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RELATÓRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO: PARA QUE SERVE E COMO ELABORAR?

A segurança é uma prioridade constante nos locais de trabalho. Mas, geralmente, é mais crucial nas indústrias, como construção civil, petroquímicas, farmacêuticas, mineração, entre outros. Por isso, todos os segmentos devem ficar atentos para desenvolver o relatório de segurança do trabalho.

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Afinal, as atividades, os equipamentos e os locais onde o trabalho é realizado nas indústrias são inerentemente perigosos. Então, para manter altos padrões de segurança, é fundamental para a proteção das empresas e dos colaboradores a elaboração desse documento.

No entanto, de que forma esses relatórios irão realmente manter a proteção de colaboradores e garantir a continuidade do negócio? 

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O que é o relatório de segurança do trabalho?

Os relatórios de segurança são o mecanismo para registrar o que está acontecendo no local de trabalho. Assim, as equipes de segurança, engenheiros de processo e área de gestão podem entender o andamento das operações e tomar decisões sobre como e o que melhorar.

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Basicamente, esses documentos são usados principalmente para “relatar” incidentes, quase acidentes e os riscos existentes. Mas a intenção geral dos relatórios é alimentar um ciclo de feedback positivo, permitindo à empresa:

  • Descobrir o que deu ou está errado; 
  • Analisar o que deu errado;
  • Em seguida, ajustar seus processos, equipamentos e outros para melhorar continuamente sua gestão de segurança.

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Muito do conteúdo do documento dependerá de cada empresa e da finalidade específica proposta. Porém, existem algumas métricas gerais de segurança que todo relatório de segurança do trabalho deveria incluir.

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Quais as principais métricas de segurança?

Essas métricas ajudam a garantir que você está rastreando os objetivos certos em seu departamento e causando um impacto perceptível no programa de saúde e segurança de sua organização. 

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Dê uma olhada nos cinco principais indicadores de desempenho que escolhemos para incluir em seus relatórios de segurança.

  • Incidentes de segurança 

Os incidentes de segurança são a base da maioria dos relatórios de segurança. Eles fornecem um lembrete de possíveis riscos. Relatá-los fornece uma maneira de monitorar problemas em potencial e as causas raízes à medida que ocorrem novamente. 

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A documentação desses problemas e causas básicas aumenta a probabilidade de que falhas repetidas sejam detectadas e corrigidas antes de se transformarem em incidentes mais sérios. 

O relatório de incidentes fornece uma maneira de incentivar a participação dos funcionários na melhoria, seja sobre segurança, qualidade, ou meio ambiente. Todos perceberão que suas preocupações são tratadas com seriedade e atendidas pela organização. No final, a cultura de melhoria pode ser criada com a comunicação bidirecional e todos fazendo parte dela.

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  • Quase acidentes 

Relatar quase acidentes pode ajudar a descobrir riscos de segurança adicionais que podem se tornar problemáticos. Também é importante perceber como um problema específico foi evitado para aumentar a conscientização sobre a segurança do problema e ajudar outros a evitá-lo no futuro.

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  • Auditorias e inspeções 

Auditorias e inspeções são comuns em qualquer área de saúde e segurança. Algumas são exigidas por órgãos de governo, enquanto outras são estritamente para fins internos. 

Em ambos os casos, documentar o número de auditorias e inspeções e medi-las em relação a outros fatores relacionados à segurança pode dar a você uma melhor compreensão da eficácia dessas ações.

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  • Treinamento de segurança 

Rastrear a conclusão do treinamento de segurança dos funcionários é uma das partes mais essenciais do relatório de segurança do trabalho. Saber quais membros da equipe têm certificados de qualificação atualizados e quais estão prestes a expirar pode ajudar os gerentes a adotar uma abordagem proativa na melhoria da segurança e conformidade no local de trabalho. 

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O treinamento, em todos os níveis, desde os colaboradores até a liderança da empresa, é fundamental para criar uma organização de trabalho segura. Focar no controle desse valioso componente mostra seu compromisso em manter um local de trabalho protegido e pode ajudar a inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

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  • Engajamento do colaborador 

Trabalhadores engajados são trabalhadores seguros e produtivos. Quanto mais você puder envolvê-los na segurança do local de trabalho, maior será a probabilidade de eles seguirem as regras e incentivarem os outros a fazerem o mesmo. 

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O envolvimento do trabalhador assume várias formas, desde a participação em treinamentos e conversas de segurança até o relato de incidentes e quase acidentes até a realização de inspeções oportunas e a colaboração com sugestões ou feedbacks. 

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Criar uma forma única de documentar o engajamento pode ajudá-lo a identificar melhor os trabalhadores que estão ativamente envolvidos na cultura de segurança. Idealmente, todos devem estar neste radar, mas saber com certeza quem está engajado pode ajudá-lo a identificar aqueles em maior risco do que outros.

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  • Outras métricas

Verdade seja dita, há muitas coisas diferentes que você pode rastrear e medir em um programa de saúde e segurança. Escolhemos esses cinco porque podem ser aplicados a quase todos os setores ou empresas.

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É claro que você pode encontrar outras métricas importantes a serem incluídas, mas as cinco acima fornecerão percepções baseadas em dados para ajudá-lo na tomada das ações para melhorias e avanços.

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O que deve constar no relatório de segurança do trabalho?

Como mencionado anteriormente, o mecanismo para documentar problemas de segurança é o relatório de segurança do trabalho. E, para que o documento funcione, ele deve ser formatado corretamente. 

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Desse modo, o relatório de segurança deve ser bem organizado, objetivo e de fácil entendimento.

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Um relatório de segurança de inspeção de área, por exemplo, deve conter as seguintes informações:

  • Cabeçalho – Aqui deve constar a data, nome ou logo da empresa, nome e localização do local avaliado.
  • Irregularidades encontradas: Descreve as não conformidades encontradas, isto é, os problemas e as irregularidades encontradas. Importante também citar o acompanhamento de profissionais específicos da área. 
  • Justificativa legal – Mostra, de acordo com o texto das normas legais, a justificativa para a não conformidade apontada.
  • Medidas corretivas propostas – Indica as medidas de correção propostas, com detalhamento suficiente para um melhor entendimento.
  • Anexos – É aqui que iremos usar de planilhas, tabelas, imagens, fotos etc. A intenção dos anexos é ilustrar aquilo que relatamos anteriormente no corpo do documento e é essencial para a credibilidade.
  • Nome do responsável que elaborou documento – Importante para que seja possível detalhamento futuro e prova de levantamento da situação.
  • Nome do representante da empresa – Pode ser o gerente, o diretor, o proprietário da empresa etc. Importante para ficar claro que a alta administração tem conhecimento da situação encontrada e das ações a serem tomadas. 

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Dependendo do tipo de relatório de segurança elaborado, outros itens poderão ser acrescentados, de forma a se alcançar uma melhor compreensão do objetivo final do relatório. 

Após a adoção das medidas de correção implantadas, é válido fazer uma atualização do relatório, em que deve constar as soluções das não conformidades levantadas, para encerramento desse processo. 

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Fonte: https://www.chemicalrisk.com.br/relatorio-de-seguranca-do-trabalho/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site CHEMICAL RISK cabendo a estes os direitos autorais.