstra a quantidade de exames realizados e a quantidade de exames alterados dentro de uma empresa
.
O que é PCMSO de uma empresa?
PCMSO é o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. É um documento obrigatório por lei que as empresas que expõem os trabalhadores a riscos ocupacionais devem elaborar anualmente. Esta documentação é emitida pelo médico do trabalho e contempla os diagnósticos necessários para verificar, precocemente, de doenças relacionadas ao trabalho
.
O PCMSO NR 7 é obrigatório?
Sim. O PCMSO deve ser renovado anualmente
.
Quais empresas estão dispensadas do Relatório Analítico do PCMSO?
ME e EPP estão dispensadas da elaboração do PCMSO, todavia, se constatado que os trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais que podem interferir em sua saúde e integridade física, esta documentação será obrigatória.
.
Por que fazer o Relatório Analítico do PCMSO?
O relatório analítico do PCMSO além de ser uma exigência legal, cuja a empresa obrigatoriamente deve apresentar anualmente em paralelo ao PCMSO, é um documento que aponta possíveis evoluções de doenças ocupacionais em atividades, setor, função ou até mesmo em um grupo da empresa. Desta forma, a instituição pode antecipar as medidas de prevenção e controle das doenças ocupacionais e seu estabelecimento.
.
O que tem que constar no PCMSO NR 7?
No PCMSO deve constar as medidas que a empresa deverá adotar para promover o diagnóstico precoce de doenças ocupacionais, assim como, deve constar cronograma de ação para manutenção da saúde dos Trabalhadores em seu estabelecimento.
.
Como fazer o PCMSO NR 7?
O PCMSO deve ser elaborado por um médico do trabalho, e preferencialmente com apoio de uma clínica de Medicina do Trabalho. Essa documentação deve ser elaborada com auxílio de sistemas que monitoram a evolução de uma eventual depreciação na saúde dos Trabalhadores.
.
O que mudou na nova NR 07?
As principais alterações que ocorreram na norma regulamentadora nº 7 foi em relação a criação de 5 anexos são eles:
• ANEXO I – Monitoração da exposição ocupacional a agentes químicos
• ANEXO II – Controle médico ocupacional da exposição a níveis de pressão sonora elevados
• ANEXO III – Controle radiológico e espirométrico da exposição a agentes químicos
• ANEXO IV – Controle médico ocupacional de exposição a condições hiperbáricas
• ANEXO V – Controle médico ocupacional da exposição a substâncias químicas cancerígenas e a radiações ionizantes
.
O que deve constar no Relatório Analítico do PCMSO?
O relatório analítico do PCMSO deve constar as seguintes informações:
• O número de exames clínicos realizados;
• O número e tipos de exames complementares realizados;
• Estatística de resultados anormais dos exames complementares, categorizados por tipo do exame e por unidade operacional, setor ou função;
• Incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade operacional, setor ou função;
• Informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas nas cat, emitidas pela organização, referentes a seus empregados;
• Análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados.
.
Como se faz o relatório analítico do PCMSO?
O relatório analítico do PCMSO será elaborado com o auxílio de sistemas que avaliam todos os monitoramentos biológicos realizados pelos trabalhadores durante o pacto laboral. Avaliando que houveram alterações na saúde que possam interferir ou sugestionar, medidas de acompanhamento de Segurança e Saúde do Trabalho são iniciadas.
.
Como preencher o relatório analítico do PCMSO?
O relatório analítico do PCMSO é preenchido através da utilização de sistemas que avaliam os resultados dos monitoramentos biológicos realizados nos trabalhadores durante o pacto laboral. Identificando que houveram alterações superiores a 5%, é iniciado um processo de investigação para analisar a ocorrência, onde são envolvidos especialistas da área médica, departamento de saúde e segurança do trabalho e a gerência da empresa.
.
Como deve constar no PCMSO o relatório analítico?
Preferencialmente o relatório analítico do PCMSO deve ser apresentado em forma de planilha, onde fica mais fácil a visualização e a análise por parte dos auditores fiscais do trabalho, e demais interessados na empresa.
.
O que fazer se o resultado do relatório analítico do PCMSO NR 7 for ruim?
Quando se identifica que houveram alterações significativas na saúde de um indivíduo, ou de um grupo de trabalhadores, os diagnósticos médicos são repetidos dentro do intervalo de 3 meses. Persistindo as alterações, os trabalhadores retornam ao médico do trabalho para direcionamento à especialistas, a fim de verificar a causa base das alterações biológicas. Concomitantemente a este processo, o departamento de segurança do trabalho é acionado para verificar se os trabalhadores estão expostos a níveis ou concentrações acima dos limites de tolerância sem a adoção de medidas de saúde e segurança do trabalho indicadas no gerenciamento de riscos ocupacionais.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Com parceiros competentes e proficientes, levamos as empresas um processo de avaliação em que o trabalhador estará apto ou inapto para exercer uma determinada função em seu trabalho com assertividade. É um documento de extrema importância, já que com ele é capaz de atestar a aptidão do trabalhador a exercer sua função evitando assim qualquer tipo de risco à sua saúde e promovendo seu bem-estar, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #NR07 #PCMSO #ASO #saude
.
Fonte: https://www.clinimerces.com.br/servicos/6/seguranca-do-trabalho/21/nr-07:-programa-de-controle-medico-de-saude-ocupacional/56/relatorio-analitico-do-pcmso-nr-7%208 – Os textos deste post foram compartilhados do Site CLINIMERCES cabendo a estes os direitos autorais.